RESUMO DE TCC: MANDACARÚ: UMA NOVA PROPOSTA DE DESIGN BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarkis Teixeira Bergo, Lucas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bittencourt Soutinho, Luiza, Maynardes, Ana Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/4606
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246603
Resumo: Este trabalho relata o processo de criação de uma empresa de joalheria, bem como o desenvolvimento de uma coleção de joias piloto. A empresa, assim como os produtos dela, têm como objetivo gerar uma mudança cultural na forma como se produzem e consomem joias a partir de estudos realizados a respeito dos efeitos socioambientais negativos provocados pelo garimpo. Para tanto, traz em sua essência três pontos fundamentais: sustentabilidade, reflexão, gambiarra. A criação da empresa se deu a partir do uso da metodologia Design Thinking alinhada a determinadas ferramentas de branding, além dos ideais do design ativista. Já a coleção de joias foi realizada com a metodologia Modelo de Percepção-em-ação. Enfatiza-se que tanto os ideais da empresa quanto a coleção de joias obtiveram resultados positivos com o público. Sendo assim, a empresa se mostrou promissora, mesmo que ainda existam etapas para tirá-la do papel.
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