INTERNACIONALIZAÇÃO E MOBILIDADE ACADÊMICA: PRINCÍPIOS E AÇÕES PARA O SUCESSO DE UMA PARCERIA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, ANTONIO MAURÍCIO CASTANHEIRA DAS
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: NORTE, ANGELA LOPES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36937
Resumo: Este estudo almejou responder a algumas perguntas que permeiam o processo de intercâmbio na sua vertente comportamental. As considerações e o caso aqui relatado tiveram como base algumas indagações: Qual o perfil do estudante a ser selecionado para o intercâmbio? Que competências interculturais devem ser adquiridas para minimizar o choque cultural? O que deve ser estabelecido a priori entre as partes? O que torna uma parceria de intercâmbio efetiva? Buscou-se estabelecer as medidas para o sucesso de um projeto de intercâmbio acadêmico, definindo-o com clareza, estabelecendo as responsabilidades das instituições parceiras, havendo o cuidado de registrá-las nas duas línguas oficiais dos países participantes. Apresenta-se como conclusão que as competências geram eficácia (fazer o que é certo para ter bom resultado), eficiência (fazer certo o que tem que ser feito) e efetividade (fazer algo certo e com qualidade). Porém, mais que efetivo, um projeto de intercâmbio e de mobilidade tem que ser efervescente, tem que ser envolvido pela agitação contagiante do espírito. Efetividade com efervescência pede profissionais que lancem mão de seus estudos e suas práticas de forma a colaborar com o processo a cada momento específico, e atentos às novas possibilidades que possam acontecer.
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