DESAFIOS DO COORDENADOR NA GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA E PRIVADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181074 |
Resumo: | Embora a figura do coordenador existisse desde a década de 1960 no ensino superior brasileiro, foi somente a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, a Lei 9.394/96, que o coordenador de curso assumiu um papel fundamental na gestão dos cursos de graduação das instituições de ensino superior (IES) brasileiras. Além da referida lei, outro fator que ressignificou o papel do coordenador de cursos foi a implementação das políticas públicas de avaliação do ensino superior, a partir de meados da década de 1990 e as transformações que levaram a uma diversificação e diferenciação da educação superior no Brasil, configurando a existência de uma reestruturação com viés neoliberal. A partir de pesquisa bibliográfica, análise documental e observação participante, nosso trabalho discute o papel, o perfil e os desafios do coordenador de curso como gestor acadêmico, identificando modelos de gestão em uma universidade pública e em uma universidade privada. O presente trabalho se propõe a discutir esse dois modelos, trazendo os dilemas e desafios do coordenador-gestor que ainda não tem a devida valorização como figura imprescindível para a qualidade dos cursos de graduação. |
id |
UFSC_1885135dac23276dcc03f2aa4bb0c77d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181074 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DESAFIOS DO COORDENADOR NA GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA E PRIVADACoordenador de CursoGestão de Curso de GraduaçãoModelos de GestãoEmbora a figura do coordenador existisse desde a década de 1960 no ensino superior brasileiro, foi somente a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, a Lei 9.394/96, que o coordenador de curso assumiu um papel fundamental na gestão dos cursos de graduação das instituições de ensino superior (IES) brasileiras. Além da referida lei, outro fator que ressignificou o papel do coordenador de cursos foi a implementação das políticas públicas de avaliação do ensino superior, a partir de meados da década de 1990 e as transformações que levaram a uma diversificação e diferenciação da educação superior no Brasil, configurando a existência de uma reestruturação com viés neoliberal. A partir de pesquisa bibliográfica, análise documental e observação participante, nosso trabalho discute o papel, o perfil e os desafios do coordenador de curso como gestor acadêmico, identificando modelos de gestão em uma universidade pública e em uma universidade privada. O presente trabalho se propõe a discutir esse dois modelos, trazendo os dilemas e desafios do coordenador-gestor que ainda não tem a devida valorização como figura imprescindível para a qualidade dos cursos de graduação.2017-11-17T17:54:29Z2017-11-17T17:54:29Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181074ARAGÃO, JOSÉ EUZÉBIO DE OLIVEIRA SOUZAZUCCOLOTTO, PAULO ANTONIO DA GRAÇA LIMABOVÉRIO, MARIA APARECIDAPEREIRA, VANESSA TERRAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T17:54:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181074Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:54:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS DO COORDENADOR NA GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA E PRIVADA |
title |
DESAFIOS DO COORDENADOR NA GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA E PRIVADA |
spellingShingle |
DESAFIOS DO COORDENADOR NA GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA E PRIVADA ARAGÃO, JOSÉ EUZÉBIO DE OLIVEIRA SOUZA Coordenador de Curso Gestão de Curso de Graduação Modelos de Gestão |
title_short |
DESAFIOS DO COORDENADOR NA GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA E PRIVADA |
title_full |
DESAFIOS DO COORDENADOR NA GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA E PRIVADA |
title_fullStr |
DESAFIOS DO COORDENADOR NA GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA E PRIVADA |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS DO COORDENADOR NA GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA E PRIVADA |
title_sort |
DESAFIOS DO COORDENADOR NA GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA E PRIVADA |
author |
ARAGÃO, JOSÉ EUZÉBIO DE OLIVEIRA SOUZA |
author_facet |
ARAGÃO, JOSÉ EUZÉBIO DE OLIVEIRA SOUZA ZUCCOLOTTO, PAULO ANTONIO DA GRAÇA LIMA BOVÉRIO, MARIA APARECIDA PEREIRA, VANESSA TERRA |
author_role |
author |
author2 |
ZUCCOLOTTO, PAULO ANTONIO DA GRAÇA LIMA BOVÉRIO, MARIA APARECIDA PEREIRA, VANESSA TERRA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAGÃO, JOSÉ EUZÉBIO DE OLIVEIRA SOUZA ZUCCOLOTTO, PAULO ANTONIO DA GRAÇA LIMA BOVÉRIO, MARIA APARECIDA PEREIRA, VANESSA TERRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador de Curso Gestão de Curso de Graduação Modelos de Gestão |
topic |
Coordenador de Curso Gestão de Curso de Graduação Modelos de Gestão |
description |
Embora a figura do coordenador existisse desde a década de 1960 no ensino superior brasileiro, foi somente a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, a Lei 9.394/96, que o coordenador de curso assumiu um papel fundamental na gestão dos cursos de graduação das instituições de ensino superior (IES) brasileiras. Além da referida lei, outro fator que ressignificou o papel do coordenador de cursos foi a implementação das políticas públicas de avaliação do ensino superior, a partir de meados da década de 1990 e as transformações que levaram a uma diversificação e diferenciação da educação superior no Brasil, configurando a existência de uma reestruturação com viés neoliberal. A partir de pesquisa bibliográfica, análise documental e observação participante, nosso trabalho discute o papel, o perfil e os desafios do coordenador de curso como gestor acadêmico, identificando modelos de gestão em uma universidade pública e em uma universidade privada. O presente trabalho se propõe a discutir esse dois modelos, trazendo os dilemas e desafios do coordenador-gestor que ainda não tem a devida valorização como figura imprescindível para a qualidade dos cursos de graduação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T17:54:29Z 2017-11-17T17:54:29Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181074 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823043469577289728 |