UMA VISÃO DO FUTURO: PREVISÃO DE EVASÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS: O CASO DO CURSO DE ZOOTECNIA
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135910 |
Resumo: | Este artigo tem como tema a evasão existente na graduação de uma Instituição pública de ensino superior. O objetivo é a previsão da evasão em cursos de graduação presenciais com a finalidade de visualizar perspectivas que permitam uma ação efetiva de intervenção, mitigando o processo da evasão. A pesquisa desenvolvida utiliza vários métodos computacionais de previsão, partindo de informações sobre os alunos e seus desempenhos acadêmicos e aplicando técnicas de mineração de dados para a previsão. Os resultados demonstram que a abordagem proposta é factível e eficiente. Os experimentos alcançaram uma acurácia de 98% na previsão, e mais de 70% de sucesso na previsão de alunos que abandonaram o curso. A intuição por trás da abordagem, além de prever possíveis evasões, é minimizar a lista de potenciais evasões e monitorar os alunos para identificar as possíveis causas da evasão. |
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