DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nbundé, Davi Saba
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175414
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_18a1dfd7fa29925a697a500e7b67df0c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175414
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015DST/AIDSSaúde HumanaLivros Didáticos de BiologiaEnsino MédioHuman HealthSTD/AIDSDidatic BooksHigh SchoolTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar qual perspectiva de saúde está mais presente nas abordagens das DTS/AIDS nos livros didáticos (LD) de Biologia para o ensino médio (EM), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Visou também analisar se esta perspectiva está em concordância com o conceito de saúde vigente no país. O processo de análise se deu em dois momentos diferentes, mas complementares: num primeiro momento, foram analisados todos os LD de Biologia para o EM aprovados pelo PNLD 2015, num total de nove LD e, no segundo momento, foram analisados três dos nove LD selecionados para análise final. Foi possível identificar que a perspectiva biomédica está mais presente nas abordagens das temáticas das DST/AIDS. Apesar dos autores/as dos LD analisados reconhecerem a existências de outras perspectivas possíveis para abordar estes assuntos, optaram pela perspectiva biomédica. Também foi possível observar que o conceito de saúde mais presente nas abordagens das temáticas da área não está em concordância com o conceito de saúde vigente no país, definido na VIII Conferência Nacional de Saúde Brasil.This work aims to identify and analyze which health perspective is most present in the approaches of STD/AIDS in LD of Biology to EM approved by the PNLD 2015 and, if this perspective is in agreement with the health concept in use in the country. The analysis process took place in two differents, but complementary moments: in the first moment all LD of Biology to EM approved by PNLD 2015 were analyzed, in a total of nine LD, and in the second moment three of the nine selected LD to final analysis were analyzed. It was possible to identify that the most present perspective in the STD/AIDS approaches, is the biomedical perspective. Although the authors of the LD analyzed recognize the existence of other possible perspectives to approach these issues, they opt for the biomedical perspective. It was also possible to observe that the most present health concept in the approaches of health topics is not in agreement with the health concept in use in the country, defined in the VIII National Health Conference.Jinkings, Nise M. T.Universidade Federal de Santa CatarinaNbundé, Davi Saba2017-05-05T13:53:57Z2017-05-05T13:53:57Z2017-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175414porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T21:02:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175414Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-30T21:02:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015
title DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015
spellingShingle DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015
Nbundé, Davi Saba
DST/AIDS
Saúde Humana
Livros Didáticos de Biologia
Ensino Médio
Human Health
STD/AIDS
Didatic Books
High School
title_short DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015
title_full DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015
title_fullStr DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015
title_full_unstemmed DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015
title_sort DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015
author Nbundé, Davi Saba
author_facet Nbundé, Davi Saba
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jinkings, Nise M. T.
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nbundé, Davi Saba
dc.subject.por.fl_str_mv DST/AIDS
Saúde Humana
Livros Didáticos de Biologia
Ensino Médio
Human Health
STD/AIDS
Didatic Books
High School
topic DST/AIDS
Saúde Humana
Livros Didáticos de Biologia
Ensino Médio
Human Health
STD/AIDS
Didatic Books
High School
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-05T13:53:57Z
2017-05-05T13:53:57Z
2017-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175414
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651913129885696