DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175414 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
id |
UFSC_18a1dfd7fa29925a697a500e7b67df0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175414 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015DST/AIDSSaúde HumanaLivros Didáticos de BiologiaEnsino MédioHuman HealthSTD/AIDSDidatic BooksHigh SchoolTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar qual perspectiva de saúde está mais presente nas abordagens das DTS/AIDS nos livros didáticos (LD) de Biologia para o ensino médio (EM), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Visou também analisar se esta perspectiva está em concordância com o conceito de saúde vigente no país. O processo de análise se deu em dois momentos diferentes, mas complementares: num primeiro momento, foram analisados todos os LD de Biologia para o EM aprovados pelo PNLD 2015, num total de nove LD e, no segundo momento, foram analisados três dos nove LD selecionados para análise final. Foi possível identificar que a perspectiva biomédica está mais presente nas abordagens das temáticas das DST/AIDS. Apesar dos autores/as dos LD analisados reconhecerem a existências de outras perspectivas possíveis para abordar estes assuntos, optaram pela perspectiva biomédica. Também foi possível observar que o conceito de saúde mais presente nas abordagens das temáticas da área não está em concordância com o conceito de saúde vigente no país, definido na VIII Conferência Nacional de Saúde Brasil.This work aims to identify and analyze which health perspective is most present in the approaches of STD/AIDS in LD of Biology to EM approved by the PNLD 2015 and, if this perspective is in agreement with the health concept in use in the country. The analysis process took place in two differents, but complementary moments: in the first moment all LD of Biology to EM approved by PNLD 2015 were analyzed, in a total of nine LD, and in the second moment three of the nine selected LD to final analysis were analyzed. It was possible to identify that the most present perspective in the STD/AIDS approaches, is the biomedical perspective. Although the authors of the LD analyzed recognize the existence of other possible perspectives to approach these issues, they opt for the biomedical perspective. It was also possible to observe that the most present health concept in the approaches of health topics is not in agreement with the health concept in use in the country, defined in the VIII National Health Conference.Jinkings, Nise M. T.Universidade Federal de Santa CatarinaNbundé, Davi Saba2017-05-05T13:53:57Z2017-05-05T13:53:57Z2017-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175414porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T21:02:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175414Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-30T21:02:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015 |
title |
DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015 |
spellingShingle |
DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015 Nbundé, Davi Saba DST/AIDS Saúde Humana Livros Didáticos de Biologia Ensino Médio Human Health STD/AIDS Didatic Books High School |
title_short |
DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015 |
title_full |
DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015 |
title_fullStr |
DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015 |
title_full_unstemmed |
DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015 |
title_sort |
DST/AIDS nos livros didáticos de Biologia para ensino médio aprovados pelo PNLD 2015 |
author |
Nbundé, Davi Saba |
author_facet |
Nbundé, Davi Saba |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jinkings, Nise M. T. Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nbundé, Davi Saba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DST/AIDS Saúde Humana Livros Didáticos de Biologia Ensino Médio Human Health STD/AIDS Didatic Books High School |
topic |
DST/AIDS Saúde Humana Livros Didáticos de Biologia Ensino Médio Human Health STD/AIDS Didatic Books High School |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-05T13:53:57Z 2017-05-05T13:53:57Z 2017-05-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175414 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
61 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651913129885696 |