IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HENNING, MAURICIO
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: SANTOS, JULIUS DIEGO DE FRANCE, CUNHA, CRISTIANO J. CASTRO DE ALMEIDA, SILVA, SOLANGE MARIA DA, SOUZA, JOÃO ARTUR DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253863
Resumo: Esse artigo investiga os principais impactos da IA na educação superior, abordando suas contribuições potenciais para a personalização do ensino, aprendizagem adaptativa, automatização de tarefas administrativas, tutoria e suporte ao estudante, pesquisa e análise de dados, além da geração automática de feedback. O objetivo deste trabalho é apresentar essas potencialidades, coletando e analisando sistematicamente os estudos disponíveis na literatura com vistas a: (I) obter um entendimento abrangente sobre as interligações entre a IA e a educação superior; (II) fornecer uma visão geral do estado atual da pesquisa sobre este tópico; e (III) identificar lacunas importantes nas abordagens existentes, bem como tendência de pesquisa promissora. Para alcançar esses objetivos, a revisão sistemática da literatura foi realizada cobrindo artigos publicados em periódicos de três bases de dados relevantes: Web of Science, Scielo.com e Scopus. Foram inicialmente selecionados 268 estudos primários, os quais passaram por processo de seleção e revisão de pares, resultando 55 artigos finais, cujos modelos e soluções de uso da IA na educação superior foram classificados e sumarizados. Os resultados da pesquisa apontam para a crescente utilização e impactos da IA na educação superior, estruturados a partir dos clusters de artificial intelligence in education, artificial intelligence, higher education e learning outcome, sendo os principais que apresentaram a maior concentração de artigos e os demais descritos no trabalho.
id UFSC_193c14eefd5141bc0e6b44c13156d7cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253863
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURAEsse artigo investiga os principais impactos da IA na educação superior, abordando suas contribuições potenciais para a personalização do ensino, aprendizagem adaptativa, automatização de tarefas administrativas, tutoria e suporte ao estudante, pesquisa e análise de dados, além da geração automática de feedback. O objetivo deste trabalho é apresentar essas potencialidades, coletando e analisando sistematicamente os estudos disponíveis na literatura com vistas a: (I) obter um entendimento abrangente sobre as interligações entre a IA e a educação superior; (II) fornecer uma visão geral do estado atual da pesquisa sobre este tópico; e (III) identificar lacunas importantes nas abordagens existentes, bem como tendência de pesquisa promissora. Para alcançar esses objetivos, a revisão sistemática da literatura foi realizada cobrindo artigos publicados em periódicos de três bases de dados relevantes: Web of Science, Scielo.com e Scopus. Foram inicialmente selecionados 268 estudos primários, os quais passaram por processo de seleção e revisão de pares, resultando 55 artigos finais, cujos modelos e soluções de uso da IA na educação superior foram classificados e sumarizados. Os resultados da pesquisa apontam para a crescente utilização e impactos da IA na educação superior, estruturados a partir dos clusters de artificial intelligence in education, artificial intelligence, higher education e learning outcome, sendo os principais que apresentaram a maior concentração de artigos e os demais descritos no trabalho.INPEAU/UFSC2024-01-04T14:12:13Z2024-01-04T14:12:13Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253863HENNING, MAURICIOSANTOS, JULIUS DIEGO DE FRANCECUNHA, CRISTIANO J. CASTRO DE ALMEIDASILVA, SOLANGE MARIA DASOUZA, JOÃO ARTUR DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T14:12:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253863Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T14:12:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
title IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
spellingShingle IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
HENNING, MAURICIO
title_short IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
title_full IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
title_fullStr IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
title_full_unstemmed IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
title_sort IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
author HENNING, MAURICIO
author_facet HENNING, MAURICIO
SANTOS, JULIUS DIEGO DE FRANCE
CUNHA, CRISTIANO J. CASTRO DE ALMEIDA
SILVA, SOLANGE MARIA DA
SOUZA, JOÃO ARTUR DE
author_role author
author2 SANTOS, JULIUS DIEGO DE FRANCE
CUNHA, CRISTIANO J. CASTRO DE ALMEIDA
SILVA, SOLANGE MARIA DA
SOUZA, JOÃO ARTUR DE
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv HENNING, MAURICIO
SANTOS, JULIUS DIEGO DE FRANCE
CUNHA, CRISTIANO J. CASTRO DE ALMEIDA
SILVA, SOLANGE MARIA DA
SOUZA, JOÃO ARTUR DE
description Esse artigo investiga os principais impactos da IA na educação superior, abordando suas contribuições potenciais para a personalização do ensino, aprendizagem adaptativa, automatização de tarefas administrativas, tutoria e suporte ao estudante, pesquisa e análise de dados, além da geração automática de feedback. O objetivo deste trabalho é apresentar essas potencialidades, coletando e analisando sistematicamente os estudos disponíveis na literatura com vistas a: (I) obter um entendimento abrangente sobre as interligações entre a IA e a educação superior; (II) fornecer uma visão geral do estado atual da pesquisa sobre este tópico; e (III) identificar lacunas importantes nas abordagens existentes, bem como tendência de pesquisa promissora. Para alcançar esses objetivos, a revisão sistemática da literatura foi realizada cobrindo artigos publicados em periódicos de três bases de dados relevantes: Web of Science, Scielo.com e Scopus. Foram inicialmente selecionados 268 estudos primários, os quais passaram por processo de seleção e revisão de pares, resultando 55 artigos finais, cujos modelos e soluções de uso da IA na educação superior foram classificados e sumarizados. Os resultados da pesquisa apontam para a crescente utilização e impactos da IA na educação superior, estruturados a partir dos clusters de artificial intelligence in education, artificial intelligence, higher education e learning outcome, sendo os principais que apresentaram a maior concentração de artigos e os demais descritos no trabalho.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-01-04T14:12:13Z
2024-01-04T14:12:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253863
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652109158023168