IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253863 |
Resumo: | Esse artigo investiga os principais impactos da IA na educação superior, abordando suas contribuições potenciais para a personalização do ensino, aprendizagem adaptativa, automatização de tarefas administrativas, tutoria e suporte ao estudante, pesquisa e análise de dados, além da geração automática de feedback. O objetivo deste trabalho é apresentar essas potencialidades, coletando e analisando sistematicamente os estudos disponíveis na literatura com vistas a: (I) obter um entendimento abrangente sobre as interligações entre a IA e a educação superior; (II) fornecer uma visão geral do estado atual da pesquisa sobre este tópico; e (III) identificar lacunas importantes nas abordagens existentes, bem como tendência de pesquisa promissora. Para alcançar esses objetivos, a revisão sistemática da literatura foi realizada cobrindo artigos publicados em periódicos de três bases de dados relevantes: Web of Science, Scielo.com e Scopus. Foram inicialmente selecionados 268 estudos primários, os quais passaram por processo de seleção e revisão de pares, resultando 55 artigos finais, cujos modelos e soluções de uso da IA na educação superior foram classificados e sumarizados. Os resultados da pesquisa apontam para a crescente utilização e impactos da IA na educação superior, estruturados a partir dos clusters de artificial intelligence in education, artificial intelligence, higher education e learning outcome, sendo os principais que apresentaram a maior concentração de artigos e os demais descritos no trabalho. |
id |
UFSC_193c14eefd5141bc0e6b44c13156d7cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253863 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURAEsse artigo investiga os principais impactos da IA na educação superior, abordando suas contribuições potenciais para a personalização do ensino, aprendizagem adaptativa, automatização de tarefas administrativas, tutoria e suporte ao estudante, pesquisa e análise de dados, além da geração automática de feedback. O objetivo deste trabalho é apresentar essas potencialidades, coletando e analisando sistematicamente os estudos disponíveis na literatura com vistas a: (I) obter um entendimento abrangente sobre as interligações entre a IA e a educação superior; (II) fornecer uma visão geral do estado atual da pesquisa sobre este tópico; e (III) identificar lacunas importantes nas abordagens existentes, bem como tendência de pesquisa promissora. Para alcançar esses objetivos, a revisão sistemática da literatura foi realizada cobrindo artigos publicados em periódicos de três bases de dados relevantes: Web of Science, Scielo.com e Scopus. Foram inicialmente selecionados 268 estudos primários, os quais passaram por processo de seleção e revisão de pares, resultando 55 artigos finais, cujos modelos e soluções de uso da IA na educação superior foram classificados e sumarizados. Os resultados da pesquisa apontam para a crescente utilização e impactos da IA na educação superior, estruturados a partir dos clusters de artificial intelligence in education, artificial intelligence, higher education e learning outcome, sendo os principais que apresentaram a maior concentração de artigos e os demais descritos no trabalho.INPEAU/UFSC2024-01-04T14:12:13Z2024-01-04T14:12:13Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253863HENNING, MAURICIOSANTOS, JULIUS DIEGO DE FRANCECUNHA, CRISTIANO J. CASTRO DE ALMEIDASILVA, SOLANGE MARIA DASOUZA, JOÃO ARTUR DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T14:12:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253863Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T14:12:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA |
title |
IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA |
spellingShingle |
IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA HENNING, MAURICIO |
title_short |
IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA |
title_full |
IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA |
title_fullStr |
IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA |
title_full_unstemmed |
IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA |
title_sort |
IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA |
author |
HENNING, MAURICIO |
author_facet |
HENNING, MAURICIO SANTOS, JULIUS DIEGO DE FRANCE CUNHA, CRISTIANO J. CASTRO DE ALMEIDA SILVA, SOLANGE MARIA DA SOUZA, JOÃO ARTUR DE |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, JULIUS DIEGO DE FRANCE CUNHA, CRISTIANO J. CASTRO DE ALMEIDA SILVA, SOLANGE MARIA DA SOUZA, JOÃO ARTUR DE |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HENNING, MAURICIO SANTOS, JULIUS DIEGO DE FRANCE CUNHA, CRISTIANO J. CASTRO DE ALMEIDA SILVA, SOLANGE MARIA DA SOUZA, JOÃO ARTUR DE |
description |
Esse artigo investiga os principais impactos da IA na educação superior, abordando suas contribuições potenciais para a personalização do ensino, aprendizagem adaptativa, automatização de tarefas administrativas, tutoria e suporte ao estudante, pesquisa e análise de dados, além da geração automática de feedback. O objetivo deste trabalho é apresentar essas potencialidades, coletando e analisando sistematicamente os estudos disponíveis na literatura com vistas a: (I) obter um entendimento abrangente sobre as interligações entre a IA e a educação superior; (II) fornecer uma visão geral do estado atual da pesquisa sobre este tópico; e (III) identificar lacunas importantes nas abordagens existentes, bem como tendência de pesquisa promissora. Para alcançar esses objetivos, a revisão sistemática da literatura foi realizada cobrindo artigos publicados em periódicos de três bases de dados relevantes: Web of Science, Scielo.com e Scopus. Foram inicialmente selecionados 268 estudos primários, os quais passaram por processo de seleção e revisão de pares, resultando 55 artigos finais, cujos modelos e soluções de uso da IA na educação superior foram classificados e sumarizados. Os resultados da pesquisa apontam para a crescente utilização e impactos da IA na educação superior, estruturados a partir dos clusters de artificial intelligence in education, artificial intelligence, higher education e learning outcome, sendo os principais que apresentaram a maior concentração de artigos e os demais descritos no trabalho. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 2024-01-04T14:12:13Z 2024-01-04T14:12:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253863 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652109158023168 |