Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85849
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_198351a37d5c292196dd3e4fe376b38f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85849
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000Engenharia de produçãoBalanced scorecardISO 9001Gestão de empresasGestao da qualidade totalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.No presente estudo, desenvolveu-se um modelo de medição e avaliação de desempenho global para empresas participantes de programas de qualidade baseados no sistema de gestão da qualidade ISO 9001/2000, por meio da aplicação do sistema de gerenciamento estratégico Balanced Scorecard, buscando-se demonstrar a aplicabilidade desse sistema como instrumento de gerenciamento de desempenho de forma a atender aos princípios e requisitos da referida norma. Foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de levantamento bibliográfico, buscando as principais características do conjunto de normas ISO 9000, principalmente a norma ISO 9001/2000 e do sistema Balanced Scorecard, construindo-se, em seguida, um modelo de integração entre os dois sistemas. Efetuou-se uma aplicação do referido modelo em uma empresa do ramo de construção civil com o objetivo de demonstrar a sua viabilidade. Os resultados demonstraram a aplicabilidade do modelo e sua contribuição para o gerenciamento do desempenho estratégico da organização, em conjunto com o atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000.Florianópolis, SCSelig, Paulo MauricioUniversidade Federal de Santa CatarinaCarmo, Carlos Henrique Silva do2012-10-21T00:12:28Z2012-10-21T00:12:28Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134f.| tabs.application/pdf224422http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85849porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T16:46:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85849Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T16:46:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000
title Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000
spellingShingle Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000
Carmo, Carlos Henrique Silva do
Engenharia de produção
Balanced scorecard
ISO 9001
Gestão de empresas
Gestao da qualidade total
title_short Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000
title_full Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000
title_fullStr Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000
title_full_unstemmed Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000
title_sort Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000
author Carmo, Carlos Henrique Silva do
author_facet Carmo, Carlos Henrique Silva do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Selig, Paulo Mauricio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Carlos Henrique Silva do
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Balanced scorecard
ISO 9001
Gestão de empresas
Gestao da qualidade total
topic Engenharia de produção
Balanced scorecard
ISO 9001
Gestão de empresas
Gestao da qualidade total
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-21T00:12:28Z
2012-10-21T00:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 224422
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85849
identifier_str_mv 224422
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 134f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652137089990656