Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85849 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_198351a37d5c292196dd3e4fe376b38f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85849 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000Engenharia de produçãoBalanced scorecardISO 9001Gestão de empresasGestao da qualidade totalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.No presente estudo, desenvolveu-se um modelo de medição e avaliação de desempenho global para empresas participantes de programas de qualidade baseados no sistema de gestão da qualidade ISO 9001/2000, por meio da aplicação do sistema de gerenciamento estratégico Balanced Scorecard, buscando-se demonstrar a aplicabilidade desse sistema como instrumento de gerenciamento de desempenho de forma a atender aos princípios e requisitos da referida norma. Foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de levantamento bibliográfico, buscando as principais características do conjunto de normas ISO 9000, principalmente a norma ISO 9001/2000 e do sistema Balanced Scorecard, construindo-se, em seguida, um modelo de integração entre os dois sistemas. Efetuou-se uma aplicação do referido modelo em uma empresa do ramo de construção civil com o objetivo de demonstrar a sua viabilidade. Os resultados demonstraram a aplicabilidade do modelo e sua contribuição para o gerenciamento do desempenho estratégico da organização, em conjunto com o atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000.Florianópolis, SCSelig, Paulo MauricioUniversidade Federal de Santa CatarinaCarmo, Carlos Henrique Silva do2012-10-21T00:12:28Z2012-10-21T00:12:28Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134f.| tabs.application/pdf224422http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85849porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T16:46:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85849Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T16:46:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000 |
title |
Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000 |
spellingShingle |
Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000 Carmo, Carlos Henrique Silva do Engenharia de produção Balanced scorecard ISO 9001 Gestão de empresas Gestao da qualidade total |
title_short |
Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000 |
title_full |
Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000 |
title_fullStr |
Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000 |
title_full_unstemmed |
Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000 |
title_sort |
Modelo de avaliação de desempenho baseado no BSC para atendimento aos requisitos e princípios da norma ISO 9001/2000 |
author |
Carmo, Carlos Henrique Silva do |
author_facet |
Carmo, Carlos Henrique Silva do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Selig, Paulo Mauricio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Carlos Henrique Silva do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Balanced scorecard ISO 9001 Gestão de empresas Gestao da qualidade total |
topic |
Engenharia de produção Balanced scorecard ISO 9001 Gestão de empresas Gestao da qualidade total |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-21T00:12:28Z 2012-10-21T00:12:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
224422 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85849 |
identifier_str_mv |
224422 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
134f.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652137089990656 |