Promovendo a saúde: desvelando ordem, desordem e auto-organização de um novo modo de ensinar/aprender para cuidar em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcón, Gladys Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89713
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
id UFSC_19878f4e8ea40476ae73cad215b824e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89713
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Promovendo a saúde: desvelando ordem, desordem e auto-organização de um novo modo de ensinar/aprender para cuidar em saúdeEnfermagemPromoção da saúdeEnfermeirosFormação profissionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cujos objetivos foram: Compreender os significados construídos pelos alunos e docentes sobre promoção da saúde no processo de ensinar/aprender o cuidado nas disciplinas Processo de Viver Humano I e Processo de Viver Humano II de um curso de graduação em enfermagem e Construir um modelo teórico representativo dessa vivência de ensinar e aprender. Utilizou-se o referencial teórico da Teoria da Complexidade, sobretudo os aspectos educativos tratados por Morin e outros autores que seguem essa linha de pensamento. Tal referencial ajudou-nos a entender a complexidade, as interconexões e a multidimensionalidade do processo de ensinar e aprender focado para promover a saúde. A trajetória metodológica foi baseada na Teoria Fundamentada nos Dados, que nos auxiliou na construção do Modelo Teórico considerando-se as categorias causais, o contexto, as condições intervenientes, as ações/estratégicas e as conseqüências do fenômeno. Obtidas as categorias, fizeram-se várias conexões entre si e entre elas e as subcategorias, organizando-se os dados e estruturando-se o fenômeno central. Foram entrevistados treze alunos e quatro docentes das duas disciplinas, formando-se três grupos amostrais; complementou-se a coleta de dados com as observações em sala de aula e nas reuniões dos docentes do Curso de Enfermagem. Para a análise, foi usada a codificação proposta por Strauss & Corbin (2002), em seus três momentos: aberta, axial e codificação seletiva. Do resultado dessa análise emergiram dois fenômenos: Levando o aluno a compreender a complexidade da saúde e sua inter-relação com a sociedade e o meio-ambiente e Procurando possibilidades para a atuação de enfermagem na promoção da saúde. Esses dois fenômenos constituíram, mediante a codificação seletiva, o fenômeno central: CONSTRUINDO O ENSINAR E APRENDER NA ORDEM, DESORDEM E AUTO-ORGANIZAÇÃO PARA UMA NOVA FORMA DE CUIDAR PROMOVENDO A SAÚDE. Os resultados mais expressivos estão no processo do tetragrama descrito por Morin (2003): Ordem - desordem - interação e organização, no qual, alunos e docentes desenvolveram uma série de significados que vão des(construindo), construindo e reconstruindo ao longo do processo. Nele se apresentam intercorrências que são enfrentados pelos docentes, utilizando uma série de estratégias, visando formar o aluno para uma prática ampliada, considerando a promoção da saúde. Como conseqüência do fenômeno central, os alunos começam a inter-relacionar a saúde com a sociedade e meio ambiente, passando a vislumbrar outras práticas de cuidar em saúde. This article is about a study of qualitative approach, whose objectives were: Understand the meanings built by the students and teaching staff about promoting health in the process of teaching/learning the care in the matters of Process of Human Living I and Process of Human Living II from a graduation course in nursing and building a representative theoretical model of this existence of teaching/learning. It was made use of the theoretical reference of the Theory of Complexity, especially the educational aspects dealt by Morin and other authors who follow this thinking line. Such reference helped us to understand the complexity, the interconnections and the multidimensionality of the process of teaching and learning focused on promoting health. The methodological trajectory was based on the Theory based on Data, that helped us during the construction of the Theoretical Model considering the casual categories, the context, the intervenient conditions, the strategic actions and the consequences of the phenomenon. After the categories were gotten, several connections among them and the subcategories were made, organizing the data, structuring the central phenomenon. Thirteen students and four teaching members of both matters were interviewed, forming three sample groups; the collection of data was complemented with the observations in the classroom and at the meetings of the teaching staff from the Nursing Course. For the analysis, the codification proposed by Strauss & Corbin (2002) was used, in their three moments: open, axial and selective codification. From the result of this analysis two phenomena appeared: taking the student to understand the complexity of health and its inter-relation with the society and the environment and looking for possibilities for the nursing action in the promotion of health. These two phenomena formed, through the selective codification, the central phenomenon: BUILDING THE UNDERSTANDING IN ANOTHER WAY TO TAKE CARE OF PROMOTING HEALTH AND FROM THEIR POSSIBILITIES AS THE FIELD OF ACTING FOR THE NURSE. The most expressive results are in the tetragram process described by Morin (2003): Order - disorder - interaction and organization, in such, students and the teaching staff developed a series of meanings that keep des(building) building and rebuilding during the process. Intercurrences are presented which are faced by the teaching staff, using a series of strategies, aiming for forming the student to an enlarge practice, considering the health promotion. As consequence of the central phenomenon, the students start to inter-relate health with the society and the environment, starting to glimpse other practices of taking care of health.Florianópolis, SCErdmann, Alacoque LorenziniUniversidade Federal de Santa CatarinaFalcón, Gladys Santos2012-10-23T01:54:59Z2012-10-23T01:54:59Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| il.application/pdf242214http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89713porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T06:23:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89713Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T06:23:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Promovendo a saúde: desvelando ordem, desordem e auto-organização de um novo modo de ensinar/aprender para cuidar em saúde
title Promovendo a saúde: desvelando ordem, desordem e auto-organização de um novo modo de ensinar/aprender para cuidar em saúde
spellingShingle Promovendo a saúde: desvelando ordem, desordem e auto-organização de um novo modo de ensinar/aprender para cuidar em saúde
Falcón, Gladys Santos
Enfermagem
Promoção da saúde
Enfermeiros
Formação profissional
title_short Promovendo a saúde: desvelando ordem, desordem e auto-organização de um novo modo de ensinar/aprender para cuidar em saúde
title_full Promovendo a saúde: desvelando ordem, desordem e auto-organização de um novo modo de ensinar/aprender para cuidar em saúde
title_fullStr Promovendo a saúde: desvelando ordem, desordem e auto-organização de um novo modo de ensinar/aprender para cuidar em saúde
title_full_unstemmed Promovendo a saúde: desvelando ordem, desordem e auto-organização de um novo modo de ensinar/aprender para cuidar em saúde
title_sort Promovendo a saúde: desvelando ordem, desordem e auto-organização de um novo modo de ensinar/aprender para cuidar em saúde
author Falcón, Gladys Santos
author_facet Falcón, Gladys Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Erdmann, Alacoque Lorenzini
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcón, Gladys Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Promoção da saúde
Enfermeiros
Formação profissional
topic Enfermagem
Promoção da saúde
Enfermeiros
Formação profissional
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T01:54:59Z
2012-10-23T01:54:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 242214
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89713
identifier_str_mv 242214
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652123150221312