As dimensões da competência em informação no projeto Luces para Aprender da organização de estados ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura (OEI) na perspectiva da vulnerabilidade social

Bibliographic Details
Main Author: Brito, Tânia Regina de
Publication Date: 2019
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFSC
Download full: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199013
Summary: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.
id UFSC_199be733b4e080930a78f22ee6fc0b48
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199013
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBrito, Tânia Regina deVitorino, Elizete Vieira2019-07-25T12:27:53Z2019-07-25T12:27:53Z2019360778https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199013Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.A competência em informação, alicerçada em suas dimensões éconsiderada como um direito fundamental das pessoas, promove oacesso a um estado de cidadania, identidade e autonomia na sociedade.Objetiva-se, neste trabalho, compreender a presença da competência eminformação e a configuração de suas dimensões técnica, estética, ética epolítica nas ações e nos projetos promovidos pela Organização deEstados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI),em especial, no projeto intitulado Luces para Aprender (LPA) que levaenergia elétrica e internet a escolas de regiões distantes da Ibero-América, identificando-as como agentes facilitadores para a promoçãoda educação e aprendizagem ao longo da vida dos grupos sociais menosfavorecidos dessas regiões. Para atingir tal objetivo, caracteriza-se deacordo com a literatura e a partir da análise das informações obtidas ementrevistas narrativas com as pessoas ligadas ao projeto LPA no Uruguaie técnicos da OEI em Espanha, Uruguai e Brasil, a competência eminformação como processo de busca de informação para a produção doconhecimento, democratização da informação e combate àvulnerabilidade social. Apresenta-se a competência em informação esuas dimensões, como potencializadores do acesso, seleção, gestão eavaliação da informação como essenciais e diferenciais para a vidaprofissional, social e pessoal do sujeito. Busca-se, ainda, conectar o LPAao desenvolvimento da competência em informação em comunidadesescolares, vinculando-as às dimensões desta. Trata-se de uma pesquisade natureza básica, qualitativa, de caráter exploratório, descritiva, comenfoque fenomenológico. Para a coleta de dados, a técnica utilizada foi aentrevista narrativa, a pesquisa documental e a bibliográfica. Os dadosdas entrevistas foram analisados com base em Muylaert et al. (2014) eWeller e Zardo (2013), sob enfoque fenomenológico. As entrevistasforam realizadas por vídeo, via Skype e o programa para a gravação dosáudio foi o Aisseesoft Screen Recorder, um software proprietário . Combase na literatura, infere-se que a OEI, ao longo de sua história,promove ações voltadas ao compromisso e preocupação com questõesrelacionadas ao comportamento informacional. Revela-se ainda, umaformação docente para a otimização dos processos de ensinoaprendizagem, sua comunicação e prática no fazer pedagógico einformacional. Além disso, foram evidenciadas práticas e registrosdocumentais que caracterizam a organização como promotora doaprendizado ao longo da vida, em comunidades vulneráveis. Asnarrativas de pessoas ligadas ao Projeto Luces para Aprender, da OEI,revelam a competência em informação como facilitadora da promoçãoda educação de vulneráveis. Além disso identifica conexões entre o LPAe o desenvolvimento da competência em informação nas dimensõestécnica, estética, ética e política. A competência em informação érevelada como mediadora da democratização da informação e daminimização da vulnerabilidade social no âmbito do LPA. Não foiidentificado um programa voltado à competência em informação, masforam encontradas conexões entre as atividades do LPA e as dimensõestécnica, estética, ética e política da competência em informação.Abstract : The Information Literacy, consolidated in its dimensions is consideredas a fundamental human right, it provides the access to a citizenshipstate, identity and autonomy in the society. The objective of this essay isto understand the presence of information literacy and its configurationof technical, aesthetic, ethical and political dimensions in the actionsand projects promoted for Organizations of Ibero-American States (OEI),specially in their project named Luces Para Aprender (LPA) that giveselectricity and Internet for distant schools from Ibero-America,identifying them as facilitating agents for education promotion andlearning throughout life for the most vulnerable social groups from thisregion. To achieve this objective, it s characterized according to theliterature and from information analysis that were collected in narrativeinterview with connected Uruguayan people from LPA project andtechnician from OEI in Spain, Uruguay and Brazil, the informationliteracy as a searching information process for knowledge production,information democratization and combat against social vulnerability.The essay presents the information literacy and its dimensions as accesspotentiators, information selection, management and evaluation asessential and differential for labor and social in the human being. It triesto connect LPA project to the development of information literacy incommunity schools, linking them to its dimensions. It is a basic,qualitative, exploratory and phenomenological search. The techniqueused for data collect was narrative interview, documental andbibliographic search. The interview information were analyzed based onMuylaert et al. (2014) and Weller and Zardo (2013), using thephenomenology study. The video interview was made using Skype and aproprietary recording program called Aisseesoft Screen Recorder. Basedon literature, the deduction is that OEI, throughout its history, fomentsactivities that are committed with issues about information behavior. Itreveals a teaching qualification for optimizing the teaching-learningprocess, its communication and practice on informational andpedagogical process. Besides that, practices and documentary recordswere evidenced, characterizing the organization as learning promoter inmany vulnerable communities. The people s narrative from OEI andLuces Para Aprender project, reveals information literacy as aneducation facilitator for vulnerable people. Also, it identifiesconnections between LPA and development of information literacy inthe technical, aesthetic, ethical and political dimensions. Informationliteracy is revealed as a mediator of democratization and reduction ofsocial vulnerability in LPA sphere. It wasn t identified a programfocused on information literacy, but connections between LPA activitiesand technical, aesthetic, ethical and political dimensions, that form partof information literacy.341 p.| il.porCiência da informaçãoCompetência em informaçãoAs dimensões da competência em informação no projeto Luces para Aprender da organização de estados ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura (OEI) na perspectiva da vulnerabilidade socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCIN0190-D.pdfPCIN0190-D.pdfDissertaçãoapplication/pdf6977099https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/199013/1/PCIN0190-D.pdf7aef13d04c8f2467984976f96ac37e49MD51123456789/1990132019-07-25 09:27:53.21oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199013Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T12:27:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As dimensões da competência em informação no projeto Luces para Aprender da organização de estados ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura (OEI) na perspectiva da vulnerabilidade social
title As dimensões da competência em informação no projeto Luces para Aprender da organização de estados ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura (OEI) na perspectiva da vulnerabilidade social
spellingShingle As dimensões da competência em informação no projeto Luces para Aprender da organização de estados ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura (OEI) na perspectiva da vulnerabilidade social
Brito, Tânia Regina de
Ciência da informação
Competência em informação
title_short As dimensões da competência em informação no projeto Luces para Aprender da organização de estados ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura (OEI) na perspectiva da vulnerabilidade social
title_full As dimensões da competência em informação no projeto Luces para Aprender da organização de estados ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura (OEI) na perspectiva da vulnerabilidade social
title_fullStr As dimensões da competência em informação no projeto Luces para Aprender da organização de estados ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura (OEI) na perspectiva da vulnerabilidade social
title_full_unstemmed As dimensões da competência em informação no projeto Luces para Aprender da organização de estados ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura (OEI) na perspectiva da vulnerabilidade social
title_sort As dimensões da competência em informação no projeto Luces para Aprender da organização de estados ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura (OEI) na perspectiva da vulnerabilidade social
author Brito, Tânia Regina de
author_facet Brito, Tânia Regina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Tânia Regina de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vitorino, Elizete Vieira
contributor_str_mv Vitorino, Elizete Vieira
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Ciência da informação
Competência em informação
topic Ciência da informação
Competência em informação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-25T12:27:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-25T12:27:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199013
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 360778
identifier_str_mv 360778
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 341 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/199013/1/PCIN0190-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7aef13d04c8f2467984976f96ac37e49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805284265656320