As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Laura Pacheco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219280
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
id UFSC_1a3b09da2eb24f142f2f7f5e42d75ffc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219280
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAlves, Ana Laura PachecoConde, Soraya FranzoniSchlindwein, Luciane Maria2021-01-14T18:07:05Z2021-01-14T18:07:05Z2020370890https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219280Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições e os limites do Programa Bolsa- Família nas trajetórias de vida e de escolarização de crianças vítimas de violência atendidas na rede socioassistencial de Balneário Camboriú, SC. Partiu-se do materialismo históricodialético como método de compreensão da realidade, em suas múltiplas determinações passado-presente-futuro, percebendo-a na sua totalidade, e não de forma isolada ou individualizada. Para tal, foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental e as entrevistas estruturadas com os profissionais da rede socioassistencial de Balneário Camboriú, SC. Os principais autores utilizados na fundamentação teórica foram: Karl Marx, Antônio Carlos Mazzeo, Francisco de Oliveira, Evguiéni Pachukanis, Potyara Pereira, Aldaiza Sposati, entre outros, refletindo-se sobre as seguintes categorias: violência, pobreza, desigualdade social e política social. A pesquisa revelou que o Bolsa-Família manifesta contradições e limites, mas também possibilidades. Contudo, os caminhos para o enfrentamento da violência e da pobreza encontram-se relacionados à superação da estrutura das relações sociais, e não às intervenções paliativas e focalizadas.Abstract: This work aims to analyze the contributions and limits of the Bolsa-Família Program in the life and schooling trajectories of children victims of violence attended in the social assistance of Balneário Camboriú/SC. We start from dialectical historical materialism as a method of understanding reality in its multiple past-present-future determinations and perceiving it in totality and in a way that is neither isolated nor individualized. To this end, bibliographic, documentary research and structured interviews with the professionals of social assistance in Balneário Camboriú/SC will be used. The main authors used in the theoretical foundation were: Karl Marx, Antônio Carlos Mazzeo, Francisco de Oliveira, Evguiéni Pachukanis, Potyara Pereira, Aldaiza Sposati, among others. And we reflect the following categories: violence, poverty, social inequality and social policy. The surveu revealed that Bolsa-Família manifests contradictions, limits, but also possibilities. However, the ways to face violence and poverty of social relations and not, through palliative and focused interventions.84 p.| il., gráfs.porEducaçãoCriançasAs contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1531-D.pdfPEED1531-D.pdfapplication/pdf1381117https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/219280/-1/PEED1531-D.pdffea95d82b3a4235ff6a5ffa2ad029a18MD5-1123456789/2192802021-01-14 15:07:05.978oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219280Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:07:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência
title As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência
spellingShingle As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência
Alves, Ana Laura Pacheco
Educação
Crianças
title_short As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência
title_full As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência
title_fullStr As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência
title_full_unstemmed As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência
title_sort As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência
author Alves, Ana Laura Pacheco
author_facet Alves, Ana Laura Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Laura Pacheco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conde, Soraya Franzoni
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Schlindwein, Luciane Maria
contributor_str_mv Conde, Soraya Franzoni
Schlindwein, Luciane Maria
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação
Crianças
topic Educação
Crianças
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-14T18:07:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-14T18:07:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219280
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 370890
identifier_str_mv 370890
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 84 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/219280/-1/PEED1531-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fea95d82b3a4235ff6a5ffa2ad029a18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805053061988352