As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219280 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020. |
id |
UFSC_1a3b09da2eb24f142f2f7f5e42d75ffc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219280 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaAlves, Ana Laura PachecoConde, Soraya FranzoniSchlindwein, Luciane Maria2021-01-14T18:07:05Z2021-01-14T18:07:05Z2020370890https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219280Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições e os limites do Programa Bolsa- Família nas trajetórias de vida e de escolarização de crianças vítimas de violência atendidas na rede socioassistencial de Balneário Camboriú, SC. Partiu-se do materialismo históricodialético como método de compreensão da realidade, em suas múltiplas determinações passado-presente-futuro, percebendo-a na sua totalidade, e não de forma isolada ou individualizada. Para tal, foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental e as entrevistas estruturadas com os profissionais da rede socioassistencial de Balneário Camboriú, SC. Os principais autores utilizados na fundamentação teórica foram: Karl Marx, Antônio Carlos Mazzeo, Francisco de Oliveira, Evguiéni Pachukanis, Potyara Pereira, Aldaiza Sposati, entre outros, refletindo-se sobre as seguintes categorias: violência, pobreza, desigualdade social e política social. A pesquisa revelou que o Bolsa-Família manifesta contradições e limites, mas também possibilidades. Contudo, os caminhos para o enfrentamento da violência e da pobreza encontram-se relacionados à superação da estrutura das relações sociais, e não às intervenções paliativas e focalizadas.Abstract: This work aims to analyze the contributions and limits of the Bolsa-Família Program in the life and schooling trajectories of children victims of violence attended in the social assistance of Balneário Camboriú/SC. We start from dialectical historical materialism as a method of understanding reality in its multiple past-present-future determinations and perceiving it in totality and in a way that is neither isolated nor individualized. To this end, bibliographic, documentary research and structured interviews with the professionals of social assistance in Balneário Camboriú/SC will be used. The main authors used in the theoretical foundation were: Karl Marx, Antônio Carlos Mazzeo, Francisco de Oliveira, Evguiéni Pachukanis, Potyara Pereira, Aldaiza Sposati, among others. And we reflect the following categories: violence, poverty, social inequality and social policy. The surveu revealed that Bolsa-Família manifests contradictions, limits, but also possibilities. However, the ways to face violence and poverty of social relations and not, through palliative and focused interventions.84 p.| il., gráfs.porEducaçãoCriançasAs contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1531-D.pdfPEED1531-D.pdfapplication/pdf1381117https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/219280/-1/PEED1531-D.pdffea95d82b3a4235ff6a5ffa2ad029a18MD5-1123456789/2192802021-01-14 15:07:05.978oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219280Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:07:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência |
title |
As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência |
spellingShingle |
As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência Alves, Ana Laura Pacheco Educação Crianças |
title_short |
As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência |
title_full |
As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência |
title_fullStr |
As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência |
title_full_unstemmed |
As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência |
title_sort |
As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência |
author |
Alves, Ana Laura Pacheco |
author_facet |
Alves, Ana Laura Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ana Laura Pacheco |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Conde, Soraya Franzoni |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Schlindwein, Luciane Maria |
contributor_str_mv |
Conde, Soraya Franzoni Schlindwein, Luciane Maria |
dc.subject.classification.none.fl_str_mv |
Educação Crianças |
topic |
Educação Crianças |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-14T18:07:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-14T18:07:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219280 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
370890 |
identifier_str_mv |
370890 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
84 p.| il., gráfs. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/219280/-1/PEED1531-D.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fea95d82b3a4235ff6a5ffa2ad029a18 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805053061988352 |