BARREIRAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE NOVOS PRODUTOS:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA JUNIOR, Jairo da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221941
Resumo: As motivações do homem para influenciar e transformar seu meio, estão usualmente atreladas a fatores múltiplos e variados, que são resultantes das necessidades e aspirações da sociedade humana. O presente artigo aborda qualitativamente a relação do design com a sociedade, produção e consumo, destacando fatores restritivos ao desenvolvimento do design para a sociedade, meio ambiente e sustentabilidade. O escopo do trabalho enfatiza o papel do designer na transformação do mercado e apresenta objetivamente os conceitos de design social, ecodesign e design sustentável. O principal objetivo da pesquisa é explorar o papel desses conceitos na mudança dos padrões de consumo do mercado por meio da adoção de métodos e práticas para o desenvolvimento sustentável de novos produtos. Para atingir o objetivo proposto, será utilizado o método de pesquisa indutivo, embasado por extensa pesquisa bibliográfica.
id UFSC_1a5af0d3b8ee1b03e8c1b5dba2da6ef5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221941
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling BARREIRAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE NOVOS PRODUTOS:MERCADO DE CONSUMO INSUSTENTÁVELDesign Socialecodesigndesign sustentávelAs motivações do homem para influenciar e transformar seu meio, estão usualmente atreladas a fatores múltiplos e variados, que são resultantes das necessidades e aspirações da sociedade humana. O presente artigo aborda qualitativamente a relação do design com a sociedade, produção e consumo, destacando fatores restritivos ao desenvolvimento do design para a sociedade, meio ambiente e sustentabilidade. O escopo do trabalho enfatiza o papel do designer na transformação do mercado e apresenta objetivamente os conceitos de design social, ecodesign e design sustentável. O principal objetivo da pesquisa é explorar o papel desses conceitos na mudança dos padrões de consumo do mercado por meio da adoção de métodos e práticas para o desenvolvimento sustentável de novos produtos. Para atingir o objetivo proposto, será utilizado o método de pesquisa indutivo, embasado por extensa pesquisa bibliográfica.UFSC/VIRTUHAB2021-04-10T21:03:10Z2021-04-10T21:03:10Z2008-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221941COSTA JUNIOR, Jairo daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-10T21:03:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221941Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-10T21:03:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv BARREIRAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE NOVOS PRODUTOS:
MERCADO DE CONSUMO INSUSTENTÁVEL
title BARREIRAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE NOVOS PRODUTOS:
spellingShingle BARREIRAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE NOVOS PRODUTOS:
COSTA JUNIOR, Jairo da
Design Social
ecodesign
design sustentável
title_short BARREIRAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE NOVOS PRODUTOS:
title_full BARREIRAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE NOVOS PRODUTOS:
title_fullStr BARREIRAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE NOVOS PRODUTOS:
title_full_unstemmed BARREIRAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE NOVOS PRODUTOS:
title_sort BARREIRAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE NOVOS PRODUTOS:
author COSTA JUNIOR, Jairo da
author_facet COSTA JUNIOR, Jairo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA JUNIOR, Jairo da
dc.subject.por.fl_str_mv Design Social
ecodesign
design sustentável
topic Design Social
ecodesign
design sustentável
description As motivações do homem para influenciar e transformar seu meio, estão usualmente atreladas a fatores múltiplos e variados, que são resultantes das necessidades e aspirações da sociedade humana. O presente artigo aborda qualitativamente a relação do design com a sociedade, produção e consumo, destacando fatores restritivos ao desenvolvimento do design para a sociedade, meio ambiente e sustentabilidade. O escopo do trabalho enfatiza o papel do designer na transformação do mercado e apresenta objetivamente os conceitos de design social, ecodesign e design sustentável. O principal objetivo da pesquisa é explorar o papel desses conceitos na mudança dos padrões de consumo do mercado por meio da adoção de métodos e práticas para o desenvolvimento sustentável de novos produtos. Para atingir o objetivo proposto, será utilizado o método de pesquisa indutivo, embasado por extensa pesquisa bibliográfica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-09
2021-04-10T21:03:10Z
2021-04-10T21:03:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221941
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652082771656704