Percepção da competência de aprender a aprender de planejadores e educadores de um curso em uma universidade corporativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Daniele Montechi dos Santos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89348
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
id UFSC_1aa0d7be2973eaecc76c129f295f3586
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89348
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Percepção da competência de aprender a aprender de planejadores e educadores de um curso em uma universidade corporativaPsicologiaEducação corporativaCompetencia(Autoridade legal)Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaA aprendizagem nas organizações é uma ferramenta fundamental para a sobrevivência das organizações diante da alta competitividade e constantes mudanças no mundo empresarial. Nesse contexto, a educação corporativa é aprimorada com o objetivo de promover o aprendizado contínuo e sistemático no trabalho. Considerando que o aprendizado organizacional não é possível sem o aprendizado individual, a competência de aprender a aprender do indivíduo é importante para que o objetivo da educação corporativa de promover o aprendizado contínuo seja eficaz. A competência de aprender a aprender é apresentada em destaque na literatura, embora persistam muitas lacunas para uma compreensão mais ampla do fenômeno. Com o propósito de contribuir para a compreensão do fenômeno, propôs-se neste trabalho a pergunta de pesquisa: "qual a percepção da competência de aprender a aprender de planejadores e educadores de um curso em uma universidade corporativa"? Para viabilizar a pesquisa, o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, visto que os 29 sujeitos encontram-se em diversas cidades do país. Quatro categorias de análise foram utilizadas: compreensão da competência de aprender a aprender, importância da competência de aprender a aprender, desenvolvimento da competência de aprender a aprender e atitudes e comportamentos que revelam a competência de aprender a aprender. Pela análise do conteúdo das respostas, foram formadas subcategorias caracterizadoras da competência de aprender a aprender dentro das categorias de análise. Ao final, foi utilizado o recurso de tratamento por meio de mapas cognitivos que mostram as subcategorias encontradas em cada categoria de análise, de modo a revelar o universo de informações que representa o que os sujeitos consideram como competência de aprender a aprender. Na categoria compreensão da competência de aprender a aprender, nove subcategorias foram formadas: lidar com o diferente/com o novo; aprender a qualquer hora e em qualquer lugar/aprendizado contínuo; poder mudar/ adequar-se a diversas situações (ao contexto); desaprender; saber ouvir; consciência do processo de aprendizagem; ter autonomia; autodesenvolvimento e transformar conhecimentos em práticas. Os sujeitos consideram os seguintes aspectos dessa competência que contribuem para o trabalho na organização: melhorar os resultados da organização; melhorar o atendimento ao cliente; criar conhecimento na empresa; desenvolver-se pessoalmente e profissionalmente; desenvolver atitudes que favoreçam o trabalho; desenvolver habilidades que favoreçam o trabalho; lidar com a complexidade do trabalho; lidar com mudanças no trabalho; lidar com o novo no trabalho; melhorar a análise do contexto e lidar melhor com demandas e problemas. Os sujeitos consideram que os seguintes aspectos são importantes para o desenvolvimento dessa competência no trabalho: oportunidades de aprendizagem; ambiente; educação corporativa mais abrangente; possibilidade de lidar melhor com informações e atitudes e habilidades diversas. Entre as atitudes e comportamentos que revelam o indivíduo que possui a competência antes, durante e depois do curso que os sujeitos ministram destacam-se: ter interesse em aprender; ter vontade de aprender; participar; ter flexibilidade para ouvir e aceitar novas idéias; ter capacidade de reposicionar-se; modificar idéias e comportamentos e, por meio dessas modificações, melhorar relações cotidianas. Pela grande diversidade de respostas inferiu-se que, embora essa competência seja considerada fundamental pela maioria dos sujeitos, há uma compreensão muito variada do que ela significa. Uma maior representação do significado dessa competência compartilhada, na cultura da organização, contribuiria para o seu desenvolvimento entre os funcionários da organização.Florianópolis, SCZanelli, Jose CarlosUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Daniele Montechi dos Santos2012-10-22T19:43:22Z2012-10-22T19:43:22Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 129 f.| tabs.application/pdf225999http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89348porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T01:07:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89348Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:07:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção da competência de aprender a aprender de planejadores e educadores de um curso em uma universidade corporativa
title Percepção da competência de aprender a aprender de planejadores e educadores de um curso em uma universidade corporativa
spellingShingle Percepção da competência de aprender a aprender de planejadores e educadores de um curso em uma universidade corporativa
Rosa, Daniele Montechi dos Santos
Psicologia
Educação corporativa
Competencia
(Autoridade legal)
title_short Percepção da competência de aprender a aprender de planejadores e educadores de um curso em uma universidade corporativa
title_full Percepção da competência de aprender a aprender de planejadores e educadores de um curso em uma universidade corporativa
title_fullStr Percepção da competência de aprender a aprender de planejadores e educadores de um curso em uma universidade corporativa
title_full_unstemmed Percepção da competência de aprender a aprender de planejadores e educadores de um curso em uma universidade corporativa
title_sort Percepção da competência de aprender a aprender de planejadores e educadores de um curso em uma universidade corporativa
author Rosa, Daniele Montechi dos Santos
author_facet Rosa, Daniele Montechi dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanelli, Jose Carlos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Daniele Montechi dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Educação corporativa
Competencia
(Autoridade legal)
topic Psicologia
Educação corporativa
Competencia
(Autoridade legal)
description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T19:43:22Z
2012-10-22T19:43:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 225999
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89348
identifier_str_mv 225999
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 129 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652341171191808