Modelo contínuo para desenho de rede de transporte público por ônibus: aplicação à cidade de Londrina/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dellaroza, Luiz Felipe Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221301
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2021.
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spelling Modelo contínuo para desenho de rede de transporte público por ônibus: aplicação à cidade de Londrina/PREngenharia de transportesTransporte coletivoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2021.Os sistemas de transportes coletivos por ônibus são comuns nas cidades brasileiras. Porém, esta alternativa tem se mostrado ineficiente para o atendimento aos passageiros o que provoca a substituição por modos de transportes mais convenientes. Esse fato é comprovado pela redução no número de passageiros transportados por esses sistemas nos últimos anos. Entre as causas da ineficiência desses sistemas está a desorganização dos itinerários devido à falta de revisão do desenho das redes. Os modelos contínuos têm a finalidade de simplificar o desenho de sistemas de transporte público, sendo uma alternativa para o desenho das redes. Esse trabalho usa o modelo de Daganzo (2010) para o desenho de uma nova estrutura de linhas para o sistema de ônibus urbano do município de Londrina-PR. É objetivo dessa pesquisa avaliar a aplicação desse modelo, a partir, da verificação de indicadores relacionados ao nível de serviço prestado aos passageiros e custos para prestação do serviço. Os resultados da aplicação do modelo de Daganzo (2010) em Londrina mostram que foi necessário alterar variáveis calculadas no modelo para que esse fosse adaptado ao viário. Em relação aos indicadores o modelo reduz o número de veículos da frota, número de paradas, extensão de itinerários e quilometragem mensal percorrida. Quanto ao nível de serviço prestado aos passageiros e a organização do sistema é possível verificar que o modelo de Daganzo reduz a sobreposição de itinerários e diminui o número de linhas o que possibilita ampliar e uniformizar a frequência de atendimento para toda a área urbana. Portanto, o modelo pode ser uma alterativa para gerar um sistema de transporte competitivo em comparação com o existente.Abstract: Public bus transport systems are common in Brazilian cities. However, this alternative has been inefficient for serving passengers, which causes the substitution for more convenient modes. This fact is confirmed by the reduction in the number of passengers transported by these systems in recent years. Among the causes of the inefficiency of these systems is the disorganization of the itineraries due to the lack of revision of the network design. Continuous models are intended to simplify the design of public transport systems, being an alternative for the design of networks. This work uses the Daganzo (2010) model to design a new route structure for the urban bus system in the city of Londrina-PR. The objective of this research is to evaluate the application of this model, based on the verification of indicators related to the level of service provided to passengers and costs for providing the service. The results of the application of the Daganzo (2010) model in Londrina show that it was necessary to change variables calculated in the model so that it could be adapted to the Londrina road network. Regarding the indicators, the model reduces the number of vehicles in the fleet, the number of stops, length of itineraries and monthly kilometrage traveled. About the level of service provided to passengers and the organization of the system, it is possible to verify that the Daganzo model reduces the overlapping of routes and reduces the total number of routes, which makes it possible to expand and standardize the frequency of service for the entire urban area. Therefore, the model can be an alternative to generate a competitive transport system compared to the existing one.Coelho, Alexandre HeringMüller, Eduardo RauhUniversidade Federal de Santa CatarinaDellaroza, Luiz Felipe Gomes2021-03-22T13:55:31Z2021-03-22T13:55:31Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 p.| il., gráfs.application/pdf371272https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221301porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T13:55:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221301Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-22T13:55:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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