Uma ontologia para interoperabilidade semântica do sistema de avaliação da educação básica (SAEB)
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160743 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2015 |
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Uma ontologia para interoperabilidade semântica do sistema de avaliação da educação básica (SAEB)Processamento eletronico de dados em linhaOntologias (Sistema de recuperação da informação)Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2015Os processos avaliativos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), têm sido utilizados como instrumentos-diagnósticos que subsidiam o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a melhoria do sistema educacional. Como forma de aprimoramento a esses instrumentos de avaliação, e redução de inconsistências semântico-tecnológicas verificadas, é proposta nesta dissertação uma ontologia, denominada de "OntoSAEB", que visa fundamentar a elaboração de um vocabulário comum para subsídio à concepção e revisão de itens (questões) e disseminação dos resultados, de forma que sejam legíveis e compreendidos por máquina, e agregados a informações de contexto. Dois (2) momentos foram basilares na consecução desta ontologia: 1) quando do processo de produção desses itens, garantiu-se o acesso integrado dos relacionamentos entre os conceitos dos Descritores, Habilidades e Eixos Estruturantes das Matrizes de Referência do SAEB ao vocabulário controlado "Thesaurus Brasileiro da Educação (BRASED)"; 2) decorrida a produção dos itens e já no momento de revisão técnico-pedagógica, demonstrou-se a interoperabilidade entre os conceitos e/ou processos/atividades e desses para os indivíduos concretos presentes nas fontes de dados, que, para este trabalho de pesquisa, são os itens armazenados em um Banco Nacional de Itens (BNI). Esta ontologia se consolida por meio dos relacionamentos semânticos para uma futura padronização de vocabulário. Como contribuição, ela é útil como base para consulta e desenvolvimento de outras abordagens e/ou novos sistemas de avaliação, uma vez que é "aberta" à incorporação e/ou integração de novas ontologias que complementem seus conceitos e/ou processos/atividades de fundamentação. A OntoSAEB é subsidiada por informações de contexto (visuais) padronizadas para o processo de elaboração e revisão dos itens de avaliação do SAEB, buscando-se termos similares em fonte de dados especializada na área de educação (Thesaurus BRASED).<br>Abstract : The evaluation processes of the "Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)", conducted by the "Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)", have been used as diagnostic tools, which support the development of public policies to improve the educational system. As a way of improving these evaluation instruments, and reducing inconsistencies semantic-technology verified, is proposed in this Master´s Thesis an ontology, called "OntoSAEB", which aims to support the development of a common vocabulary for providing the design and review of items (questions) and dissemination of results, so they are readable and understood by machine, and aggregated the context information. Two (2) moments were fundamental in achieving this ontology: 1) when items are produced, it was guaranteed an integrated access of relationships belonging to concepts of Descriptors, Abilities and Structural Axes of Matrixes of Reference of the SAEB with the controlled vocabulary "Thesaurus Brasileiro da Educação (BRASED)"; 2) one items are produced and are under review, we demonstrate the interoperability between concepts and/or processes/ activities and from these concepts to specific individuals present in the data sources, which, in the case, are items stored in a "Banco Nacional de Itens (BNI)". This ontology is consolidated by semantic relationships for future standardization of a vocabulary. As a contribution, it is useful as a basis for consultation and development of other approaches and/or new assessment systems, given that OntoSAEB is "open" to the development and/or integration of new ontologies that complement its concepts and/or processes/activities of foundation. The OntoSAEB is subsidized by context information (visual) standardized to the process of drafting and revision of assessment items of the SAEB, searching for similar terms in data source specialized in the area of education (Thesaurus BRASED).Mello, Ronaldo dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaCorreia, Leonardo Ruas2016-04-19T04:15:45Z2016-04-19T04:15:45Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis366 p.| il., grafs., tabs.application/pdf337943https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160743porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T04:15:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160743Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T04:15:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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