Conversor com transferência de energia sem fio para carregadores de bateria de veículos elétricos
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216482 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2020. |
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Conversor com transferência de energia sem fio para carregadores de bateria de veículos elétricosEngenharia elétricaEnergiaBateriasVeículos elétricosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2020.Um dos maiores desafios para a completa popularização dos veículos elétricos é a busca por soluções mais convenientes para os carregadores de baterias. A transferência de energia sem fio por acoplamento indutivo surge como uma tecnologia promissora por tornar o processo de carga das baterias mais conveniente e seguro para os usuários, além de permitir o carregamento dinâmico das baterias. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta o estudo, análise, projeto e implementação de um conversor para carregadores de bateria sem fio. O trabalho se inicia com o estudo dos principais métodos de carregamento de baterias para veículos elétricos e, posteriormente, das diferentes tecnologias usadas em transferência de energia sem fio. É demonstrada a necessidade das redes de compensação de reativos para os sistemas com indutores fracamente acoplados, sendo analisada a topologia Série-série. São analisados o inversor de alta frequência e o retificador, os quais são necessários para o processamento de energia entre duas fontes de corrente contínua. Este primeiro opera com modulação Phase-shift de modo a emular uma fonte sinusoidal de alta frequência. Através de analises matemáticas são obtidas equações para dimensionar os componentes do sistema. É utilizado o Método da Transformada de Laplace com Variável Modulada para obtenção do modelo dinâmico orientado ao controle do conversor. É realizado o projeto e implementação prática do conversor para carregadores de baterias por acoplamento indutivo. O funcionamento estático e dinâmico do conversor foi analisado através de ensaios de laboratório com carga resistiva, onde obteve-se uma eficiência global máxima de 93,98% para transferência de energia a uma distância de 15 cm.Abstract: One of the biggest challenges for the complete popularization of electric vehicles is the research for more convenient solutions for battery chargers. Inductive coupling wireless battery chargers appears as a promising technology for making the battery charging process more convenient and safe for users, and for allowing the dynamic battery charging. In this context, the present work presents the study, analysis, design and implementation of a converter for wireless battery chargers. The work begins with the study of the main methods of batteries charging for electric vehicles and of the different technologies used in wireless energy transfer. The need for reactive compensation networks for loosely coupled inductors systems is demonstrated, and the Series-Series topology is analyzed. The high frequency inverter and the rectifier are presented, which are necessary for the processing of energy between two direct current sources. This first operates with Phase-shift modulation in order to emulate a high frequency sinusoidal source. Through mathematical analysis, equations are obtained to dimension the components of the system. The Modulated Variable Laplace Transform is used to obtain the dynamic model oriented to the converter control. The design and practical implementation of the converter for battery chargers by inductive coupling is carried out. The static and dynamic functioning of the converter was analyzed through laboratory tests with resistive load, which obtained a maximum global efficiency of 93.98% for energy transfer at a distance of 15 cm.Barbi, IvoUniversidade Federal de Santa CatarinaCarneiro, Filipe Tavares2020-10-21T21:30:25Z2020-10-21T21:30:25Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis177 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf370350https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216482porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:30:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216482Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:30:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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