As mulheres no mercado de trabalho audiovisual brasileiro: um olhar pela ótica da economia feminista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Badofszky, Vivian Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248211
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Economia.
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spelling As mulheres no mercado de trabalho audiovisual brasileiro: um olhar pela ótica da economia feministaEconomia CriativaEconomia FeministaCinema e AudiovisualMercado de trabalhoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Economia.A diminuição da desigualdade de gênero é um dos principais desafios socioeconômicos enfrentados no mundo. O estudo e compreensão dos problemas que a englobam, é o primeiro passo na construção de estratégias para erradicá-la. A Economia Criativa, da qual o cinema e o audiovisual fazem parte, não foge dessa realidade de exclusão. Nas relações de trabalho, o obstáculo da segregação ocupacional por gênero dificulta a entrada e permanência de mulheres, assim como sua ascensão para cargos de poder dessa indústria tão abrangente. Promover a visibilidade, assim como valorizar as profissionais da área, cria espaços para que essas mulheres falem de suas trajetórias artísticas e profissionais, tornando possível a reflexão dos ambientes de trabalho e a sociedade. O presente trabalho discute o contexto, causas, efeitos e esforços de minimização da desigualdade de gênero, analisando a segregação ocupacional, horizontal e vertical, do mercado de trabalho da indústria audiovisual. O estudo ainda contribui, principalmente, apresentando uma análise de dados e revisão bibliográfica no tema, a fim de criar arcabouços para futuras políticas públicas. Os dados utilizados para o estudo foram retirados da Relação Anual de Informações Socais (RAIS) e da Receita da Fazenda, relativos aos anos de 2003 a 2023, no Brasil.The reduction of gender inequality is one of the main socioeconomic challenges faced in the world. The study and understanding of the problems that encompass it, is the first step in building strategies to eradicate it. The Creative Economy, of which cinema and audiovisual are part, does not escape this reality of exclusion. In labor relations, the obstacle of occupational segregation by gender, makes it difficult for women to enter and remain, as well as their rise to positions of power, in this wide-ranging industry. Promote visibility, as well as valuing professionals in the area, creates spaces for these women to talk about their artistic and professional trajectories, making it possible to reflect on work environments and society. The present work discusses the context, causes, effects and efforts to minimize gender inequality, analyzing the occupational segregation, horizontal and vertical, of the job market in the audiovisual industry. The study also contributes, mainly, by presenting a data analysis and bibliographical review on the subject in order to create future public policies. The data used for the study were taken from the Brazilian annual list of social information - RAIS - and the Revenue Service, relating to the years 2003 to 2023, in Brazil.Florianópolis, SC.Catela, Eva Yamila Amanda da SilvaUniversidade Federal de Santa Catarina.Badofszky, Vivian Rocha2023-07-06T16:56:01Z2023-07-06T16:56:01Z2023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248211Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-06T16:56:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248211Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-06T16:56:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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