Ciberateísmo: sátira e humor na personagem do pastor Adélio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Patrícia Leonor
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177782
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2017.
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spelling Ciberateísmo: sátira e humor na personagem do pastor AdélioLiteraturaCiberespaçoHumorismoRisoSátiraCristianismo e ateísmoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2017.A presente dissertação de mestrado trata da identificação das brechas, confins e paradigmas encontrados no texto bíblico e que servem de fundamento para o discurso da personagem do Pastor Adélio para suscitar o humor, a sátira e a ironia. A dissertação está dividida em três capítulos, o primeiro traz a apresentação da personagem objeto de pesquisa, e considerações sobre o ambiente virtual em que ela está inserida, assim fala-se em Internet, Ciberespaço, Ciberteologia, Ciberateísmo. O segundo capítulo é teórico, fala-se do humor, do riso no cristianismo e no humor no Brasil, caminha pelos estudiosos do riso e do humor, como Aristóteles, Prop, Bergson, Bakhtin, Minois, Saliba, entre outros, com eles traça-se um diálogo com o discurso da personagem do Pastor Adélio. No terceiro e último capítulo tens o capítulo teórico metodológico, em que se apresentam os conceitos de Ironia, Sátira. Para tratar do riso no cristianismo optou-se por uma metodologia que pudesse dar conta de identificar o tipo de humor apresentado pela personagem do Pastor Adélio, seus limites e intersecções com o sagrado cristão e o humor. Assim, estabeleceu-se como critério metodológico usar a definição de paradigma desenvolvia na obra Signatura Rerun, de Giorgio Agamben, e a definição desenvolvida em artigo intitulado Em Nomes de lugar: confim de Massimo Cacciari. Apresenta-se nesse capítulo uma análise nas falas da personagem à luz do conceito de confim, soleira, entrelugar, para identificar no discurso as ?brechas? encontradas pelo humorista nos textos bíblicos, bem como no contexto sócio-político-religioso da atualidade brasileira identificando as formas humorísticas utilizadas.<br>Abstract : The present Master thesis deals with the identification of gaps, limits and paradigms founds in the speech of the character of Adélio Pastor to raise the humor, satire, and irony. The dissertation is divided in three chapters, the first brings the presentation of character search object, and considerations about the virtual environment in which it is inserted, so there`s talk about Internet, Cyberspace, Ciberteologia, Ciberateísmo. The second chapter is theoritical, there`s talk about humor, laughter n Christianity and in the mood in Brazil, through the scholars of laughter and humor, like Aristotle, Prop, Bergson, Bakhtin, Minois, Saliba, among others, with they construct a dialogue with the speech of the character of Adélio Pastor. The third and last chapter is has the theoretical methodological chapter, which preents the concepts of Irony, Satire. To talk about laugh in Christianity, it was chosen a methodology that could handle to identify the type of humor presented by the character of the Adélio Pastor, their limits and intersections with the holy Christian and the humor. So, it was established as a itself as methodological criterion using the definition of paradigm developed at work Signature Rerun, by Giorgio Agamben, and the definition developed in article entilled Nomi di luogo: confine by Massimo Cacciari. This chapter prsents an analysis in the lines of the character in the light of the concept alborder, threshold, between place, to identify the speech found by the humorist "gaps" in the biblical texts, as well as in the socio-politico-religious of the Brazilian currently identifying the humorous forms used.Oliveira, Salma Ferraz de Azevedo deUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Patrícia Leonor2017-07-25T04:11:32Z2017-07-25T04:11:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis173 p.| il.application/pdf347084https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177782porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-25T04:11:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177782Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-25T04:11:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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