Técnicas de SEO on-page como diferencial de desempenho para sites de e-commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laurindo, Ana Karol Spricigo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253639
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2023.
id UFSC_1b44519fd80c27791bc1ce96d51692ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253639
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Técnicas de SEO on-page como diferencial de desempenho para sites de e-commerceTecnologias da informação e comunicaçãoArquitetura de informaçãoSites da WebComércio eletrônicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2023.A expansão da internet e a quantidade de dados disponíveis online tornam cada vez mais necessário entregar resultados de pesquisa na web de maneira rápida, segura e de alta qualidade. Empresas como Google, Yahoo e Bing, que desenvolvem ferramentas de busca, investem em tecnologias para melhorar a apresentação desses resultados aos usuários, influenciando assim, suas decisões e comportamentos de compra. Essa demanda levou à necessidade de encontrar formas de filtrar o conteúdo da web, dando origem ao Search Engine Optimization (SEO). Por meio de técnicas sofisticadas, o SEO possibilita a avaliação dos requisitos necessários para a apresentação de conteúdos com qualidade e veracidade. Esta dissertação visa analisar as técnicas de SEO on-page aplicadas nos principais sites de varejo de comércio eletrônico, conforme classificado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Para isso, foi realizada uma Busca Sistemática da Literatura para analisar pesquisas existentes e, assim, construir o portfólio final, onde tem-se as principais tags de Linguagem de Marcação de HiperTexto (HTML) elencadas pelos autores selecionados que compõem o portfólio final. Para remoção das tags das páginas, foi desenvolvido um web scraping, onde foi visitado a página principal do e-commerce e verificado se a tag era usada ou não. Desta forma, foi possível avaliar se os fatores de SEO onpage encontrados estão em conformidade com os fatores apontados pelos autores do portfólio, e assim, analisar se essa aplicação pode contribuir para o bom desempenho dos sites de e-commerce investigados nos motores de pesquisa.Abstract: The expansion of the internet and the amount of data available online make it increasingly chal-lenging to deliver web search results quickly, securely and with high quality. Companies such as Google, Yahoo and Bing, which develop search tools, invest in technologies to improve the presentation of these results to users, thus influencing their decisions and purchasing behaviors. This demand led to the need to find ways to filter web content, giving rise to Search Engine Optimization (SEO). Through sophisticated techniques, SEO makes it possible to evaluate the requirements necessary to present content with quality and veracity. This dissertation aims to analyze the on-page SEO techniques applied on the main e-commerce retail websites, as classi-fied by the Brazilian Society of Retail and Consumption (SBVC). To this end, a Systematic Literature Search was carried out to analyze existing research, and thus, build the final portfolio containing the main HyperText Markup Language (HTML) tags listed by the selected authors that make it up. To extract the tags from the pages, a web scraping solution was developed, where the main e-commerce page was visited and it was checked whether the tag was used or not. In this way, it was possible to evaluate whether the on-page SEO factors found were in accordance with the factors pointed out by the portfolio authors, and thus, analyze whether this application can contribute to the good performance of e-commerce sites investigated in search engines.Trierweiller, Andréa CristinaUniversidade Federal de Santa CatarinaLaurindo, Ana Karol Spricigo2023-12-20T23:30:16Z2023-12-20T23:30:16Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 p.| tabs.application/pdf385525https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253639porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T23:30:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253639Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-20T23:30:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Técnicas de SEO on-page como diferencial de desempenho para sites de e-commerce
title Técnicas de SEO on-page como diferencial de desempenho para sites de e-commerce
spellingShingle Técnicas de SEO on-page como diferencial de desempenho para sites de e-commerce
Laurindo, Ana Karol Spricigo
Tecnologias da informação e comunicação
Arquitetura de informação
Sites da Web
Comércio eletrônico
title_short Técnicas de SEO on-page como diferencial de desempenho para sites de e-commerce
title_full Técnicas de SEO on-page como diferencial de desempenho para sites de e-commerce
title_fullStr Técnicas de SEO on-page como diferencial de desempenho para sites de e-commerce
title_full_unstemmed Técnicas de SEO on-page como diferencial de desempenho para sites de e-commerce
title_sort Técnicas de SEO on-page como diferencial de desempenho para sites de e-commerce
author Laurindo, Ana Karol Spricigo
author_facet Laurindo, Ana Karol Spricigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trierweiller, Andréa Cristina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Laurindo, Ana Karol Spricigo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Arquitetura de informação
Sites da Web
Comércio eletrônico
topic Tecnologias da informação e comunicação
Arquitetura de informação
Sites da Web
Comércio eletrônico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20T23:30:16Z
2023-12-20T23:30:16Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 385525
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253639
identifier_str_mv 385525
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 p.| tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652244564836352