A phronêsis (prudência) como condição necessária para realização da eudaimonia (felicidade)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ianna Cerqueira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158373
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2014.
id UFSC_1b55c4be1830b6b049e94581455cf618
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158373
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A phronêsis (prudência) como condição necessária para realização da eudaimonia (felicidade)FilosofiaFelicidadeVirtudesPrudenciaSabedoriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2014.Esta pesquisa tem como foco o tratamento da phronêsis como condição necessária para a eudaimonia, para isto recorremos à teoria das virtudes apresentada na Ética a Nicômaco pelo filósofo Aristóteles. Nesta obra, Aristóteles centraliza discussões sobre a ética em bases gerais que legitimam o agir humano como uma busca pelo bem supremo (felicidade). A felicidade (eudaimonia) é o fim que visamos em tudo que fazemos. Segundo Aristóteles, a felicidade só pode ser alcançada a partir da prática de ações virtuosas, sendo firmadas em princípios racionais, portanto, somente ao homem é dada a condição de ser feliz. A teoria aristotélica é centrada na prática de atos que podem ser vistos como virtuosos ou não, ou seja, o agir humano é que determina a nossa condição de ser virtuoso. Ser virtuoso consiste em saber encontrar o justo equilíbrio (meio termo) nas ações que realizamos nas diferentes circunstâncias, é estar em equilíbrio entre o excesso e a escassez. Para isso, o agente precisa saber deliberar sobre a melhor ação. É neste sentido que a prudência (virtude intelectual) age junto com a razão para que o indivíduo não somente delibere, mas, delibere bem, ou melhor, acertadamente. Este é o homem prudente, que sabe usar bem a deliberação; ele compreende que a realização da eudaimonia ocorre por meio da utilização das virtudes tanto as ligadas à sabedoria prática quanto às filosóficas. Desse modo, o homem prudente sempre busca os meios justos e a equidade, e tem satisfação em realizar ações corretas. Por isso, a prudência é condição necessária para a eudaimonia; é através dela que realizamos a boa ação, justamente por esta virtude ser ligada ao bem agir.<br>Abstract : This research focuses on the treatment of phronesis as a necessary condition for eudaimonia, for this we use the theory of the virtues presented in the Nicomachean Ethics by philosopher Aristotle. In this work, Aristotle centers discussions on ethics in general basis that legitimize the human act as a search for the highest good (happiness). Happiness (eudaimonia) is the end order that we aim in everything we do. According to Aristotle, happiness can only be achieved from the practice of virtuous actions, and signed on rational principles, therefore, only the man is given the condition of being happy. The Aristotelian theory is centered on acts that can be seen as virtuous or not, that is, human activity is what determines our condition of being virtuous. Being virtuous is to know how to find the right balance (middle) in the actions we take in different circumstances, is to be in balance between excess and scarcity. For this, the agent needs to know to decide on the best action. It is this sense that prudence (intellectual virtue) acts along with the reason for the individual to not only act, but act well, or better, rightly. This is the wise man who knows how to use well the resolution; he understands that the implementation of eudaimonia occurs through the use of virtues both linked to wisdom practice as philosophical. Thus, the wise man always seeks the righteous means and equity, and is pleased to perform right actions. Therefore, prudence is necessary for eudaimonia, through it we do the good deed, precisely for this reason be connected to the act as well.Luz, Alexandre MeyerSilva, Christiani Margareth de Menezes eUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Ianna Cerqueira2016-01-15T14:40:48Z2016-01-15T14:40:48Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf336680https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158373porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:00:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158373Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:00:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A phronêsis (prudência) como condição necessária para realização da eudaimonia (felicidade)
title A phronêsis (prudência) como condição necessária para realização da eudaimonia (felicidade)
spellingShingle A phronêsis (prudência) como condição necessária para realização da eudaimonia (felicidade)
Santos, Ianna Cerqueira
Filosofia
Felicidade
Virtudes
Prudencia
Sabedoria
title_short A phronêsis (prudência) como condição necessária para realização da eudaimonia (felicidade)
title_full A phronêsis (prudência) como condição necessária para realização da eudaimonia (felicidade)
title_fullStr A phronêsis (prudência) como condição necessária para realização da eudaimonia (felicidade)
title_full_unstemmed A phronêsis (prudência) como condição necessária para realização da eudaimonia (felicidade)
title_sort A phronêsis (prudência) como condição necessária para realização da eudaimonia (felicidade)
author Santos, Ianna Cerqueira
author_facet Santos, Ianna Cerqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luz, Alexandre Meyer
Silva, Christiani Margareth de Menezes e
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ianna Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Felicidade
Virtudes
Prudencia
Sabedoria
topic Filosofia
Felicidade
Virtudes
Prudencia
Sabedoria
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-01-15T14:40:48Z
2016-01-15T14:40:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 336680
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158373
identifier_str_mv 336680
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652363298242560