Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Rodrigo Flores
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85056
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
id UFSC_1bb121d30e030a9f47594e50cef2436b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85056
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC)Educação físicaRelações humanasComunidade -DesenvolvimentoSão José (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.A participação e o envolvimento com atividades extracurriculares, como as atividades de lazer, recreacionais ou esportivas têm se tornado um tópico de importância no que se refere às oportunidades referentes às políticas públicas. Nesse sentido o objetivo desse estudo é avaliar o impacto do Projeto Esporte Escolar no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José (SC). Partindo de uma perspectiva bioecológica proposta por Bronfenbrenner e Morris (1998), a avaliação que se pretende neste estudo, evidenciará uma análise das atividades e relações experienciadas no microssistema Projeto Esporte Escolar e uma análise da rede social que se forma a partir de sua implantação. Foi utilizado um referencial teórico-metodológico descrito por Cecconello e Koller (2003), denominado de Inserção Ecológica. Durante a investigação, os processos proximais que ocorreram, foram verificados por meio de dois instrumentos: (a) um anedotário para o registro das conversas informais e das observações e (b) entrevistas. Os participantes identificados para este estudo fazem parte de quatro unidades ambientais, onde as crianças aparecem como participantes centrais da avaliação. Dentre todos os participantes referentes às unidades ambientais mencionadas, foram entrevistadas quarenta e quatro (44) crianças com idade entre 10 e 13 anos inscritas no Projeto Esporte Escolar ; nove (9) famílias, sete (7) professores da escola, duas (2) diretoras e uma (1) supervisora. A partir das informações coletadas foi delineado o mapa ecológico referente ao macrossistema do estudo, que segundo Krebs (2001) representa a dinâmica da rede social da comunidade. Como resultados deste estudo é possível ressaltar os seguintes pontos: (A) Os processos proximais efetivados em função das atividades experienciadas e das características pessoais, desencadearam uma força para que as crianças permanecessem engajadas no Projeto, além de uma maior participação em atividades físicas em outros locais da comunidade; (B) os processos proximais ocorridos em função da aquisição de experiências, conhecimentos e habilidades no contexto do Projeto Esporte Escolar geraram mudanças nas relações das crianças com os membros das famílias, e também novas oportunidades de relacionamentos entre os pares; (C) o Projeto Esporte Escolar tem potencial para instigar o desenvolvimento não apenas das crianças diretamente envolvidas no projeto, mas também de seus familiares e das outras crianças da comunidade que com elas interagem a partir da participação em atividades físicas em outros ambientes e; (D) o impacto do Projeto Esporte Escolar a partir da interação entre, Professores e pais que participaram ativamente das atividades gerou a possibilidade de um trânsito maior de informações entre os ambientes em que a criança participa. Finalmente, pode-se considerar que o impacto de um projeto está relacionado à maneira como os responsáveis se inserem nas comunidades, para que a partir dessas interações ocorra uma transformação em benefício dos participantes.Florianópolis, SCNasser, John PeterUniversidade Federal de Santa CatarinaSartori, Rodrigo Flores2012-10-20T14:57:03Z2012-10-20T14:57:03Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 f.| il.application/pdf199753http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85056porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T01:28:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85056Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T01:28:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC)
title Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC)
spellingShingle Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC)
Sartori, Rodrigo Flores
Educação física
Relações humanas
Comunidade -
Desenvolvimento
São José (SC)
title_short Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC)
title_full Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC)
title_fullStr Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC)
title_full_unstemmed Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC)
title_sort Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC)
author Sartori, Rodrigo Flores
author_facet Sartori, Rodrigo Flores
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nasser, John Peter
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Rodrigo Flores
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Relações humanas
Comunidade -
Desenvolvimento
São José (SC)
topic Educação física
Relações humanas
Comunidade -
Desenvolvimento
São José (SC)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T14:57:03Z
2012-10-20T14:57:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 199753
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85056
identifier_str_mv 199753
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651965203218432