Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85056 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
id |
UFSC_1bb121d30e030a9f47594e50cef2436b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85056 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC)Educação físicaRelações humanasComunidade -DesenvolvimentoSão José (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.A participação e o envolvimento com atividades extracurriculares, como as atividades de lazer, recreacionais ou esportivas têm se tornado um tópico de importância no que se refere às oportunidades referentes às políticas públicas. Nesse sentido o objetivo desse estudo é avaliar o impacto do Projeto Esporte Escolar no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José (SC). Partindo de uma perspectiva bioecológica proposta por Bronfenbrenner e Morris (1998), a avaliação que se pretende neste estudo, evidenciará uma análise das atividades e relações experienciadas no microssistema Projeto Esporte Escolar e uma análise da rede social que se forma a partir de sua implantação. Foi utilizado um referencial teórico-metodológico descrito por Cecconello e Koller (2003), denominado de Inserção Ecológica. Durante a investigação, os processos proximais que ocorreram, foram verificados por meio de dois instrumentos: (a) um anedotário para o registro das conversas informais e das observações e (b) entrevistas. Os participantes identificados para este estudo fazem parte de quatro unidades ambientais, onde as crianças aparecem como participantes centrais da avaliação. Dentre todos os participantes referentes às unidades ambientais mencionadas, foram entrevistadas quarenta e quatro (44) crianças com idade entre 10 e 13 anos inscritas no Projeto Esporte Escolar ; nove (9) famílias, sete (7) professores da escola, duas (2) diretoras e uma (1) supervisora. A partir das informações coletadas foi delineado o mapa ecológico referente ao macrossistema do estudo, que segundo Krebs (2001) representa a dinâmica da rede social da comunidade. Como resultados deste estudo é possível ressaltar os seguintes pontos: (A) Os processos proximais efetivados em função das atividades experienciadas e das características pessoais, desencadearam uma força para que as crianças permanecessem engajadas no Projeto, além de uma maior participação em atividades físicas em outros locais da comunidade; (B) os processos proximais ocorridos em função da aquisição de experiências, conhecimentos e habilidades no contexto do Projeto Esporte Escolar geraram mudanças nas relações das crianças com os membros das famílias, e também novas oportunidades de relacionamentos entre os pares; (C) o Projeto Esporte Escolar tem potencial para instigar o desenvolvimento não apenas das crianças diretamente envolvidas no projeto, mas também de seus familiares e das outras crianças da comunidade que com elas interagem a partir da participação em atividades físicas em outros ambientes e; (D) o impacto do Projeto Esporte Escolar a partir da interação entre, Professores e pais que participaram ativamente das atividades gerou a possibilidade de um trânsito maior de informações entre os ambientes em que a criança participa. Finalmente, pode-se considerar que o impacto de um projeto está relacionado à maneira como os responsáveis se inserem nas comunidades, para que a partir dessas interações ocorra uma transformação em benefício dos participantes.Florianópolis, SCNasser, John PeterUniversidade Federal de Santa CatarinaSartori, Rodrigo Flores2012-10-20T14:57:03Z2012-10-20T14:57:03Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 f.| il.application/pdf199753http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85056porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T01:28:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85056Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T01:28:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC) |
title |
Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC) |
spellingShingle |
Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC) Sartori, Rodrigo Flores Educação física Relações humanas Comunidade - Desenvolvimento São José (SC) |
title_short |
Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC) |
title_full |
Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC) |
title_fullStr |
Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC) |
title_full_unstemmed |
Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC) |
title_sort |
Projeto esporte escolar e o impacto no desenvolvimento de seus participantes em uma comunidade de São José ( SC) |
author |
Sartori, Rodrigo Flores |
author_facet |
Sartori, Rodrigo Flores |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nasser, John Peter Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Rodrigo Flores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Relações humanas Comunidade - Desenvolvimento São José (SC) |
topic |
Educação física Relações humanas Comunidade - Desenvolvimento São José (SC) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T14:57:03Z 2012-10-20T14:57:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
199753 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85056 |
identifier_str_mv |
199753 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
144 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651965203218432 |