OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: DELINEAMENTO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO PARA CONSTRUÇÃO DE UM MAPA ESTRATÉGICO PARA PROGRAMAS STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO EM IES DO ESTADO BRASILEIRO DO PARANÁ
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35852 |
Resumo: | Este estudo lança um olhar sobre a demanda cada vez maior por cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil, se faz necessária uma ampliação desse tipo de programa, para tanto essa expansão deve esta em sintonia com as ultimas três décadas onde foram consolidadas estruturas bem definidas e criteriosas de avaliação para esse tipo de programa. Essa artigo tem por objetivo delinear essa rede de indicadores de desempenho estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), definindo um mapa estratégico na tentativa de viabilizar de forma sustentável a progressão dos programas de pós-graduação stricto sensu em administração, contabilidade e turismo do estado brasileiro do Paraná. Para tanto, procedeu-se uma pesquisa em oito programas reconhecidos e recomendados pela CAPES.Utilizando o método de estudo qualitativo, a pesquisa pode se caracterizar como um estudo descritivo, exploratório, onde foi possível evidenciar com a maior exatidão possível os fatos e fenômenos da situação em estudo.Como resultado foi possível chegar aos indicadores e a construção de um sistema de informação estruturado para gerenciar todo o processo de acompanhamento e gestão dos indicadores utilizando ferramenta de tecnologia da informação. |
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