Uma abordagem para avaliação de originalidade de design de interface de usuário de aplicativos móveis utilizando técnicas de inteligência artificial para a educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Angélica Siqueira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247288
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2022.
id UFSC_1bc6fc636eceec9027c3dc84995f92c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/247288
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma abordagem para avaliação de originalidade de design de interface de usuário de aplicativos móveis utilizando técnicas de inteligência artificial para a educação básicaComputaçãoCriatividadeOriginalidadeAplicativos móveisInteligência artificialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2022.Com o avanço da tecnologia no século XXI, é necessária uma adaptação da população ao novo modo de se viver, seja no trabalho ou na sua vida pessoal e convivência em sociedade. Isto faz com que seja necessário o desenvolvimento de novas habilidades do século XXI. Dentre estas novas habilidades destaca-se a criatividade, especialmente num mundo caracterizado pela automação. A criatividade tem diversas definições, mas em geral é definida como a capacidade de gerar ideias e soluções novas, originais ou surpreendentes. Uma das formas encontradas para estimular a criatividade é ensiná-la por meio da computação já na Educação Básica, como por exemplo na criação de aplicativos móveis utilizando design de interface de usuário (UI) originais, o aluno pode desenvolver criatividade, suas ideias e competências. Porém, se questiona como avaliar a originalidade especificamente em relação ao design de interface de usuário (UI) dos aplicativos móveis sendo criados pelo estudante para acompanhar o progresso da aprendizagem. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de avaliação da originalidade de esqueleto do design de interface de usuário no nível de wireframe de apps Android, desenvolvidos com App Inventor, no contexto de avaliação de criatividade de aprendizagem do aluno na Educação Básica. O modelo desenvolvido possibilita a avaliação da originalidade dos apps desenvolvidos como resultados do processo de aprendizagem de forma automatizada utilizando medidas de similaridade que avaliam a originalidade de aplicativos criados no App Inventor, extraindo cada componente de UI presente nos aplicativos móveis e atribuindo uma nota para seu nível de originalidade. Assim, espera-se contribuir para melhorar a habilidade de criatividade, fornecendo feedback aos alunos e professores no processo de aprendizagem.Abstract: With the advancement of technology in the 21st century, it is necessary for the population to adapt to the new way of living, whether at work or in their personal life and living in society. This makes it necessary to develop new 21st century skills. Among these new skills, creativity stands out, especially in a world characterized by automation. Creativity has several definitions, but in general it is defined as the ability to generate new, original or surprising ideas and solutions. One of the ways found to stimulate creativity is to teach it through computing already in Basic Education, such as in the creation of mobile applications using original user interface (UI) design, the student can develop creativity, their ideas and skills . However, the question is how to assess originality specifically in relation to the user interface (UI) design of mobile applications being created by the student to track learning progress. In this context, the objective of this work is to develop a model for evaluating the skeleton originality of user interface design at the wireframe level of Android apps, developed with App Inventor, in the context of evaluating student learning creativity in Basic Education. The developed model makes it possible to evaluate the originality of the apps developed as a result of the learning process in an automated way using similarity measures that evaluate the originality of apps created in App Inventor, extracting each UI component present in the mobile apps and assigning a grade to its originality level. Thus, it is expected to contribute to improve the ability of creativity, providing feedback to students and teachers in the learning process.Wangenheim, Christiane Anneliese Gresse vonUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Angélica Siqueira de2023-06-28T18:24:22Z2023-06-28T18:24:22Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 p.| il., gráfs.application/pdf380585https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247288porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:24:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247288Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:24:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem para avaliação de originalidade de design de interface de usuário de aplicativos móveis utilizando técnicas de inteligência artificial para a educação básica
title Uma abordagem para avaliação de originalidade de design de interface de usuário de aplicativos móveis utilizando técnicas de inteligência artificial para a educação básica
spellingShingle Uma abordagem para avaliação de originalidade de design de interface de usuário de aplicativos móveis utilizando técnicas de inteligência artificial para a educação básica
Souza, Angélica Siqueira de
Computação
Criatividade
Originalidade
Aplicativos móveis
Inteligência artificial
title_short Uma abordagem para avaliação de originalidade de design de interface de usuário de aplicativos móveis utilizando técnicas de inteligência artificial para a educação básica
title_full Uma abordagem para avaliação de originalidade de design de interface de usuário de aplicativos móveis utilizando técnicas de inteligência artificial para a educação básica
title_fullStr Uma abordagem para avaliação de originalidade de design de interface de usuário de aplicativos móveis utilizando técnicas de inteligência artificial para a educação básica
title_full_unstemmed Uma abordagem para avaliação de originalidade de design de interface de usuário de aplicativos móveis utilizando técnicas de inteligência artificial para a educação básica
title_sort Uma abordagem para avaliação de originalidade de design de interface de usuário de aplicativos móveis utilizando técnicas de inteligência artificial para a educação básica
author Souza, Angélica Siqueira de
author_facet Souza, Angélica Siqueira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wangenheim, Christiane Anneliese Gresse von
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Angélica Siqueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Computação
Criatividade
Originalidade
Aplicativos móveis
Inteligência artificial
topic Computação
Criatividade
Originalidade
Aplicativos móveis
Inteligência artificial
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-28T18:24:22Z
2023-06-28T18:24:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 380585
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247288
identifier_str_mv 380585
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652327155924992