Transposição didática do modelo de Huygens: uma proposta para a física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Ana Carolina Staub de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94370
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010
id UFSC_1be272873ad349d9cebae30f899fff99
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94370
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Transposição didática do modelo de Huygens: uma proposta para a física escolarEducaçãoEducação científica e tecnológicaFísicaEstudo e ensinoHuygens, Principio deTeoria ondulatoria da luzTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010A presente pesquisa de Tese explora os potenciais didáticos do contexto histórico de Huygens para a educação científica. Na física escolar, as contribuições científicas de Christiaan Huygens (século XVII) expressam um exemplo de reconstrução didática dos fatos históricos. Esta abordagem resignifica as idéias deste cientista em termos de uma interpretação ondulatória atual. Ao Princípio de Huygens, agrega-se a idéia de superposição de ondas, em um modelo de ondas periódicas, por oposição à versão originalmente proposta em seu Tratado da Luz. de 1690. A fim de evidenciar uma possível intencionalidade didática nas reconstruções históricas do Princípio de Huygens, na física escolar, analisamos alguns livros didáticos do ensino superior. Com base nesse exemplo de resignificação didática, discorremos sobre os obstáculos presentes na transposição didática de episódios históricos ao contexto educativo. Isso porque, os documentos históricos, produzidos pelos historiadores, do mesmo modo que os textos originais dos cientistas, não podem, simplesmente, lançarem-se na ciência escolar. O que torna imprescindível delinear uma intencionalidade didática inequívoca do conteúdo histórico (do conteúdo de ensino) quando se pensa em sua transposição para a realidade educativa. Exploramos, assim, as possíveis faces da intencionalidade didática, presente na transposição didática tradicional, que descontextualiza, dessincretiza e despersonaliza, de modo dogmático, os fatos históricos da ciência. Esta análise mostrou a insuficiência do modelo freqüentemente dedicado à abordagem da física escolar. Por não favorecer o processo de conceitualização escolar que se caracteriza por um movimento contínuo e gradativo de significação e resignificação de conceitos, conforme delineado por estudos da psicologia cognitiva. Transpomos esta análise ao caso de Huygens. Exploramos, assim, a fragilidade da distorção histórica do modelo desse cientista para uma aprendizagem efetiva dos conceitos físicos presentes nos fenômenos ondulatórios. Em particular, porque essa abordagem é insuficiente para problematizar os equívocos dos estudantes quanto ao papel do meio na propagação das ondas mecânicas e suas idéias confusas de superposição de ondas. Expomos, então, como contribuição original da pesquisa uma estratégia didática que apresenta os potenciais didáticos do modelo de ondas mecânicas genuinamente proposto por Huygens.Cruz, Frederico Firmo de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaMelo, Ana Carolina Staub de2012-10-25T09:11:36Z2012-10-25T09:11:36Z2012-10-25T09:11:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis198 p.| il.application/pdf280245http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94370porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T18:10:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94370Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T18:10:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Transposição didática do modelo de Huygens: uma proposta para a física escolar
title Transposição didática do modelo de Huygens: uma proposta para a física escolar
spellingShingle Transposição didática do modelo de Huygens: uma proposta para a física escolar
Melo, Ana Carolina Staub de
Educação
Educação científica e tecnológica
Física
Estudo e ensino
Huygens, Principio de
Teoria ondulatoria da luz
title_short Transposição didática do modelo de Huygens: uma proposta para a física escolar
title_full Transposição didática do modelo de Huygens: uma proposta para a física escolar
title_fullStr Transposição didática do modelo de Huygens: uma proposta para a física escolar
title_full_unstemmed Transposição didática do modelo de Huygens: uma proposta para a física escolar
title_sort Transposição didática do modelo de Huygens: uma proposta para a física escolar
author Melo, Ana Carolina Staub de
author_facet Melo, Ana Carolina Staub de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Frederico Firmo de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Ana Carolina Staub de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Física
Estudo e ensino
Huygens, Principio de
Teoria ondulatoria da luz
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Física
Estudo e ensino
Huygens, Principio de
Teoria ondulatoria da luz
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T09:11:36Z
2012-10-25T09:11:36Z
2012-10-25T09:11:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 280245
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94370
identifier_str_mv 280245
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652114277171200