Qualidade de vida no trabalho: a percepção dos professores da Universidade do planalto catarinense
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82109 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico |
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Qualidade de vida no trabalho: a percepção dos professores da Universidade do planalto catarinenseAdministraçãoAmbiente de trabalhoProfessores universitariosSatisfação no trabalhoQualidade de vida no trabalhoPolítica de recursos humanosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-EconômicoO objetivo deste trabalho constitui na análise dos fatores determinantes da Qualidade de Vida no Trabalho docente de UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense, segundo a percepção de seus professores. O modelo adotado no trabalho baseou-se em Walton (1973), cujos fatores definem o grau de satisfação dos professores. O trabalho se configurou como um estudo de caso, tipo descritivo-analítico. Foram pesquisados cento e dois professores e obteve-se um retorno de cinqüenta e três questionários respondidos. Os dados primários foram coletados através de questionário específico para o atendimento dos objetivos. Utilizou-se a escala de coerência interna do tipo Likert, composta de cinco valores. As conclusões apontaram que, dos oito fatores pesquisados, quatro (condições de trabalho, uso e desenvolvimento das capacidades, trabalho e espaço total pela vida, e a relevância social da vida no trabalho) são considerados razoáveis e restantes (compensação justa e adequada, oportunidade de crescimento e segurança, integração social e o constitucionalismo) apontaram como resultado a pouca satisfação ou pouca concordânciados professores com o tratamento dispensado a estes fatores por parte da UNIPLAC. Diante deste quadro e apesar da nítida estratificação de vida no trabalho dos docentes da UNIPLAC, de um modo geral, é regular e suas melhorias poderão ser conquistadas através do investimento e implantação de programas de desenvolvimento gerencial, com a finalidade de qualificar e preparar novas lideranças e na reavaliação da política de recursos humanos, centrando-a essencialmente na valorização da competência profissionalFlorianópolis, SCColossi, NelsonUniversidade Federal de Santa CatarinaSchuch, Claudio2012-10-19T11:38:08Z2012-10-19T11:38:08Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisix, 82 f.| tabs., grafs.application/pdf181740http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82109porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T20:51:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82109Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T20:51:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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