Informação musical: análise semiótica da experiência de não especialistas em música e as implicações teóricas na organização do conhecimento
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174306 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017. |
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Informação musical: análise semiótica da experiência de não especialistas em música e as implicações teóricas na organização do conhecimentoCiência da informaçãoBiblioteconomiaMúsicaOrganização da informaçãoSemióticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017.A Organização do Conhecimento (OC) é um processo de modelagem do conhecimento que se insere em um âmbito multidisciplinar de pesquisa, uma vez que busca estruturar e representar domínios específicos. O conhecimento, nesse sentido, está ligado ao campo das ideias, às atividades humanas de reconhecimento do mundo por meio da significação. Dessa forma, conhecer e mapear conceitos relacionados à música perpassa pela compreensão da amplitude do processo de significação suscitado por esse tipo de informação. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a informação musical, no campo da Organização do Conhecimento e da Informação, na perspectiva da Semiótica de Peirce. Os objetivos específicos foram: a) descrever os fundamentos teóricos da Semiótica de Peirce; b) relatar o processo de significação decorrente da música como signo; c) identificar, em não especialistas, a natureza dos elementos da semiose em decorrência da música como signo, com principal foco nos níveis de interpretantes; e d) evidenciar as implicações teóricas da significação da música na Organização do Conhecimento. O percurso metodológico foi realizado em três etapas. A primeira, teve por base a teoria Semiótica de Peirce, cuja discussão esteve estruturada principalmente em torno do conceito de interpretante peirceano em seus diferentes tipos e níveis. Na segunda etapa, desenvolvida no período do doutorado sanduíche na Université de Montréal (Canadá), foram realizadas entrevistas individuais com 17 participantes que utilizam a música para fins de recreação, com idade entre 18 e 29 anos, sem educação formal em música. O objetivo das entrevistas foi de extrair, a partir do relato de uma experiência intensa com a música, características dos elementos da semiose (signo, objeto, interpretante e indicações de hábito). Na terceira etapa da pesquisa, os princípios semióticos da significação da música foram cotejados com os princípios e objetivos da OC. Quatro contribuições teóricas para a OC da música foram apontadas: 1) significados emocionais do domínio da música não se pautam na convenção da linguagem; 2) a função do objeto na formação do interpretante emocional não é ajustar o significado à realidade; 3) conceitos presentes no domínio da música precisam ser analisados do ponto de vista da totalidade do processo semiótico, não é possível operar com elementos isolados; 4) os níveis de significado e o uso da informação musical são parâmetros daquilo que deve ser observado no mapeamento do domínio da música. Os resultados também nos levam a concluir que a categoria de primeiridade é central na representação da música em função de sua natureza expressiva icônica, sendo evidente a formação do interpretante emocional no grupo de indivíduos não especialistas em música.<br>Abstract : Knowledge Organization (KO) is a process of knowledge modeling which is part of an multidisciplinary research field, since it seeks to shape and represent specific domains. Knowledge, in this sense, is a concept associated to ideas and human activities of understanding the world through signification. Hence, being able to know and map music-related concepts depends on comprehending the extension of the signification process elicited by this kind of information. The main goal of this research was to analyze the music information within Knowledge and Information Organization field based upon Peirce?s semiotics perspective. The specific goals were: (a) to describe the theoretical bases of Peirce?s semiotics; (b) to report the signification process that arises due to music as a sign; (c) to identify the nature of semiosis elements caused by the music-as-a-sign in a group of non-expert individuals, focusing on interpretant levels; (d) to unfold the theoretical implications of music signification in Knowledge Organization. The methodology was developed in three stages. The first one was grounded in Peirce?s semiotics theory, and its discussion concerned especially the Peircean concept of interpretant, its different types and levels. The second stage of this research involved data collection and took place in the Université de Montréal, in Canada, thanks to a Sandwich PhD scholarship. Individual interviews were recorded with 17 subjects aged between 18 and 29, who make use of music for recreational purposes, with no formal instruction in music. The aim of these interviews was to gather attributes of semiosis elements (sign, object, interpretant and habit indications) from reports about intense experiences with music. In the final stage of the investigation semiotic principles of music signification were tied to principles and goals within KO. There are four theoretical contributions for KO of music information: (1) emotional meanings from the music domain do not depend on language convention; (2) the role of the object in constructing the emotional interpretant is not about adjusting meaning to reality; (3) concepts of the music domain must be analyzed from a point of view that assumes the totality of the semiotic process, it is not possible to operate with separate elements; (4) levels of meaning and use of music information point towards what should be observed while mapping the music domain. The results suggest the firstness category is central to music representation due to its iconic expressive nature, since it is noticeable that the emotional interpretant is depicted by non-expert subjects.Café, Lígia Maria ArrudaLaplante, AudreyUniversidade Federal de Santa CatarinaBarros, Camila Monteiro de2017-03-28T04:17:15Z2017-03-28T04:17:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis283 p.| il., grafs., tabs.application/pdf346000https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174306porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-28T04:17:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174306Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-03-28T04:17:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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