Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Mauricio Bueno da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205515
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
id UFSC_1cae97c4bf5cf4b03a947b5409c813a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205515
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-PontyEducaçãoFenomenologiaEstéticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Com este estudo pretendemos determinar as conexões entre a noção de logos estético e a possibilidade de uma prática pedagógica focada na educação com a perspectiva de uma corporeidade que não se apresenta unicamente como consciência puramente reflexiva. A partir da concepção do que Merleau-Ponty compreende por logos estético, encontramos a sustentação da noção de corpo-próprio, compreendida a partir de elementos presentes na infância. O corpo-próprio se apresenta como um testemunho da permanente existência do mundo sensível, que precisa ser percebido. Assim, concebe-se o corpo-próprio em uma perspectiva fenomenológica a fim de libertá-lo das amarras de um pensamento que seja unicamente objetivo ou subjetivo. Merleau-Ponty discordava da ideia de uma consciência transcendental constituinte, regente de leis ideais. Para ele, não há uma consciência além do mundo que habitamos, as quais subjugariam a constituição do mundo. Expor o modo como o corpo-próprio é designado e provido de expressão, bem como suas características essenciais e o modo como se compõe a corporeidade, é uma das nossas pretensões neste trabalho. Também a arte é fundamental para acessarmos o mundo da educação dos sentidos e compreendermos como a união entre as nossas experiências e as coisas são estabelecidas pelo campo de significações sensíveis. A posse de todos os aspectos do Ser é suscitada pela pintura, visto que isso, de alguma forma, deve se fazer visível, já que é o pintor, independentemente de quem seja, que põe em prática a teoria mágica da visão enquanto pinta. Uma concepção de educação mediante a noção de logos estético, faz emergir uma noção de conhecimento que possibilita vivenciarmos e percebermos o mundo de forma sensível e direta e que deve ser levada em conta no processo de aprendizagem. A partir do que Merleau-Ponty compreende como infância, podemos compreender a experiência sensível do corpo com o mundo, uma experiência marcada pela ingenuidade e destituída de uma finalidade de racionalização, processo este que permite a compreensão da relação entre a noção de logos estético, tal como Merleau-Ponty a pensou, para o campo da filosofia da educação, que se ocupa com a formação humana, e dessa forma, se faz presente o corpo-próprio no âmbito do fazer pedagógico.Moura, Rosana Silva deUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Mauricio Bueno da2020-03-31T13:46:32Z2020-03-31T13:46:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis181 p.application/pdf360718https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205515porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:46:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205515Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:46:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty
title Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty
spellingShingle Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty
Rosa, Mauricio Bueno da
Educação
Fenomenologia
Estética
title_short Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty
title_full Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty
title_fullStr Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty
title_full_unstemmed Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty
title_sort Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty
author Rosa, Mauricio Bueno da
author_facet Rosa, Mauricio Bueno da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Rosana Silva de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Mauricio Bueno da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Fenomenologia
Estética
topic Educação
Fenomenologia
Estética
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-31T13:46:32Z
2020-03-31T13:46:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 360718
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205515
identifier_str_mv 360718
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 181 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652261464735744