Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205515 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
id |
UFSC_1cae97c4bf5cf4b03a947b5409c813a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205515 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-PontyEducaçãoFenomenologiaEstéticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Com este estudo pretendemos determinar as conexões entre a noção de logos estético e a possibilidade de uma prática pedagógica focada na educação com a perspectiva de uma corporeidade que não se apresenta unicamente como consciência puramente reflexiva. A partir da concepção do que Merleau-Ponty compreende por logos estético, encontramos a sustentação da noção de corpo-próprio, compreendida a partir de elementos presentes na infância. O corpo-próprio se apresenta como um testemunho da permanente existência do mundo sensível, que precisa ser percebido. Assim, concebe-se o corpo-próprio em uma perspectiva fenomenológica a fim de libertá-lo das amarras de um pensamento que seja unicamente objetivo ou subjetivo. Merleau-Ponty discordava da ideia de uma consciência transcendental constituinte, regente de leis ideais. Para ele, não há uma consciência além do mundo que habitamos, as quais subjugariam a constituição do mundo. Expor o modo como o corpo-próprio é designado e provido de expressão, bem como suas características essenciais e o modo como se compõe a corporeidade, é uma das nossas pretensões neste trabalho. Também a arte é fundamental para acessarmos o mundo da educação dos sentidos e compreendermos como a união entre as nossas experiências e as coisas são estabelecidas pelo campo de significações sensíveis. A posse de todos os aspectos do Ser é suscitada pela pintura, visto que isso, de alguma forma, deve se fazer visível, já que é o pintor, independentemente de quem seja, que põe em prática a teoria mágica da visão enquanto pinta. Uma concepção de educação mediante a noção de logos estético, faz emergir uma noção de conhecimento que possibilita vivenciarmos e percebermos o mundo de forma sensível e direta e que deve ser levada em conta no processo de aprendizagem. A partir do que Merleau-Ponty compreende como infância, podemos compreender a experiência sensível do corpo com o mundo, uma experiência marcada pela ingenuidade e destituída de uma finalidade de racionalização, processo este que permite a compreensão da relação entre a noção de logos estético, tal como Merleau-Ponty a pensou, para o campo da filosofia da educação, que se ocupa com a formação humana, e dessa forma, se faz presente o corpo-próprio no âmbito do fazer pedagógico.Moura, Rosana Silva deUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Mauricio Bueno da2020-03-31T13:46:32Z2020-03-31T13:46:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis181 p.application/pdf360718https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205515porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:46:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205515Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:46:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty |
title |
Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty |
spellingShingle |
Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty Rosa, Mauricio Bueno da Educação Fenomenologia Estética |
title_short |
Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty |
title_full |
Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty |
title_fullStr |
Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty |
title_full_unstemmed |
Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty |
title_sort |
Logos estético e educação: um estudo a partir da percepção infantil em Merleau-Ponty |
author |
Rosa, Mauricio Bueno da |
author_facet |
Rosa, Mauricio Bueno da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Rosana Silva de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Mauricio Bueno da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Fenomenologia Estética |
topic |
Educação Fenomenologia Estética |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-03-31T13:46:32Z 2020-03-31T13:46:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
360718 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205515 |
identifier_str_mv |
360718 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
181 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652261464735744 |