Pedagogia nietzschiana (uma tentativa)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vilmar
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215228
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
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spelling Pedagogia nietzschiana (uma tentativa)EducaçãoEducaçãoHumanismoSujeito (Filosofia)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.Esta tese resulta de uma pesquisa que se propôs a buscar os elementos constitutivos de uma pedagogia nietzschiana, ancorada na concepção de humano enquanto devir, transvaloração de todos os valores como objetivo e perspectivismo como método. A pesquisa analisou a crítica de Nietzsche à concepção de sujeito, seus desdobramentos em uma crítica ao humanismo e, a partir desta crítica, buscou traçar possibilidades pedagógicas perpassando o corpus filosófico nietzschiano que nos ensina a pensar e agir considerando a provisoriedade, as contingências e circunstâncias dos processos formativos. A pesquisa reconhece que Nietzsche não pensou uma Pedagogia ou um Método Pedagógico, mas deixou um legado que a tese converteu em indagação: que elementos na filosofia de Nietzsche torna possível pensar uma pedagogia a partir de Nietzsche?<br>Abstract : This thesis results from a research that sought to look for the constituent elements of a Nietzschean pedagogy, anchored in the conception of human as a becoming, transvaluation of all values as objective and perspectivism as method. The research analyzed Nietzsche's critique of the subject's conception, its unfolding in a critique of humanism and from this critique, he sought to trace pedagogical possibilities through the Nietzschean philosophical corpus that teaches us to think and act considering the provisionality, contingencies and circumstances of educational processes. The research acknowledges that Nietzsche did not think of a Pedagogy or a Pedagogical Method, but left a legacy that in the thesis became an inquiry: what elements in Nietzsche's philosophy makes it possible to think of a pedagogy from Nietzsche?Hardt, Lúcia SchneiderUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Vilmar2020-10-21T21:14:22Z2020-10-21T21:14:22Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis206 p.application/pdf362286https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215228porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:14:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215228Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:14:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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