Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93933 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_1cc36ab93e2e8832da746a78ea68d028 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93933 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciaisHistóriaEstudo e ensinoEnsino fundamentalProfessores -FormaçãoPratica de ensinoEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010Esta pesquisa trata acerca das memórias e dos saberes de duas professoras de anos iniciais da educação básica de escolas públicas estaduais da cidade de Joinville (SC). Para o seu desenvolvimento foi realizada a coleta de informações com base na experiência dessas professoras, no intuito de identificar como elas, no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvem práticas relacionadas ao ensino de História. Para tanto, procurou-se identificar aspectos explícitos e implícitos em documentos tais como: caderno de planejamento, caderno de alunos, cartazes, livros didáticos, planejamento anual, Projeto Político-Pedagógico (PPP), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina. Além disso, a metodologia da pesquisa consistiu na observação de aulas e na realização de entrevistas (gravadas e transcritas) visando à identificação, na trajetória de vida delas, de aspectos que se relacionassem às práticas e aos saberes mobilizados na atualidade. O aporte teórico-metodológico central se baseia em Maurice Tardif: os saberes dos professores são plurais, ou seja, originam-se da história de vida, da formação profissional inicial, dos saberes disciplinares, dos saberes curriculares e se (re)definem, principalmente, nos saberes constituídos com base na prática e na experiência no cotidiano escolar.Otto, ClariciaUniversidade Federal de Santa CatarinaSchatzmann, Marilane2012-10-25T04:49:17Z2012-10-25T04:49:17Z2012-10-25T04:49:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis142 p.| il.application/pdf287079http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93933porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T19:35:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93933Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T19:35:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais |
title |
Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais |
spellingShingle |
Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais Schatzmann, Marilane História Estudo e ensino Ensino fundamental Professores - Formação Pratica de ensino Educação |
title_short |
Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais |
title_full |
Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais |
title_fullStr |
Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais |
title_sort |
Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais |
author |
Schatzmann, Marilane |
author_facet |
Schatzmann, Marilane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Otto, Claricia Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schatzmann, Marilane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Estudo e ensino Ensino fundamental Professores - Formação Pratica de ensino Educação |
topic |
História Estudo e ensino Ensino fundamental Professores - Formação Pratica de ensino Educação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-25T04:49:17Z 2012-10-25T04:49:17Z 2012-10-25T04:49:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
287079 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93933 |
identifier_str_mv |
287079 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
142 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652246868557824 |