Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schatzmann, Marilane
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93933
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
id UFSC_1cc36ab93e2e8832da746a78ea68d028
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93933
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciaisHistóriaEstudo e ensinoEnsino fundamentalProfessores -FormaçãoPratica de ensinoEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010Esta pesquisa trata acerca das memórias e dos saberes de duas professoras de anos iniciais da educação básica de escolas públicas estaduais da cidade de Joinville (SC). Para o seu desenvolvimento foi realizada a coleta de informações com base na experiência dessas professoras, no intuito de identificar como elas, no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvem práticas relacionadas ao ensino de História. Para tanto, procurou-se identificar aspectos explícitos e implícitos em documentos tais como: caderno de planejamento, caderno de alunos, cartazes, livros didáticos, planejamento anual, Projeto Político-Pedagógico (PPP), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina. Além disso, a metodologia da pesquisa consistiu na observação de aulas e na realização de entrevistas (gravadas e transcritas) visando à identificação, na trajetória de vida delas, de aspectos que se relacionassem às práticas e aos saberes mobilizados na atualidade. O aporte teórico-metodológico central se baseia em Maurice Tardif: os saberes dos professores são plurais, ou seja, originam-se da história de vida, da formação profissional inicial, dos saberes disciplinares, dos saberes curriculares e se (re)definem, principalmente, nos saberes constituídos com base na prática e na experiência no cotidiano escolar.Otto, ClariciaUniversidade Federal de Santa CatarinaSchatzmann, Marilane2012-10-25T04:49:17Z2012-10-25T04:49:17Z2012-10-25T04:49:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis142 p.| il.application/pdf287079http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93933porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T19:35:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93933Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T19:35:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais
title Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais
spellingShingle Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais
Schatzmann, Marilane
História
Estudo e ensino
Ensino fundamental
Professores -
Formação
Pratica de ensino
Educação
title_short Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais
title_full Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais
title_fullStr Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais
title_full_unstemmed Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais
title_sort Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais
author Schatzmann, Marilane
author_facet Schatzmann, Marilane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Otto, Claricia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schatzmann, Marilane
dc.subject.por.fl_str_mv História
Estudo e ensino
Ensino fundamental
Professores -
Formação
Pratica de ensino
Educação
topic História
Estudo e ensino
Ensino fundamental
Professores -
Formação
Pratica de ensino
Educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T04:49:17Z
2012-10-25T04:49:17Z
2012-10-25T04:49:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 287079
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93933
identifier_str_mv 287079
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 142 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652246868557824