Influência do consumo de energia de trens na estimativa do custo de traçados ferroviários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gustavo Machado da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181877
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
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spelling Influência do consumo de energia de trens na estimativa do custo de traçados ferroviáriosFerroviaRailwayConsumo de energiaEnergy consumptionSimulated AnnealingTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.A busca por processos mais eficientes é tema de crescente interesse em relação aos diferentes modos de transporte quanto ao consumo energético. No transporte ferroviário, diferentes ferramentas e técnicas de otimização têm sido consideradas no planejamento e gerenciamento das operações, além dos investimentos aplicados em infraestrutura e material rodante para minimização de custos energéticos. Nessa temática, o objetivo deste trabalho é estimar a influência do consumo de energia de trens sobre o custo de implantação de traçados ferroviários pela implementação e aplicação da meta-heurística Simulated Annealing. As características do trem que afetam as estimativas de força de tração e forças de resistência atuantes, e as características da ferrovia, como inclinações, raios de curva e limites de velocidade, são consideradas no modelo. O algoritmo foi implementado na linguagem de programação Java e apresenta como resultado um gráfico de perfil de velocidade do trem e a quantidade de energia consumida no percurso, permitindo estimar o consumo em termos monetários. Nesse sentido, o valor monetário estimado de consumo médio pela aplicação do algoritmo em um traçado hipotético para operação de trens de alta velocidade de passageiros, tracionados por locomotivas a diesel, entre as cidades de Ribeirão Preto e Araraquara, no interior do Estado de São Paulo, foi de 8,79 kWh/km, tendo sido ainda obtido um gráfico que compara o custo de operação de trens mediante diferentes intervalos de viagem e o custo de construção do traçado.The search for more efficient processes is a topic of growing interest among the different transportation modes regarding energy consumption. Different tools and optimization techniques have been considered in the railway operation planning and management, in addition to the investments in infrastructure and rolling stock to minimize the energy costs. In this sense, the goal of this research is to estimate the relation between the train energy consumption obtained by the metaheuristic Simulated Annealing and the railway construction cost. The train configuration and the railway features are considered in the model, which was implemented in the Java programming language, and the results are the speed profile of the train represented as a chart and the energy consumption in monetary values. The average estimated value of energy consumption of a high speed passenger train, hauled by a diesel locomotive, running on a hypothetical high speed railway between Ribeirão Preto and Araraquara, in the State of São Paulo, was 8,79 kWh/km, and a chart was obtained in order to compare the energy costs and railway construction cost considering different values of frequency during the operational horizon of the system.Joinville, SCIsler, Cassiano AugustoUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Gustavo Machado da2017-12-07T23:44:29Z2017-12-07T23:44:29Z2017-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181877porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-07T23:44:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181877Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-07T23:44:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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