Fluência de ouvintes sinalizantes de libras como segunda língua: foco nos elementos da espacialização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lídia da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193780
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2018.
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spelling Fluência de ouvintes sinalizantes de libras como segunda língua: foco nos elementos da espacializaçãoLinguísticaLíngua brasileira de sinaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2018.O presente estudo trata sobre a fluência de ouvintes sinalizantes de Libras como segunda língua com foco nos elementos da espacialização. Tem por objetivo buscar a relação do fenômeno da fluência com o uso os elementos que compõem a espacialização em Libras durante a sinalização de uma narrativa, e nivela-la a partir da qualificação desse uso. Para tanto, respalda-se em McCleary e Viotti (2011) para defender a relação entre fluência e uso dos elementos que compõem a espacialização, e toma o documento Línguas de Sinais e o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas de Leeson et al (2016) como base para o desenvolvimento de níveis de fluência. Os elementos da espacialização são analisados à luz das teorias de Smith e Cormier (2014) e Morgan (2006), com destaque à associação de pontos no espaço (BARBARÁ, 2012), à produção morfossintática (PADDEN, 1988; FARIA-NASCIMENTO E CORREIA, 2011) e à referenciação por meio do corpo (LEAL, 2011; BARBOSA, 2013; MOREIRA, 2007). A parte empírica, conta com dados advindos de dois grupos, o primeiro sendo composto por sete alunos ouvintes sinalizantes de Libras como segunda língua, com amostra de sinalização da História da Pera, e o segundo composto por cinco professores surdos que avaliaram o uso dos elementos da espacialização na sinalização dos participantes ouvintes bem como apontaram outros critérios que levam em conta quando avaliam a sinalização de ouvintes. Esses participantes surdos também pontuaram os aspectos que caracterizam a sinalização fluente, mais ou menos fluente e pouco fluente. Além dos resultados confirmarem a relação entre fluência e os elementos que compõem a espacialização em Libras, também sugerem que os níveis mais altos de fluência são aqueles em que há o uso satisfatório da associação de pontos no espaço, da produção morfossintática e da referenciação por meio do corpo durante a sinalização de uma narrativa, e que os elementos-alvos são ausentes e/ou precários em níveis mais baixos de fluência.Abstract : Our Doctorate thesis is built around the concept of the fluency of signaling listeners in Libras (Brazilian Sign Language) as a second language, focusing on the elements of what we call spatialization. The objective is to describe the connection of the fluency phenomenon and the use of elements that make up spatialization in the use of Libras during the signaling of a narrative, besides leveling it out as from the qualification of use. In order to that, we mention some of the work of McCleary and Viotti (2011) to affirm and describe the relation between fluency and the use of the elements that make up spatialization. This study is based on the document "Languages of Signals and the Common European Framework of Reference for Languages" by Leeson et al (2016) for the development of fluency levels. The spatialization elements are analyzed through the theories of Smith and Cormier (2014) and Morgan (2006), emphasizing the association of points in space (BARBARÀ, 2012) as the morphosyntactic production (PADDEN, 1988; FARIA-NASCIMENTO E CORREIA, 2011) and referring through the use of the body (LEAL, 2011; BARBOSA, 2013; MOREIRA, 2007). The empirical section of this thesis counts on data coming from two separated groups, the first one composed by seven students of Libras as a second language, counting with a sample of the signage of the Story of the Pear, and the second composed by five deaf teachers that evaluated the use of the elements of the spatialization in the signaling of the listening participants. In addition to the results confirming the relation between fluency and the elements that compose the spatialization in Libras, they also suggest that the higher levels of fluency are those in which there is the use of pointing associations in space, morphosyntactic production and referencing through body use during the signaling of a narrative. We also concluded that the target elements are absent at lower levels of fluency.Stumpf, Marianne RossiXavier, Rosely PerezUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Lídia da2019-03-14T17:02:00Z2019-03-14T17:02:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis271 p.| il.application/pdf356380https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193780porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-14T17:02:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193780Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-14T17:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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