Avaliação de edifício escolar pela certificação LEED BD+C versão 4.1
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245054 |
Resumo: | A construção civil gera impactos significativos no meio ambiente e na sociedade. Visando contornar estes efeitos, a certificação ambiental LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é reconhecida como aquela com maior número de “edifícios verdes” acreditados no Brasil. Neste trabalho, avaliou-se o impacto ambiental causado por uma edificação escolar pública, ainda em fase de projeto, segundo o referencial LEED BD+C (Building and Design Construction): Schools v4.1. Em seguida, propôs-se intervenções tecnicamente possíveis de serem executadas ao empreendimento, visando a obtenção do nível Certificado com o menor impacto ao conceito original do projeto. Portanto, o estudo apresenta contribuição prática, ao servir de orientação à continuidade da elaboração do projeto, além de servir de base para estudos análogos. |
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Avaliação de edifício escolar pela certificação LEED BD+C versão 4.1School building assessment by LEED BD+C certification version 4.1Certificação ambiental;Edifício escolar;LEEDEnvironmental certification;School Building;A construção civil gera impactos significativos no meio ambiente e na sociedade. Visando contornar estes efeitos, a certificação ambiental LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é reconhecida como aquela com maior número de “edifícios verdes” acreditados no Brasil. Neste trabalho, avaliou-se o impacto ambiental causado por uma edificação escolar pública, ainda em fase de projeto, segundo o referencial LEED BD+C (Building and Design Construction): Schools v4.1. Em seguida, propôs-se intervenções tecnicamente possíveis de serem executadas ao empreendimento, visando a obtenção do nível Certificado com o menor impacto ao conceito original do projeto. Portanto, o estudo apresenta contribuição prática, ao servir de orientação à continuidade da elaboração do projeto, além de servir de base para estudos análogos.Civil construction generates significant impacts on the environment and society. In order to overcome these effects, the LEED environmental certification is recognized as the one with the highest number of “green buildings” accredited in Brazil. This work presents the environmental impact caused by a public-school building, still in the design phase, according to the LEED BD+C (Building and Design Construction): Schools v4.1. Afterwards, feasible interventions were proposed to the project aiming for the building to reach the Certified level, with the least impact on the original concept. Therefore, this study presents a practical contribution by serving as a guide for the continuity of the project’s development, in addition to serving as a basis for similar studies.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-13T14:21:57Z2023-03-13T14:21:57Z2022-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245054Júnior, Hamilton GusmãoVieira, Júlia CordeiroOliveira, Raquel DinizOliveira, Fernanda Mourão Dutra deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-13T14:21:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245054Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-13T14:21:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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