Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213326 |
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Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982História da Educação MatemáticaEstado da ArteProdução de ConhecimentoDisponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/24A iniciação científica tem um papel significativo na formação do futuro professor e do pesquisador. Nesse sentido, este texto apresenta um recorte do estudo de iniciação científica desenvolvido durante os anos 2019 e 2020 sobre a formação de professores numa perspectiva histórica. O recorte se deu a partir das teses e dissertações desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR que trataram da formação de professores que ensinavam matemática. A partir do referencial metodológico do Estado do Arte, o estudo considerou, de um total vinte e dois, cinco teses/dissertações relativas à formação de professores de matemática no estado do Paraná. O período contemplado nos trabalhos selecionados inicia-se em 1912 e avança até o ano de 1982 e os estudos comtemplaram a formação inicial em nível colegial/normal, a graduação em cursos de licenciatura em matemática e a modalidade continuada ou em serviço sob a denominação de capacitação e aperfeiçoamento. Foi possível identificar saberes relativos ao ensino da matemática com abordagens escolanovistas relativas à metodologia da aritmética até a década de 1960 e, a partir desse período o foco incidiu sobre as orientações do movimento da matemática moderna (MMM). Os trabalhos contribuem de forma significativa com a formação, atualmente, do pesquisador em história da educação matemática, pois, apresenta um referencial metodológico claro e o uso de diversas fontes para a construção da narrativa.Acervo2020-10-06T20:58:47Z2020-10-06T20:58:47Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, R. R.; DIAS, F. M. P.. Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982. ACERVO, v. 2, p. 242-256, 2020.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213326Costa, Reginaldo Rodrigues daDias, Felipe Matheus de Paulaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-06T20:58:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/213326Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-06T20:58:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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