Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Reginaldo Rodrigues da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dias, Felipe Matheus de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213326
Resumo: Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/24
id UFSC_1e649c319cd68716c60c0105def5f32c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/213326
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982História da Educação MatemáticaEstado da ArteProdução de ConhecimentoDisponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/24A iniciação científica tem um papel significativo na formação do futuro professor e do pesquisador. Nesse sentido, este texto apresenta um recorte do estudo de iniciação científica desenvolvido durante os anos 2019 e 2020 sobre a formação de professores numa perspectiva histórica. O recorte se deu a partir das teses e dissertações desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR que trataram da formação de professores que ensinavam matemática. A partir do referencial metodológico do Estado do Arte, o estudo considerou, de um total vinte e dois, cinco teses/dissertações relativas à formação de professores de matemática no estado do Paraná. O período contemplado nos trabalhos selecionados inicia-se em 1912 e avança até o ano de 1982 e os estudos comtemplaram a formação inicial em nível colegial/normal, a graduação em cursos de licenciatura em matemática e a modalidade continuada ou em serviço sob a denominação de capacitação e aperfeiçoamento. Foi possível identificar saberes relativos ao ensino da matemática com abordagens escolanovistas relativas à metodologia da aritmética até a década de 1960 e, a partir desse período o foco incidiu sobre as orientações do movimento da matemática moderna (MMM). Os trabalhos contribuem de forma significativa com a formação, atualmente, do pesquisador em história da educação matemática, pois, apresenta um referencial metodológico claro e o uso de diversas fontes para a construção da narrativa.Acervo2020-10-06T20:58:47Z2020-10-06T20:58:47Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, R. R.; DIAS, F. M. P.. Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982. ACERVO, v. 2, p. 242-256, 2020.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213326Costa, Reginaldo Rodrigues daDias, Felipe Matheus de Paulaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-06T20:58:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/213326Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-06T20:58:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982
title Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982
spellingShingle Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982
Costa, Reginaldo Rodrigues da
História da Educação Matemática
Estado da Arte
Produção de Conhecimento
title_short Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982
title_full Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982
title_fullStr Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982
title_full_unstemmed Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982
title_sort Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982
author Costa, Reginaldo Rodrigues da
author_facet Costa, Reginaldo Rodrigues da
Dias, Felipe Matheus de Paula
author_role author
author2 Dias, Felipe Matheus de Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Reginaldo Rodrigues da
Dias, Felipe Matheus de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Estado da Arte
Produção de Conhecimento
topic História da Educação Matemática
Estado da Arte
Produção de Conhecimento
description Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/24
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-06T20:58:47Z
2020-10-06T20:58:47Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, R. R.; DIAS, F. M. P.. Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982. ACERVO, v. 2, p. 242-256, 2020.
2675-2646
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213326
identifier_str_mv COSTA, R. R.; DIAS, F. M. P.. Um estado da arte sobre a formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná: 1912 - 1982. ACERVO, v. 2, p. 242-256, 2020.
2675-2646
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Acervo
publisher.none.fl_str_mv Acervo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652406297198592