A promoção dos direitos humanos e as desonerações tributárias: uma análise da política fiscal desoneratória brasileira sob a égide da Constituição Federal de 1988
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204561 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Florianópolis, 2019. |
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A promoção dos direitos humanos e as desonerações tributárias: uma análise da política fiscal desoneratória brasileira sob a égide da Constituição Federal de 1988DireitoDireito tributárioDireitos humanosDireitos fundamentaisPolíticas públicasOrçamento públicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Florianópolis, 2019.O discurso neoliberal baseia-se nos pilares da redução da carga tributária e das responsabilidades sociais do Estado. As desonerações tributárias, quando utilizadas de maneira descompromissada, ou em desvio de finalidade, podem facilitar o alcance desse objetivo. Neste estudo, trabalha-se com a hipótese de que as desonerações tributárias implementadas pelo governo federal brasileiro sob a égide da CF/88 não estão adequadas ao ordenamento jurídico brasileiro, estabelecido justamente para evitar o esvaziamento do Estado social e a mitigação dos direitos humanos constitucionalmente estabelecidos no Brasil. Primeiramente, estabeleceu-se a relação entre neoliberalismo e políticas públicas focalizadas, que por conta do seu estigma assistencialista acabam por tornar precários os serviços públicos. Após, definiu-se o conceito, os limites legais e as formas de controle das desonerações tributárias, tendo sido definido o panorama jurídico brasileiro que serve a coibir o uso indevidos das políticas fiscais desoneratórias. Por fim, procedeu-se à análise dos dados relativos ao conjunto de políticas desoneratórias vigentes no país, à avaliação dos processos legislativos relativos à implementação dessas medidas, bem como ao levantamento dos resultados das auditorias realizadas pelo Tribunal de Conta da União. Este processo permitiu constatar o uso cada vez mais intenso desse instrumento de política fiscal pelo governo federal, transformando o Estado de bem-estar social brasileiro em um modelo residual de Welfare State. Há uma cultura generalizada de políticas públicas ineficientes e anti-isonômicas no país, implementadas sem controle, avaliação ou transparência. Os programas de desoneração tributária, mesmo aqueles de viés social, apresentam-se como políticas públicas regressivas, beneficiadoras dos estratos mais ricos da sociedade. Por conta disso, e em especial dos problemas relacionados à ineficiência na previsão, implementação, controle e avaliação dessas políticas, concluiu-se que estas se mostram ilegítimas e incongruentes com os princípios fundamentadores da república federativa brasileira, como a cidadania e a dignidade da pessoa humana, o que compromete a efetividade do Estado social brasileiro e a promoção dos direitos humanos no país.Abstract : One of the neoliberalism pillars lies in reducing the state s tax burden and its social responsibilities. Tax relief, when applied in an uncompromised manner, or due to purpose misuse, may favor the achievement of such goals. In this study, we evaluate the hypothesis that tax relief policies implemented by the Brazilian federal government and sustained by the 88 s constitution are not fit to its legal system, established precisely to avoid the emptiness of the welfare state, and the shrinking of human rights, both determined constitutionally. To evaluate this issue, first we established the relationship between neoliberalism and targeted public policies these, due to their welfare stigma, lead to precarious public services. Then, the concept, legal limits and forms of tax relief control were defined, as well as the Brazilian legal foundations applied to restrain the misuse of tax expenditure policies. Lastly, a secondary data analysis was performed, comprising the current tax expenditure policies in Brazil, the legislative processes used to implement such policies and the results from audits performed by the Brazilian General Accounting Office regarding their efficiency. We observed an increasing application of such fiscal policies by the federal government throughout the years, transforming the Brazilian welfare state into a residual welfare state model. There is a widespread culture of inefficient and anti-isonomic public policies in the country, which were implemented without control, critical analysis and transparency. Tax relief programs, even those implying a social bias, are actually regressive public policies that benefit only the richest strata of our society. Due to this, and especially to the problems related to inefficiencies in formulating, implementing, controlling and evaluating such policies, it was found that they became illegit and incongruent with the ground principles of the Brazilin federative republic, such as citizenship and dignity, compromising the effectiveness of the welfare state and the foment of human rights in the country.Leonetti, Carlos AraújoUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcia, Vinicius2020-02-28T18:07:55Z2020-02-28T18:07:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis200 p.| il., tabs.application/pdf361596https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204561porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-28T18:07:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204561Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-28T18:07:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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