Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167319 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Atenção Psicossocial |
id |
UFSC_1eaa818f250ef1cfa59f91e7ba6f748e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167319 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistasTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Atenção PsicossocialO autismo é fonte de pesquisas e estudos, e afeta as funções psíquicas: interação social, comunicação e atividades restritas e repetitivas. As abor dagens com crianças autistas devem ser prudentes, de forma ética devido à complexidade das questões envolvida s nos modelos explicativos . As atividades da vida di ária (AVD) são tarefas que o indivíduo realiza em seu cotidiano. Entre as principais atividades para o desenvolvim ento da criança estão: cuidados pessoais, alimentação, vestuário, mobilidade, comunicação e o brincar. Todos esses aspectos auxiliam a criança, para melhorar sua vida, na autonomia, na rotina junto à família e inclusão social. Este trabalho é um relato de experiência, reali zado no CAPS Infantil de São Paulo, no Grupo Situações do Cotidiano e AVD, com crianç as autistas de 5 a 8 anos de idade. A experiê ncia desse grupo foi sistematizada, através da observação realizada pela Enfermeira e Terapeuta Ocupacional. A observação visa compreender as transformações ocorridas nessa convivência /intervenção. O objetivo desse estudo foi compreender com o as intervenções, através de atividades corporais expressivas, possibilitam autonomia e r econhecimento do corpo, para a melhora da relação pessoal e social. As intervenções fo ram realizadas durante um ano, com um encontro a cada semana em período de uma hora e meia, com oito crianças. As atividades eram semi-dirigidas, visando à participação conjunta das crianç as na construção dos encontros. À medida que permitimos experimentar novas atividades, observam os melhora na interação e autonomia. Concluímos que as intervenções estabelecem r edes efetivas, melhora dos laços sociais, comunicação e autonomia, para a população infantil e sua família.Florianópolis, SCMartini, Jussara GueUniversidade Federal de Santa CatarinaLopes, Giselle Franzo Montim2016-09-12T20:41:31Z2016-09-12T20:41:31Z2016-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis24application/mswordhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167319porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T20:41:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167319Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-12T20:41:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas |
title |
Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas |
spellingShingle |
Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas Lopes, Giselle Franzo Montim |
title_short |
Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas |
title_full |
Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas |
title_fullStr |
Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas |
title_full_unstemmed |
Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas |
title_sort |
Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas |
author |
Lopes, Giselle Franzo Montim |
author_facet |
Lopes, Giselle Franzo Montim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martini, Jussara Gue Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Giselle Franzo Montim |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Atenção Psicossocial |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-12T20:41:31Z 2016-09-12T20:41:31Z 2016-09-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167319 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
24 application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651968370966528 |