Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Giselle Franzo Montim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167319
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Atenção Psicossocial
id UFSC_1eaa818f250ef1cfa59f91e7ba6f748e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167319
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistasTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Atenção PsicossocialO autismo é fonte de pesquisas e estudos, e afeta as funções psíquicas: interação social, comunicação e atividades restritas e repetitivas. As abor dagens com crianças autistas devem ser prudentes, de forma ética devido à complexidade das questões envolvida s nos modelos explicativos . As atividades da vida di ária (AVD) são tarefas que o indivíduo realiza em seu cotidiano. Entre as principais atividades para o desenvolvim ento da criança estão: cuidados pessoais, alimentação, vestuário, mobilidade, comunicação e o brincar. Todos esses aspectos auxiliam a criança, para melhorar sua vida, na autonomia, na rotina junto à família e inclusão social. Este trabalho é um relato de experiência, reali zado no CAPS Infantil de São Paulo, no Grupo Situações do Cotidiano e AVD, com crianç as autistas de 5 a 8 anos de idade. A experiê ncia desse grupo foi sistematizada, através da observação realizada pela Enfermeira e Terapeuta Ocupacional. A observação visa compreender as transformações ocorridas nessa convivência /intervenção. O objetivo desse estudo foi compreender com o as intervenções, através de atividades corporais expressivas, possibilitam autonomia e r econhecimento do corpo, para a melhora da relação pessoal e social. As intervenções fo ram realizadas durante um ano, com um encontro a cada semana em período de uma hora e meia, com oito crianças. As atividades eram semi-dirigidas, visando à participação conjunta das crianç as na construção dos encontros. À medida que permitimos experimentar novas atividades, observam os melhora na interação e autonomia. Concluímos que as intervenções estabelecem r edes efetivas, melhora dos laços sociais, comunicação e autonomia, para a população infantil e sua família.Florianópolis, SCMartini, Jussara GueUniversidade Federal de Santa CatarinaLopes, Giselle Franzo Montim2016-09-12T20:41:31Z2016-09-12T20:41:31Z2016-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis24application/mswordhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167319porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T20:41:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167319Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-12T20:41:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas
title Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas
spellingShingle Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas
Lopes, Giselle Franzo Montim
title_short Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas
title_full Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas
title_fullStr Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas
title_full_unstemmed Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas
title_sort Situações do cotidiano e atividades de vida diária: grupo terapêutico com crianças autistas
author Lopes, Giselle Franzo Montim
author_facet Lopes, Giselle Franzo Montim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martini, Jussara Gue
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Giselle Franzo Montim
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Atenção Psicossocial
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-12T20:41:31Z
2016-09-12T20:41:31Z
2016-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167319
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651968370966528