Processo de desenvolvimento e implementação de um programa de neoaprendizagem na UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maristela Borges da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230815
Resumo: TCC (Administração Pública) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública.
id UFSC_1ee32a99c9f2d5d54e620cb807ed4c56
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230815
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Processo de desenvolvimento e implementação de um programa de neoaprendizagem na UFSCNeoaprendizagemVUCA/BANIExtensão da GraduaçãoAgentes de inovaçãoUniversidades PúblicasTCC (Administração Pública) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública.No sentido de apresentar a implementação de um novo modelo de aprendizagem, através de um estudo de caso que ocorreu como extensão da graduação na UFSC, o projeto piloto Academia Sapientia, nos orientamos pela seguinte questão de pesquisa: como aplicar a Neoaprendizagem em programas de extensão da graduação nas universidades públicas no Brasil, empoderando professores e alunos a se tornarem agentes de inovação, promotores de empreendimentos de futuro, em um mundo volátil, incerto, complexo, ambíguo, frágil, ansioso, não linear e incompreensível (VUCA/BANI)? O presente estudo apresentada os principais elementos que compõem os temas propostos, como a neoaprendizagem, a extensão da graduação, mundo VUCA e mundo BANI, os agentes de inovação, os habitats de inovação e os ecossistemas de inovação. Discutiu-se sobre os caminhos a serem percorridos pelas universidades brasileiras, na busca por implementar novos métodos de ensino/aprendizagem em um cenário de constantes mudanças, e ainda coproduzindo dentro de ambientes tecnológicos e inovadores. A pesquisa também questiona sobre as dificuldade de realizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma indissociável, onde sua efetivação ainda é prejudicada, por sobrecargas das atividades desenvolvidas pelos docentes e alunos, falta de recursos, ou ainda pelo desconhecimento de sua importância, inviabilizando assim, a construção de projetos de extensão universitária que atendam as demandas da comunidade. Cabe salientar que este estudo discute preliminarmente, questões cujas reflexões permitam auxiliar a compreensão e a aplicabilidade do método da Neoaprendizagem nas universidades públicas do Brasil.Florianópolis, SCMatos, Lucas dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Maristela Borges da2022-02-09T18:03:02Z2022-02-09T18:03:02Z2022-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230815info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-02-09T18:03:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230815Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-09T18:03:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de desenvolvimento e implementação de um programa de neoaprendizagem na UFSC
title Processo de desenvolvimento e implementação de um programa de neoaprendizagem na UFSC
spellingShingle Processo de desenvolvimento e implementação de um programa de neoaprendizagem na UFSC
Silva, Maristela Borges da
Neoaprendizagem
VUCA/BANI
Extensão da Graduação
Agentes de inovação
Universidades Públicas
title_short Processo de desenvolvimento e implementação de um programa de neoaprendizagem na UFSC
title_full Processo de desenvolvimento e implementação de um programa de neoaprendizagem na UFSC
title_fullStr Processo de desenvolvimento e implementação de um programa de neoaprendizagem na UFSC
title_full_unstemmed Processo de desenvolvimento e implementação de um programa de neoaprendizagem na UFSC
title_sort Processo de desenvolvimento e implementação de um programa de neoaprendizagem na UFSC
author Silva, Maristela Borges da
author_facet Silva, Maristela Borges da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Lucas dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maristela Borges da
dc.subject.por.fl_str_mv Neoaprendizagem
VUCA/BANI
Extensão da Graduação
Agentes de inovação
Universidades Públicas
topic Neoaprendizagem
VUCA/BANI
Extensão da Graduação
Agentes de inovação
Universidades Públicas
description TCC (Administração Pública) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-09T18:03:02Z
2022-02-09T18:03:02Z
2022-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230815
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652106560700416