Gestão do conhecimento :: o caso de uma empresa de alta tecnologia /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78363 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
id |
UFSC_1f0aa07780bdef7fb20228ff0056c483 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78363 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Gestão do conhecimento :: o caso de uma empresa de alta tecnologia /Gestão de empresasGestão do conhecimentoDissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.A decadência da era industrial, cujos fatores de produção eram o capital e o trabalho, abre espaço para a era do conhecimento. Até o momento, em livros, artigos, periódicos, na imprensa falada e escrita, enfim na mídia de uma forma geral, muito se tem comentado acerca do novo cenário pós era industrial, dando início a uma sociedade baseada na informação e no conhecimento. Porém, pouco tem sido o esforço de condensar aquilo que deva ser a gestão no contexto desse novo cenário, onde os modelos de gestão organizacional são reinventados para dar suporte à competitividade das organizações. Este trabalho procura sintetizar as áreas mais relevantes dentro desse novo ambiente de gestão, onde são abordadas teorias antigas, em confronto com novas e/ou adaptações, os novos paradigmas, dentro da limitação de passar um escopo dos elementos constituintes sem perder a visão do contexto dos mesmos em relação ao todo. Em seguida, é abordado um caso que atesta o uso de técnicas relacionadas às novas teorias desse novo cenário para criar um ambiente, ainda que incipiente, onde a gestão da informação e do capital humano - no processo de criação da base de conhecimento - possa fornecer subsídios para melhoria de processos relacionados à agilidade no acesso à informação e ao atendimento ao cliente, desenvolvimento de novos produtos (como treinamentos) e liberação de profissionais de atividades operacionais para atividades mais ligadas ao desenvolvimento de suas habilidades e conhecimento.Florianópolis, SCFiod Neto, MiguelCastro, João Ernesto E.Universidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Fábio Câmara Araújo de2012-10-17T13:17:39Z2012-10-17T13:17:39Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxv, 115f.| il., tabs. +application/pdf153139http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78363porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T00:48:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78363Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T00:48:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento :: o caso de uma empresa de alta tecnologia / |
title |
Gestão do conhecimento :: o caso de uma empresa de alta tecnologia / |
spellingShingle |
Gestão do conhecimento :: o caso de uma empresa de alta tecnologia / Carvalho, Fábio Câmara Araújo de Gestão de empresas Gestão do conhecimento |
title_short |
Gestão do conhecimento :: o caso de uma empresa de alta tecnologia / |
title_full |
Gestão do conhecimento :: o caso de uma empresa de alta tecnologia / |
title_fullStr |
Gestão do conhecimento :: o caso de uma empresa de alta tecnologia / |
title_full_unstemmed |
Gestão do conhecimento :: o caso de uma empresa de alta tecnologia / |
title_sort |
Gestão do conhecimento :: o caso de uma empresa de alta tecnologia / |
author |
Carvalho, Fábio Câmara Araújo de |
author_facet |
Carvalho, Fábio Câmara Araújo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiod Neto, Miguel Castro, João Ernesto E. Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Fábio Câmara Araújo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de empresas Gestão do conhecimento |
topic |
Gestão de empresas Gestão do conhecimento |
description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T13:17:39Z 2012-10-17T13:17:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
153139 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78363 |
identifier_str_mv |
153139 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xv, 115f.| il., tabs. + application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652148544634880 |