Working memory and L2 vocabulary learning: a study with young learners

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Amarildo Lemes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160546
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2015.
id UFSC_1f0d65dc26ecb3723bcac2759b8e8b6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160546
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Working memory and L2 vocabulary learning: a study with young learnersLingua inglesaEstudo e ensinoVocabulários, glossários, etcMemóriaAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2015.Abstract : Among the cognitive systems that underlie learning and use of a secondlanguage (L2), working memory emerges as one of the most studied andinfluential over the past 35 years (Dehn, 2011). Working memory is thesystem responsible for temporary storage and processing of informationduring the performance of complex activities such as languagecomprehension, learning and reasoning (Baddeley & Logie, 1999). Thepresent study investigates the influence of working memory capacity(Baddeley & Hitch, 1974) in L2 vocabulary learning in 24 younglearners aged 11-14 years attending the 6th grade of elementary school.The method used was quasi-experimental and mainly quantitative andcorrelational. The first stage of the study consisted of the assessment ofparticipants? working memory capacity through the Automated WorkingMemory Assessment - AWMA (Alloway, 2007) and assessment ofvocabulary knowledge through a pre-test in English as an L2. Thesecond stage of the study consisted of an intervention for explicitinstruction of 10 lexical items in the L2. The third and final stageconsisted of an immediate post-test to evaluate the retention of thelexical items which were the object of instruction. The results indicatedstatistically significant correlations between verbal working memory?sperformance vocabulary post-tests, showing that individuals withaverage or high performance on verbal working memory tests presentedbetter performance in recalling vocabulary words than individuals withlow verbal working memory performance. This suggests that verbalworking memory does in fact influence the acquisition of L2 vocabularyby young learners. These results are discussed in the light of Baddeley'sworking memory model (Baddeley, 2012).<br>Entre os sistemas cognitivos que fundamentam a aprendizagem e uso de uma língua segunda língua (L2), a memória de trabalho figura como um dos mais influentes e estudados dos últimos 35 anos (Dehn, 2011). Este é um sistema responsável pelo armazenamento e processamento temporário de informações durante a realização de atividades complexas tais como a compreensão da linguagem, a aprendizagem e o raciocínio (Baddeley & Logie, 1999). O presente estudo investiga a influência da capacidade de memória de trabalho (Baddeley & Hitch, 1974) na aprendizagem de vocabulário em segunda língua (L2) em 24 crianças na faixa etária de 11 a 14 anos, cursando o 6o ano do ensino fundamental. O método usado foi quase-experimental e predominantemente quantitativo e correlacional. A primeira etapa do estudo consistiu na avaliação da capacidade de memória de trabalho dos participantes por meio do Automated Working Memory Assessment  AWMA (Alloway, 2007) e de um pré-teste de vocabulário em inglês como L2. A segunda etapa do estudo consistiu de uma intervenção para instrução explícita de 10 itens lexicais na LE. A terceira e última etapa consistiu em um pósteste imediato para avaliação da retenção dos itens lexicais objeto de instrução. Os resultados obtidos indicaram uma correlação estatisticamente significativa entre o desempenho da memória de trabalho verbal e os pós-testes de vocabulário, indicando que indivíduos com melhor desempenho da memória de trabalho verbal apresentaram melhor desempenho na memorização de palavras do vocabulário do que indivíduos com baixo desempenho da memória de trabalho verbal. Isto sugere que a memória de trabalho verbal de fato influencia a aprendizagem de vocabulário em L2 por crianças. Estes resultados são discutidos à luz do modelo de memória de trabalho de Baddeley (BADDELEY, 2012).Fortkamp, Mailce Borges MotaUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Amarildo Lemes de2016-04-15T13:14:14Z2016-04-15T13:14:14Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 p.| il., grafs.application/pdf337911https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160546engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-15T13:14:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160546Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-15T13:14:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Working memory and L2 vocabulary learning: a study with young learners
title Working memory and L2 vocabulary learning: a study with young learners
spellingShingle Working memory and L2 vocabulary learning: a study with young learners
Souza, Amarildo Lemes de
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Vocabulários, glossários, etc
Memória
Aprendizagem
title_short Working memory and L2 vocabulary learning: a study with young learners
title_full Working memory and L2 vocabulary learning: a study with young learners
title_fullStr Working memory and L2 vocabulary learning: a study with young learners
title_full_unstemmed Working memory and L2 vocabulary learning: a study with young learners
title_sort Working memory and L2 vocabulary learning: a study with young learners
author Souza, Amarildo Lemes de
author_facet Souza, Amarildo Lemes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fortkamp, Mailce Borges Mota
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Amarildo Lemes de
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua inglesa
Estudo e ensino
Vocabulários, glossários, etc
Memória
Aprendizagem
topic Lingua inglesa
Estudo e ensino
Vocabulários, glossários, etc
Memória
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-15T13:14:14Z
2016-04-15T13:14:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 337911
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160546
identifier_str_mv 337911
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160546
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652097509392384