Análises de dados de negócio para orientar a tomada de decisões gerenciais em uma varejista do setor moveleiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Straub, Lucas Zimmer
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243279
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.
id UFSC_1f15a1ec78e5f05c2201137ad5aac2c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243279
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análises de dados de negócio para orientar a tomada de decisões gerenciais em uma varejista do setor moveleiro.Análise de dadosVarejoClassificação ABCInteligência de negóciosTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.O mercado varejista é um pilar da economia nacional. No entanto, devido à falta de recursos disponíveis pelos empreendedores e da baixa escolaridade do setor, o uso de ferramentas computacionais para auxiliar no gerenciamento das empresas ainda é reservado a poucos negócios. Este trabalho visa contribuir no aprimoramento da gestão de uma varejista do setor moveleiro, através da utilização dos dados gerados pela mesma para orientar as tomadas de decisões gerenciais. Para isso, modelou-se um banco de dados relacional referente aos dados da empresa, inserindo nele os dados referentes ao período de janeiro de 2021 até agosto de 2022, definiu-se a maneira como os dados seriam mantidos atualizados dentro do banco de dados, segmentou-se os produtos comercializados em classes e utilizou-se da análise com a curva ABC sobre os dados referentes aos fornecedores e valor de venda da mercadoria. Por fim, modelou-se painéis interativos que possibilitam a verificação dos dados da empresa de maneira intuitiva para orientar as tomadas de decisões gerenciais. Os resultados obtidos através das análises mostram que muitos fornecedores e intervalos de valores de vendas não contribuem de maneira significativa para o lucro da empresa, e portanto à exceção dos casos que apresentem um fator estratégico que motive a comercialização dos produtos de tais fornecedores e intervalos de valores, orienta-se que seja descontinuada a comercialização dos demais produtos que apresentem esse perfil.The retail market is a pillar of the national economy. However, due to the lack of resources available to entrepreneurs and the low level of education in the sector, the use of computer tools to assist in the management of companies is still reserved to a few businesses. This work aims to contribute to the improvement of the management of a retailer of the furniture sector, through the use of data generated by it to guide managerial decision making. To do this, we modeled a relational database with the company’s data, inserting in it data referring to the period from January 2021 to August 2022, then it was defined how the data would be kept updated within the database. The commercialized products were segmented into classes and used the analysis with the ABC curve on the data referring to suppliers and sales value of the goods. Finally, interactive dashboards were modeled that make it possible to analyze the company’s data in an intuitive manner to guide management decision making. The results obtained from the analyses show that many suppliers and sales value ranges do not contribute in a significant way to the company’s profit, and therefore except in cases that present a strategic factor that motivates the marketing of products from such suppliers and value ranges, it is recommended that the commercialization of the other products that present this profile be discontinued.Florianópolis, SC.Vieira, Guilherme ErnaniUniversidade Federal de Santa Catarina.Straub, Lucas Zimmer2022-12-20T21:48:54Z2022-12-20T21:48:54Z2022-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243279Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-20T21:48:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243279Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-20T21:48:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análises de dados de negócio para orientar a tomada de decisões gerenciais em uma varejista do setor moveleiro.
title Análises de dados de negócio para orientar a tomada de decisões gerenciais em uma varejista do setor moveleiro.
spellingShingle Análises de dados de negócio para orientar a tomada de decisões gerenciais em uma varejista do setor moveleiro.
Straub, Lucas Zimmer
Análise de dados
Varejo
Classificação ABC
Inteligência de negócios
title_short Análises de dados de negócio para orientar a tomada de decisões gerenciais em uma varejista do setor moveleiro.
title_full Análises de dados de negócio para orientar a tomada de decisões gerenciais em uma varejista do setor moveleiro.
title_fullStr Análises de dados de negócio para orientar a tomada de decisões gerenciais em uma varejista do setor moveleiro.
title_full_unstemmed Análises de dados de negócio para orientar a tomada de decisões gerenciais em uma varejista do setor moveleiro.
title_sort Análises de dados de negócio para orientar a tomada de decisões gerenciais em uma varejista do setor moveleiro.
author Straub, Lucas Zimmer
author_facet Straub, Lucas Zimmer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Guilherme Ernani
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Straub, Lucas Zimmer
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de dados
Varejo
Classificação ABC
Inteligência de negócios
topic Análise de dados
Varejo
Classificação ABC
Inteligência de negócios
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T21:48:54Z
2022-12-20T21:48:54Z
2022-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243279
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 88
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652031222611968