Estratégias empreendedoras para a internacionalização em instituições de ensino superior brasileiras
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216305 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020. |
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Estratégias empreendedoras para a internacionalização em instituições de ensino superior brasileirasGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoInstituições de ensinoEnsino superiorRelações internacionaisUniversidades e faculdadesEmpreendedorismoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.Por ano, é crescente o número de publicações realizadas sobre a internacionalização em instituições de ensino superior. Este dado, apresentado nessa tese, nos faz compreender a complexidade envolvida e perceber que em se tratando de um mundo globalizado, com políticas e conexões internacionais densas, há muito ainda o que se estudar e desenvolver para haver efetividade em tudo que se projeta para a área. Os setores de relações internacionais, nas instituições em que eles existem, apresentam disparidades quanto as suas estruturas, recursos e equipe dedicada. Seus gestores são quase que em sua totalidade indicados de forma política, construindo sua trajetória e conhecimentos de gestão da internacionalização institucional na prática. Eles ainda carregam, a imagem de que ocupam sua atividade viajando e realizam poucas ações, o que gera uma demora em fazer a comunidade acadêmica creditar confiabilidade a suas práticas. Somado a isso, é recorrente a descontinuidade do processo de internacionalização pela rotatividade e relação política que exercem. Diante desse contexto, esta tese firma o objetivo de estabelecer estratégias empreendedoras para a internacionalização em instituições de ensino superior brasileiras. Para este fim, a pesquisa tem como pergunta: como os processos de internacionalização em instituições de ensino superior brasileiras podem ser empreendedores? A pesquisa percorreu cinco etapas para chegar as suas conclusões: iniciou explorando o referencial teórico, fazendo uso dos métodos de revisão integrativa e narrativa, abordando os conceitos de internacionalização no ensino superior, empreendedorismo no ensino superior e ensino superior brasileiro. Realizou coleta de dados com um estudo multicasos, com pesquisa documental e com entrevista semiestruturada com sujeitos da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e do Instituto Federal de Santa Catarina ? IFSC. A análise dos dados foi realizada usando o método da análise de conteúdo, ela possui duas categorias principais (internacionalização como estratégia das IES e internacionalização como um processo empreendedor) e oito subcategorias (gestão de relações internacionais atuando em nível estratégico, estratégias de comunicação, cultura de internacionalização das IES, capacitação dos atores da internacionalização, financiamento da internacionalização, a internacionalização projetando as IES no cenário mundial, evidências de sucesso nos processos de internacionalização das IES e aspectos restritivos nos processos de internacionalização das IES). O confronto da base conceitual com a análise dos dados coletados, deram suporte a criação de trinta e seis estratégias, distribuídas em oito eixos estratégicos (comunicação, cultura, capacitação, financiamento, políticas, currículo, colaboração e gestão). As estratégias elaboradas passaram pela validação de especialistas conceituados nos campos teórico e prático da internacionalização do ensino superior e os resultados da validação analisados. Por último as estratégias empreendedoras para a internacionalização em instituições de ensino superior brasileiras foram estabelecidas. A tese concluiu que é possível aliar internacionalização e empreendedorismo no ensino superior, considerando as estratégias distribuídas nos oito eixos estratégicos.<br>Abstract: Every year, the number of publications on internationalization in higher education institutions is increasing. This data, presented in this thesis, makes us understand the complexity involved and realize that in the case of a globalized world, with dense international policies and connections, there is still a lot to study and develop in order to be effective in everything that is projected for the area. The international relations sectors, in the institutions in which they exist, present disparities in terms of their structures, resources and dedicated team. Its managers are almost entirely politically appointed, building their trajectory and knowledge of managing institutional internationalization in practice. They still carry the image that they occupy their activity while traveling and carry out few actions, which creates a delay in making the academic community credit their practices with reliability. In addition, there is a recurrence of the discontinuity of the internationalization process due to the turnover and political relationship they exercise. Given this context, this thesis establishes the objective of establishing entrepreneurial strategies for internationalization in Brazilian higher education institutions. To this end, the research asks: how can the processes of internationalization in Brazilian higher education institutions be entrepreneurs? The research went through five stages to reach its conclusions: it started exploring the theoretical framework, making use of the methods of integrative and narrative review, addressing the concepts of internationalization in higher education, entrepreneurship in higher education and Brazilian higher education. He performed data collection with a multi-case study, with documentary research and with a semi-structured interview with subjects from the Federal University of Santa Catarina - UFSC and the Federal Institute of Santa Catarina - IFSC. Data analysis was carried out using the content analysis method, it has two main categories (internationalization as a HEI strategy and internationalization as an entrepreneurial process) and eight subcategories (international relations management acting at a strategic level, communication strategies, culture internationalization of HEIs, training of internationalization actors, financing internationalization, internationalization projecting HEIs on the world stage, evidence of success in the internationalization processes of HEIs and restrictive aspects in the internationalization processes of HEIs). The comparison of the conceptual basis with the analysis of the collected data, supported the creation of thirty-six strategies, distributed in eight strategic axes (communication, culture, training, financing, policies, curriculum, collaboration and management). The strategies developed went through the validation of renowned specialists in the theoretical and practical fields of the internationalization of higher education and the results of the validation analyzed. Finally, entrepreneurial strategies for internationalization in Brazilian higher education institutions were established. The thesis concluded that it is possible to combine internationalization and entrepreneurship in higher education, considering the strategies distributed in the eight strategic axesFranzoni, Ana Maria BencciveniStallivieri, LucianeUniversidade Federal de Santa CatarinaMelo, Michelle Bianchini de2020-10-21T21:28:00Z2020-10-21T21:28:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis200 p.| il., quads.application/pdf370375https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216305porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:28:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216305Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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