Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233991 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_1f7424d5673cf609193a49db4355a5fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233991 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e políticaAlfabetizaçãoTeoria enunciativaPerspectiva histórico-culturalPolíticas de alfabetizaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho de caráter bibliográfico teve como objetivo geral aprofundar os conhecimentos em torno das produções de livros e artigos da professora Dra. Cláudia Maria Gontijo, bem como, das produções de teses e dissertações por ela orientadas na condição de coordenadora do grupo de pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Foram mapeadas as produções da professora Cláudia Gontijo no recorte temporal de 2000-2021, aprofundando os últimos 5 artigos e 3 livros escolhidos a fim de fazer uma aproximação dos principais conceitos/princípios teórico-metodológicos relacionados a uma compreensão de alfabetização que considera a linguagem como interação humana e como processo discursivo. Também foram analisados 14 resumos de trabalhos por ela orientados, sendo 3dissertações e 11 teses do período de 2013-2021 (9 anos). Organizaram-se para o desenvolvimento desse trabalho quatro capítulos. O primeiro apresenta uma parte introdutória que situa o contexto da pesquisa e sua vinculação a duas pesquisas desenvolvidas pela professora Maria Aparecida Lapa de Aguiar, da Universidade Federal de Santa Catarina, da qual participei como Bolsista PIBIC. O segundo capítulo apresenta o caminho metodológico construído para o desenvolvimento da pesquisa. O terceiro capítulo traz as produções da profa. Cláudia Gontijo e o aprofundamento das obras escolhidas. O quarto capítulo apresenta a análise dos resumos das respectivas teses e dissertações orientadas pela professora Gontijo. De acordo com as análises, conclui-se que a professora Cláudia Gontijo e o grupo de pesquisa por ela coordenado têm como principal referencial teórico a teoria enunciativa de Bakhtin e a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Partindo da compreensão de que somos sujeitos sociais e históricos, constituídos e produtores da história, Gontijo e seus orientandos aprofundam a temática da alfabetização a partir de uma abordagem histórica e política atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, políticas de alfabetização, história da alfabetização de crianças e a partir dessas temáticas trazem importantes reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, os currículos, as perspectivas de alfabetização e as políticas públicas.Florianópolis, SCAguiar, Maria Aparecida Lapa deUniversidade Federal de Santa CatarinaGuitel, Laura Luzietti2022-04-12T22:43:00Z2022-04-12T22:43:00Z2022-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233991info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-12T22:43:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233991Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-12T22:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política |
title |
Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política |
spellingShingle |
Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política Guitel, Laura Luzietti Alfabetização Teoria enunciativa Perspectiva histórico-cultural Políticas de alfabetização |
title_short |
Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política |
title_full |
Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política |
title_fullStr |
Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política |
title_full_unstemmed |
Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política |
title_sort |
Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política |
author |
Guitel, Laura Luzietti |
author_facet |
Guitel, Laura Luzietti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aguiar, Maria Aparecida Lapa de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guitel, Laura Luzietti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Teoria enunciativa Perspectiva histórico-cultural Políticas de alfabetização |
topic |
Alfabetização Teoria enunciativa Perspectiva histórico-cultural Políticas de alfabetização |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-12T22:43:00Z 2022-04-12T22:43:00Z 2022-03-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233991 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
87 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651978873503744 |