Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guitel, Laura Luzietti
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233991
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_1f7424d5673cf609193a49db4355a5fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233991
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e políticaAlfabetizaçãoTeoria enunciativaPerspectiva histórico-culturalPolíticas de alfabetizaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho de caráter bibliográfico teve como objetivo geral aprofundar os conhecimentos em torno das produções de livros e artigos da professora Dra. Cláudia Maria Gontijo, bem como, das produções de teses e dissertações por ela orientadas na condição de coordenadora do grupo de pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Foram mapeadas as produções da professora Cláudia Gontijo no recorte temporal de 2000-2021, aprofundando os últimos 5 artigos e 3 livros escolhidos a fim de fazer uma aproximação dos principais conceitos/princípios teórico-metodológicos relacionados a uma compreensão de alfabetização que considera a linguagem como interação humana e como processo discursivo. Também foram analisados 14 resumos de trabalhos por ela orientados, sendo 3dissertações e 11 teses do período de 2013-2021 (9 anos). Organizaram-se para o desenvolvimento desse trabalho quatro capítulos. O primeiro apresenta uma parte introdutória que situa o contexto da pesquisa e sua vinculação a duas pesquisas desenvolvidas pela professora Maria Aparecida Lapa de Aguiar, da Universidade Federal de Santa Catarina, da qual participei como Bolsista PIBIC. O segundo capítulo apresenta o caminho metodológico construído para o desenvolvimento da pesquisa. O terceiro capítulo traz as produções da profa. Cláudia Gontijo e o aprofundamento das obras escolhidas. O quarto capítulo apresenta a análise dos resumos das respectivas teses e dissertações orientadas pela professora Gontijo. De acordo com as análises, conclui-se que a professora Cláudia Gontijo e o grupo de pesquisa por ela coordenado têm como principal referencial teórico a teoria enunciativa de Bakhtin e a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Partindo da compreensão de que somos sujeitos sociais e históricos, constituídos e produtores da história, Gontijo e seus orientandos aprofundam a temática da alfabetização a partir de uma abordagem histórica e política atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, políticas de alfabetização, história da alfabetização de crianças e a partir dessas temáticas trazem importantes reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, os currículos, as perspectivas de alfabetização e as políticas públicas.Florianópolis, SCAguiar, Maria Aparecida Lapa deUniversidade Federal de Santa CatarinaGuitel, Laura Luzietti2022-04-12T22:43:00Z2022-04-12T22:43:00Z2022-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233991info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-12T22:43:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233991Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-12T22:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política
title Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política
spellingShingle Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política
Guitel, Laura Luzietti
Alfabetização
Teoria enunciativa
Perspectiva histórico-cultural
Políticas de alfabetização
title_short Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política
title_full Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política
title_fullStr Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política
title_full_unstemmed Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política
title_sort Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política
author Guitel, Laura Luzietti
author_facet Guitel, Laura Luzietti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Maria Aparecida Lapa de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Guitel, Laura Luzietti
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Teoria enunciativa
Perspectiva histórico-cultural
Políticas de alfabetização
topic Alfabetização
Teoria enunciativa
Perspectiva histórico-cultural
Políticas de alfabetização
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-12T22:43:00Z
2022-04-12T22:43:00Z
2022-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233991
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651978873503744