Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92902 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009 |
id |
UFSC_1fefeaa2a89f807a4e2a75bf19df2821 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92902 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliaçãoGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoAprendizagem organizacionalDesempenhoIndicadoresModelosAvaliaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009As pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área de aprendizagem organizacional, a partir dos anos 90, buscam gerar subsídios aos envolvidos com o tema. Estes subsídios podem enfocar tanto a identificação dos elementos que devem ser observados ao se proceder a avaliação da aprendizagem organizacional, quanto os aspectos vinculados aos elementos que apoiem a estruturação de processos destinados à avaliação; bem como aspectos que têm relação com as ações geradas, a fim de se obter melhoria de desempenho. Nesse sentido, este estudo busca responder ao seguinte questionamento: como desenvolver um modelo de avaliação direcionado à aprendizagem organizacional, a partir de perspectivas teóricas, que permitam visualizar as possibilidades de melhoria de desempenho? Alinhado a este questionamento, este estudo tem como objetivo estruturar um modelo de avaliação direcionado à aprendizagem organizacional. Para o desenvolvimento do modelo foram utilizadas duas plataformas (teórica e empírica). Em relação aos resultados obtidos quanto à pesquisa teórica, no contexto nacional a partir da base SciELO e no contexto internacional a partir do Portal de Periódicos da Capes, considera-se que a pesquisa teórica gera subsídios ao estudo em relação à identificação das percepções sobre a aprendizagem organizacional; ao processo de avaliação e aos indicadores de desempenho. Ainda em relação às concepções teóricas foram analisados estudos que apresentam proposições direcionadas à aprendizagem organizacional. A análise teórica possibilitou identificar elementos que auxiliam na estruturação do modelo, dentre os quais se destacam: (a) a estratégia organizacional, (b) a cultura organizacional, (c) a infraestrutura organizacional, (d) os recursos humanos internos e (e) as relações externas. A partir destas percepções, foi estruturado um processo composto por três fases (Estruturação, Operacionalização e Gerenciamento do desempenho), as quais permitem passar aos resultados obtidos no segundo momento da pesquisa, vinculados aos aspectos empíricos. Para isso, o modelo de avaliação proposto neste estudo foi aplicado, a título de análise de viabilidade, em duas organizações. A partir das aplicações considera-se que um modelo, nos moldes propostos, possibilita a análise das estratégias adotadas no processo de gestão, em diversos níveis, ou seja, pode-se verificar o desempenho da organização, quer seja em nível local (indicadores), em níveis intermediários (percepções, ações estratégicas e preocupações macro), ou ainda em termos globais. A partir dos resultados obtidos com as aplicações realizadas, o modelo proposto demonstrou apoiar as organizações estudadas, por gerar compreensão dos elementos que podem alavancar a aprendizagem organizacional, por permitir que seja visualizado o perfil de desempenho e por possibilitar aos gestores planejar ações de gerenciamento.Todesco, José LeomarNakayama, Marina KeikoUniversidade Federal de Santa CatarinaIgarashi, Wagner2012-10-24T13:44:05Z2012-10-24T13:44:05Z2012-10-24T13:44:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis361 p.| il., tabs.application/pdf274583http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92902porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T15:26:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92902Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T15:26:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação |
title |
Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação |
spellingShingle |
Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação Igarashi, Wagner Gestão do conhecimento Engenharia e gestão do conhecimento Aprendizagem organizacional Desempenho Indicadores Modelos Avaliação |
title_short |
Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação |
title_full |
Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação |
title_fullStr |
Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação |
title_sort |
Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação |
author |
Igarashi, Wagner |
author_facet |
Igarashi, Wagner |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Todesco, José Leomar Nakayama, Marina Keiko Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Igarashi, Wagner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Engenharia e gestão do conhecimento Aprendizagem organizacional Desempenho Indicadores Modelos Avaliação |
topic |
Gestão do conhecimento Engenharia e gestão do conhecimento Aprendizagem organizacional Desempenho Indicadores Modelos Avaliação |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-24T13:44:05Z 2012-10-24T13:44:05Z 2012-10-24T13:44:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
274583 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92902 |
identifier_str_mv |
274583 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
361 p.| il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651950596554752 |