Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Igarashi, Wagner
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92902
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009
id UFSC_1fefeaa2a89f807a4e2a75bf19df2821
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92902
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliaçãoGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoAprendizagem organizacionalDesempenhoIndicadoresModelosAvaliaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009As pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área de aprendizagem organizacional, a partir dos anos 90, buscam gerar subsídios aos envolvidos com o tema. Estes subsídios podem enfocar tanto a identificação dos elementos que devem ser observados ao se proceder a avaliação da aprendizagem organizacional, quanto os aspectos vinculados aos elementos que apoiem a estruturação de processos destinados à avaliação; bem como aspectos que têm relação com as ações geradas, a fim de se obter melhoria de desempenho. Nesse sentido, este estudo busca responder ao seguinte questionamento: como desenvolver um modelo de avaliação direcionado à aprendizagem organizacional, a partir de perspectivas teóricas, que permitam visualizar as possibilidades de melhoria de desempenho? Alinhado a este questionamento, este estudo tem como objetivo estruturar um modelo de avaliação direcionado à aprendizagem organizacional. Para o desenvolvimento do modelo foram utilizadas duas plataformas (teórica e empírica). Em relação aos resultados obtidos quanto à pesquisa teórica, no contexto nacional a partir da base SciELO e no contexto internacional a partir do Portal de Periódicos da Capes, considera-se que a pesquisa teórica gera subsídios ao estudo em relação à identificação das percepções sobre a aprendizagem organizacional; ao processo de avaliação e aos indicadores de desempenho. Ainda em relação às concepções teóricas foram analisados estudos que apresentam proposições direcionadas à aprendizagem organizacional. A análise teórica possibilitou identificar elementos que auxiliam na estruturação do modelo, dentre os quais se destacam: (a) a estratégia organizacional, (b) a cultura organizacional, (c) a infraestrutura organizacional, (d) os recursos humanos internos e (e) as relações externas. A partir destas percepções, foi estruturado um processo composto por três fases (Estruturação, Operacionalização e Gerenciamento do desempenho), as quais permitem passar aos resultados obtidos no segundo momento da pesquisa, vinculados aos aspectos empíricos. Para isso, o modelo de avaliação proposto neste estudo foi aplicado, a título de análise de viabilidade, em duas organizações. A partir das aplicações considera-se que um modelo, nos moldes propostos, possibilita a análise das estratégias adotadas no processo de gestão, em diversos níveis, ou seja, pode-se verificar o desempenho da organização, quer seja em nível local (indicadores), em níveis intermediários (percepções, ações estratégicas e preocupações macro), ou ainda em termos globais. A partir dos resultados obtidos com as aplicações realizadas, o modelo proposto demonstrou apoiar as organizações estudadas, por gerar compreensão dos elementos que podem alavancar a aprendizagem organizacional, por permitir que seja visualizado o perfil de desempenho e por possibilitar aos gestores planejar ações de gerenciamento.Todesco, José LeomarNakayama, Marina KeikoUniversidade Federal de Santa CatarinaIgarashi, Wagner2012-10-24T13:44:05Z2012-10-24T13:44:05Z2012-10-24T13:44:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis361 p.| il., tabs.application/pdf274583http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92902porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T15:26:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92902Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T15:26:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação
title Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação
spellingShingle Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação
Igarashi, Wagner
Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Desempenho
Indicadores
Modelos
Avaliação
title_short Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação
title_full Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação
title_fullStr Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação
title_full_unstemmed Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação
title_sort Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação
author Igarashi, Wagner
author_facet Igarashi, Wagner
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Todesco, José Leomar
Nakayama, Marina Keiko
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Igarashi, Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Desempenho
Indicadores
Modelos
Avaliação
topic Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Desempenho
Indicadores
Modelos
Avaliação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T13:44:05Z
2012-10-24T13:44:05Z
2012-10-24T13:44:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 274583
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92902
identifier_str_mv 274583
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 361 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651950596554752