Afetividade e dialogismo no ambiente EAD: um estudo de caso sobre o curso de letras português da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Daniela Aparecida de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129254
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2014.
id UFSC_1fff3accf0f38a4632564ee2541a7a9e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129254
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Afetividade e dialogismo no ambiente EAD: um estudo de caso sobre o curso de letras português da UFSCLinguísticaEnsino a distanciaSanta CatarinaAmbiente virtualLingua portuguesaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2014.Esta pesquisa constitui-se num estudo de caso, realizado sob a perspectiva sócio-histórica, com natureza qualitativa. A técnica empreendida foi a de entrevistas semiestruturadas realizadas com os tutores presenciais e a distância do Curso EaD de Letras-Português - UFSC, segunda edição. O objetivo primordial deste estudo é o de conhecer a importância dos fenômenos da afetividade e do dialogismo para as interlocuções instituídas entre os sujeitos (tutores presenciais-tutores a distância-alunos) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVEA) do Curso em questão, e nos encontros presenciais das disciplinas. As principais bases teóricas consultadas foram: Freire (1967; 1987 [1970]; 1996); Vygotsky (1993; 2000); Rogers (1975); Knowles et. al. (1998) a respeito da educação com bases afetivas e centrada na pessoa; Bakthin (2006 [1979]; 1997 [1979]); Geraldi (2010a; 2010b); Ponzio (2010); e Signorini (1998) acerca do dialogismo; Moore; Kearsley (2007); Peters (2001); Aretio (1994; 1997); Belloni (1999); Lévy (1999); e Nunes (2009) tratando-se de assuntos específicos à EaD; Freitas (2002; 2003); Bauer; Gaskell (2007); e Yin (2001) em referência às pesquisas qualitativas de natureza sócio-histórica. As entrevistas com ambos os tipos de tutores foram realizadas via e-mail e eram compostas, a princípio, por um roteiro de seis perguntas discursivas, enviadas uma a uma a cada sujeito-respondente. Foram convidados a participar da pesquisa todos os vinte e nove tutores presenciais e a distância que atuaram no primeiro trimestre letivo do ano de 2013. Destes, treze eram tutores presenciais e dezesseis eram tutores a distância. Embora todos os sujeitos tenham aceitado participar do estudo, os que concluíram a entrevista foram vinte e cinco tutores, doze presenciais e treze a distância. Os dados gerados pelas entrevistas revelaram que os fenômenos investigados - afetividade e dialogismo - são considerados fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem no Curso acompanhado. O dialogismo, entretanto, destaca-se como sendo o objeto mais importante em dois depoimentos. Nos demais, ambos os eventos são tidos como equânimes. O AVEA é o meio mais utilizado na instituição de conversações entre tutores a distância-alunos. No caso dos tutores de polo, tanto o moodle quanto os encontros face a face são tidos como os principais canais de comunicação entre educador-estudante. Os dados ainda apontaram que as demais relações entre tutor presencial-tutor a distância e aluno-aluno mostraram-se14pouco significativas. E, no caso específico das interações entre os alunos, observou-se que estas ainda são pouco exploradas via AVEA.<br>Abstract : This research is composed by a study of case, carried out under the social-historical approach. This action was a qualitative one, undertaken through the technique of semi-structured interviews which were realized with both types of tutors: in-person ones and distance ones. These informants worked during the second edition of a Distance Education (DE) Course of Letras-Português at UFSC University. The mainly objective of this action was based in knowing the importance of the affectivity phenomena and the dialogic phenomena to establish dialogues between the subjects (in-person tutors-distance tutors-students) in the Virtual Learning Environment (VLE), as in-person classes. The most important authors consulted were: Freire (1967; 1987 [1970]; 1996); Vygotsky (1993; 2000); Rogers (1975); and Knowles et. al. (1998), who regarding the affective-based education and person-centered education; Bakthin (2006; [1979]; 1997 [1979]); Geraldi (2010a; 2010b); Ponzio (2010); and Signorini (1998) who wrote about dialogism; Moore; Kearsley (2007); Peters (2001); Aretio (1994); Belloni (1999); Lévy (1999); and Nunes (2009), these were writers who work with DE and finally, Freitas (2002; 2003); Bauer; Gaskell (2007); and Yin (2001), whose studies made references to the qualitative researches with a socio-historical nature. The interviews made with both types of tutors were conducted via e-mail and were composed, in principle, by a script containing an essay of six questions. They were sent one by one to each respondent-subject. The invitations were directed to all the twenty-nine in-person tutors and distance ones those acted in the first quarter of the school year of 2013. Of these, thirteen were in-person tutors and sixteen were distance tutors. Although all subjects have accepted to participate of this study, those which concluded the interviews were a number of twenty five tutors; twelve, in-person tutors and thirteen, distance tutors. The generated data acquiring from the interviews revealed that the both phenomena investigated - affectivity and dialogism - were considered fundamental to the teaching and learning process in the observed environment. The dialogic perspective stands out as more important than affectivity one in two statements. In the others, both events are regarded as equitable. The interviews showed that the VLE is the most used task to establish conversations between distance tutors-students. In the case of in-person tutors, both tools the moodle as the live meetings are taken as the main channels used in communication between tutors-students. The data still16pointed that the other relationships, like those what happens between in-person tutor-distance tutor and between student-student, were poor and in the case of interactions built among the students, it was also observed as being little stimulated through VLE.Hack, Josias RicardoUniversidade Federal de Santa CatarinaAlbuquerque, Daniela Aparecida de2015-02-05T20:52:28Z2015-02-05T20:52:28Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174 p.| il, grafs.application/pdf328312https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129254porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:01:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129254Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:01:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Afetividade e dialogismo no ambiente EAD: um estudo de caso sobre o curso de letras português da UFSC
title Afetividade e dialogismo no ambiente EAD: um estudo de caso sobre o curso de letras português da UFSC
spellingShingle Afetividade e dialogismo no ambiente EAD: um estudo de caso sobre o curso de letras português da UFSC
Albuquerque, Daniela Aparecida de
Linguística
Ensino a distancia
Santa Catarina
Ambiente virtual
Lingua portuguesa
Estudo e ensino
title_short Afetividade e dialogismo no ambiente EAD: um estudo de caso sobre o curso de letras português da UFSC
title_full Afetividade e dialogismo no ambiente EAD: um estudo de caso sobre o curso de letras português da UFSC
title_fullStr Afetividade e dialogismo no ambiente EAD: um estudo de caso sobre o curso de letras português da UFSC
title_full_unstemmed Afetividade e dialogismo no ambiente EAD: um estudo de caso sobre o curso de letras português da UFSC
title_sort Afetividade e dialogismo no ambiente EAD: um estudo de caso sobre o curso de letras português da UFSC
author Albuquerque, Daniela Aparecida de
author_facet Albuquerque, Daniela Aparecida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hack, Josias Ricardo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Daniela Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Ensino a distancia
Santa Catarina
Ambiente virtual
Lingua portuguesa
Estudo e ensino
topic Linguística
Ensino a distancia
Santa Catarina
Ambiente virtual
Lingua portuguesa
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T20:52:28Z
2015-02-05T20:52:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 328312
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129254
identifier_str_mv 328312
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 174 p.| il, grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652183655153664