O computador como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem para alunos portadores de paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79501 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_1fff7cdff2d4751f49489babc4d49624 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79501 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O computador como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem para alunos portadores de paralisia cerebralEngenharia de produçãoEducação especialEducaçãoProcessamento de dadosTecnologia da informaçãoParalisia cerebralDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoO presente trabalho trata da Educação, nas diversas modalidades de deficiência e a utilização do computador como elemento facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O avanço da informática abriu muitas possibilidades para que as pessoas com necessidades educativas especiais pudessem desenvolver suas potencialidades e adequarem-se no mundo do trabalho. O trabalho aborda a utilização do computador na educação de alunos portadores de paralisia cerebral, da Escola de Educação Especial Nábil Tacla com sede em Curitiba-PR. A escola atende a 183 crianças com idades que variam de 2 a 16 anos. O emprego da Informática, por meio de pequenas adaptações da tecnologia padrão existente através do computador possibilita a superação de algumas barreiras de aspecto, físico, pessoal e social dessas crianças. O objetivo do estudo foi verificar o trabalho desenvolvido pela Escola Nábil Tacla, com o uso do computador como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem, comparando o desenvolvimento físico, pessoal e social dos alunos antes e depois da utilização da tecnologiaFlorianópolis, SCBernardes, SilvanaUniversidade Federal de Santa CatarinaVogt, Ana Maria Cordeiro2012-10-18T04:42:16Z2012-10-18T04:42:16Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 131 f.| grafs., fots.application/pdf185100http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79501porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:51:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79501Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:51:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O computador como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem para alunos portadores de paralisia cerebral |
title |
O computador como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem para alunos portadores de paralisia cerebral |
spellingShingle |
O computador como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem para alunos portadores de paralisia cerebral Vogt, Ana Maria Cordeiro Engenharia de produção Educação especial Educação Processamento de dados Tecnologia da informação Paralisia cerebral |
title_short |
O computador como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem para alunos portadores de paralisia cerebral |
title_full |
O computador como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem para alunos portadores de paralisia cerebral |
title_fullStr |
O computador como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem para alunos portadores de paralisia cerebral |
title_full_unstemmed |
O computador como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem para alunos portadores de paralisia cerebral |
title_sort |
O computador como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem para alunos portadores de paralisia cerebral |
author |
Vogt, Ana Maria Cordeiro |
author_facet |
Vogt, Ana Maria Cordeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bernardes, Silvana Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vogt, Ana Maria Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Educação especial Educação Processamento de dados Tecnologia da informação Paralisia cerebral |
topic |
Engenharia de produção Educação especial Educação Processamento de dados Tecnologia da informação Paralisia cerebral |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T04:42:16Z 2012-10-18T04:42:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
185100 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79501 |
identifier_str_mv |
185100 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 131 f.| grafs., fots. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823043458877620224 |