ECA: Reflexões sobre as pautas prioritárias articulados aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável)
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242245 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma breve reflexão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, os avanços e desafios nesses 31 anos de implantação. Por meio da pesquisa bibliográfica, procurou-se atender à especificidade do tema., desvendando algumas características do cotidiano do país como: dados da realidade da infância no Brasil, as diretrizes do Estatuto, e as Políticas Públicas e programas de atendimento às crianças e adolescentes. Inicialmente o “Código de Menores” era que normatizava a condição das crianças que juridicamente eram consideradas de “menores infratores”, “crianças carentes” ou “abandonadas” e estavam sobre a “Doutrina de Situação Irregular” que tinha um viés repressivo. Com a constituição de 88, e o surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1999, diversos setores da sociedade passam a exigir mudanças. e consequentemente, com a implantação do ECA. Finalizando com uma reflexão sobre os seus avanços, desafios, as legislações prioritárias articuladas aos ODS, em tramite no Senado Federal. |
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