Estágios de mudança de comportamento para atividade física em adolescentes: prevalência e fatores associados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jaqueline Aragoni da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136361
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015.
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spelling Estágios de mudança de comportamento para atividade física em adolescentes: prevalência e fatores associadosEducação físicaAtividade MotoraExercicios fisicosAdolescentesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015.O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de escolares catarinenses nos Estágios de Mudança de Comportamento para atividade física, bem como descrever os seus fatores demográficos, econômicos, comportamentais e psicossociais associados. Foi realizada uma análise de dados secundária da pesquisa CompAC - 2011 (Comportamento do Adolescente Catarinense), a qual possui característica epidemiológica de base escolar com delineamento transversal. A amostra foi composta por 6.529 adolescentes de ambos os sexos, de 15 a 19 anos, de escolas estaduais de Santa Catarina. Para coleta de dados, utilizou-se questionário desenvolvido para a pesquisa em questão. Por meio de regressão logística multinominal bruta e ajusta (categoria de referência: manutenção), foram analisadas informações sobre intenção de mudança de comportamento para AF e associações com variáveis demográficas (sexo, idade, área residencial, série e turno escolar), econômicas (ocupação do adolescente, renda familiar mensal e escolaridade materna), comportamentais (prática de AF no lazer; consumo de frutas e verduras; consumo de refrigerantes; comportamento sedentário; estado nutricional; consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo) e psicossociais (preferência de atividades no lazer, gosto por AF, percepção de estresse e de saúde). Os resultados mostraram que 43,8%, 16,2%, 17%, 16% e 7,0% dos adolescentes estavam nos estágios de manutenção, ação, preparação, contemplação e pré-contemplação, respectivamente. Com exceção do turno escolar, comportamento sedentário, tabagismo, consumo de álcool e percepção de estresse, todos os demais fatores estiveram associados a pelos menos um dos estágios. Ainda, cabe destacar que rapazes, adolescentes que trabalhavam, preferiam lazer ativo, praticavam AF no lazer, gostavam de AF e tinham percepção positiva de saúde estiveram associados ao estágio de manutenção, em relação a todos os demais estágios. Conclui-se que a maioria dos adolescentes (60,1%) praticava AF regularmente. Além disso, a cada dez adolescentes que não praticavam, oito possuíam intenção de iniciar a prática. As diferentes associações verificadas entre fatores demográficos e econômicos com cada EMC confirmaram a existência de diferentes perfis em cada EMC. Além disso, observou-se congruência entre atitudes favoráveis para a saúde e estágio de manutenção.<br>Abstract : The aim of the study was to identify the prevalence of students from the state of Santa Catarina among the Stages of Change for physical activity, and to describe the demographic, economic, behavioral, and psychosocial factors associated. We conducted a secondary analysis of data from the CompAC research (Behavior of Adolescents from Santa Catarina State), a school-based cross-sectional epidemiological study. The study population comprised male and female adolescents aged from 15 to 19 years attending public high schools in the State of Santa Catarina in 2011. The questionnaire used was developed for the aforementioned research and was completed in the classroom. Crude and adjusted multinomial logistic regression (reference category: maintenance) was used to analyze information about intention to change physical activity behavior and associations with demographic (gender, age, grade and shift and residence location); economics (occupation, gross monthly household income and maternal education); behavioral (leisure time physical activity, fruit and vegetable intake, soft drink intake, time spent in sedentary behavior, nutritional status, alcoholic beverage intake and tobacco use); and psychosocial (preference for leisure time physical activity, liking of physical activity, and perception of stress and health) variables. The results showed that 43.8%, 16.2%, 17%, 16%, and 7% of the adolescents were in the maintenance, action, preparation, contemplation and pre-contemplation stages, respectively. With the exception of the variables school shift, sedentary behavior, tobacco use, alcohol intake, and stress perception, all of the other factors were associated with at least one of the stages. We concluded that a considerable proportion of the adolescents who are not physically active wish to begin the practice of PA. Besides that, we noticed that each stage has its peculiarities, being differently associated with the study variables, highlighting the need for interventions to promote physical activity with varying approaches according to the level of readiness to change. In face of the evidence, the present study reinforces questions regarding adolescent behavior towards intentions to be physically active in daily life.Silva, Kelly Samara daUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Jaqueline Aragoni da2015-11-10T03:11:26Z2015-11-10T03:11:26Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 p.| il., grafs., tabs.application/pdf336130https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136361porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136361Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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