A alfabetização e o recurso da tecnologia como instrumento de estímulo ao aprendizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernades, Juliana da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182297
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.
id UFSC_202d707fdd95a06c1d3a903a524fb21e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182297
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A alfabetização e o recurso da tecnologia como instrumento de estímulo ao aprendizadoAlfabetizaçãoContos de fadasTecnologiaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.O processo de alfabetização precede e excede os limites escolares. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre uso da tecnologia na fase da alfabetização, por meio de atividades pedagógicas desenvolvidas por uma turma de alunos do 2°ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski, no desenvolvimento de um conto de fadas com a colaboração dos pais, professor e auxiliados por softwares de formatação de textos. O uso de tablets em sala de aula com os jogos educativos na área da alfabetização foi uma estratégia utilizada para incentivá-los na familiarização do uso deste equipamento. Na sala de informática, o acesso a programa de digitação (Word Linux) possibilitou a visualização imediata dos erros e sua correção. A atividade proposta promoveu a integração entre varia disciplinas, como matemática língua portuguesa, ensino religioso, história e geografia. A tecnologia mostrou-se uma aliada na fase da alfabetização com a integração de recursos para alcance dos objetivos educacionais, de forma prazerosa e criativa.The literacy process precedes and exceeds school boundaries. This work is the result of a research on the use of technology in the literacy stage, through pedagogical activities developed by a class of students of the 2nd year of Elementary School, Professor Sylvio Sniecikovski Municipal School, in the development of a fairy tale with the collaboration of parents, teacher and aided by text formatting software. The use of classroom tablets with educational games in the area of literacy was a strategy used to encourage them to familiarize themselves with the use of this equipment. In the computer room, the access to a typing program (Word Linux) allowed the immediate visualization of the errors and their correction. The proposed activity promoted the integration between various disciplines, such as Portuguese language mathematics, religious education, history and geography. Technology has proven to be an ally in the literacy phase by integrating resources to reach educational goals in a pleasurable and creative way.Joinville, SCPfützenreuter, Andréa HolzUniversidade Federal de Santa CatarinaFernades, Juliana da Silva2017-12-15T14:08:55Z2017-12-15T14:08:55Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article16 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182297porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-15T14:08:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182297Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-15T14:08:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A alfabetização e o recurso da tecnologia como instrumento de estímulo ao aprendizado
title A alfabetização e o recurso da tecnologia como instrumento de estímulo ao aprendizado
spellingShingle A alfabetização e o recurso da tecnologia como instrumento de estímulo ao aprendizado
Fernades, Juliana da Silva
Alfabetização
Contos de fadas
Tecnologia
title_short A alfabetização e o recurso da tecnologia como instrumento de estímulo ao aprendizado
title_full A alfabetização e o recurso da tecnologia como instrumento de estímulo ao aprendizado
title_fullStr A alfabetização e o recurso da tecnologia como instrumento de estímulo ao aprendizado
title_full_unstemmed A alfabetização e o recurso da tecnologia como instrumento de estímulo ao aprendizado
title_sort A alfabetização e o recurso da tecnologia como instrumento de estímulo ao aprendizado
author Fernades, Juliana da Silva
author_facet Fernades, Juliana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pfützenreuter, Andréa Holz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernades, Juliana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Contos de fadas
Tecnologia
topic Alfabetização
Contos de fadas
Tecnologia
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15T14:08:55Z
2017-12-15T14:08:55Z
2017-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182297
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 16 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651946429513728