O papel da logística na internacionalização da Zara-Inditex
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188609 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais. |
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O papel da logística na internacionalização da Zara-InditexTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais.Reitera-se o impacto da globalização pós Segunda Guerra Mundial na emergência de firmas multinacionais – opera-se, agora, em heterogêneos territórios fronteiriços, frente a divergentes culturas e níveis de desenvolvimento econômico. Empresas passaram a produzir mercadorias de um lado do globo e atuar no outro – elevou-se, assim, a relevância delegada à logística internacional. Afinal, frente a este contexto, como se deve posicionar uma firma no meio internacional? Que modos de entrada em cada país, de acordo com suas características em relação ao mercado natal, e que premissas devem ser utilizadas como base teórica para fins de elaboração da estratégia de internacionalização? Busca-se, por meio deste trabalho, esclarecer as estratégias logísticas de uma multinacional varejista renomada por sua competitividade baseada no tempo: como faz a Zara-Inditex, que detém de cadeia produtiva internacionalmente dispersa, para conceber novos produtos em um enxuto espaço de tempo e distribuí-los globalmente em apenas 48 horas? Qual a estratégia de inserção da empresa nos diferentes mercados nacionais, diminuindo, assim, os riscos empresariais? Se expõe, aqui, a relevância da verticalização da cadeia produtiva como alternativa à estratégia de outsourcing em paralelo àquela de core business. Afinal, fora a partir da verticalização de sua cadeia em congruência com a terceirização de produtores advindos de países nos arredores de sua sede que a Zara- Inditex desencadeou a otimização de sua logística. Finalmente, advoga-se a perseguição do Modelo de Uppsala como estratégia de internacionalização da Zara-Inditex, aumentando o comprometimento de recursos frente a diferentes contextos econômicos e culturais.Florianópolis, SCSeabra, FernandoUniversidade Federal de Santa CatarinaSmetana, Laryssa2018-07-25T11:16:04Z2018-07-25T11:16:04Z2018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188609porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-25T11:16:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188609Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-25T11:16:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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