Articulação corporativa e política do empresariado catarinense: Um estudo de caso da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis- ACIF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marmitt, Rogeli Lúcia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105112
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
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spelling Articulação corporativa e política do empresariado catarinense: Um estudo de caso da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis- ACIFTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.O trabalho analisa o empresariado de Florianópolis a partir de estudo de caso da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF, entidade com mais de 3000 associadas, em sua maioria micro empresas. Tomou-se como referência o período entre inícios dos anos 1990 até 2011. Leva-se em consideração o contexto social, econômico e político regional e nacional, e de forma específica a estrutura da entidade, a composição da diretoria no período, a natureza das empresas associadas, as principais demandas e formas de atuação e os vínculos políticos. Além da pesquisa bibliográfica e documental, os procedimentos metodológicos incluíram a realização de entrevistas com membros da diretoria. Embora existam diferenças entre as diversas gestões analisadas, constatou-se que atuação da ACIF se realiza de forma diversificada, e abrange a elaboração de projetos e definição de demandas defendidas junto aos poderes executivo e legislativo municipal e federal, a mobilização de políticos que os representam nessas instâncias, e pela própria filiação partidária de vários membros que compõem o comando da entidade; a participação em diversos conselhos municipais, estaduais e federais, representando instâncias de organização civil de debate com o poder público e um forte relacionamento com a mídia, que se torna parceira importante na divulgação e apoio às bandeiras e demandas da Associação. Assim, a ACIF constitui-se como um importante espaço do empresariado regional para articular ações políticas e pressionar a adoção de políticas governamentais de acordo com seus interesses e diretivas.Minella, Ary CesarUniversidade Federal de Santa CatarinaMarmitt, Rogeli Lúcia2013-10-04T19:49:49Z2013-10-04T19:49:49Z2013-02-252013-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis143 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105112porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:20:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/105112Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:20:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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