EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliana Maciel de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131822
Resumo: Em 2010, por uma iniciativa do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ampliou a oferta de vagas para a graduação em Odontologia, iniciando o curso realizado integralmente no período noturno. Objetivo: Conhecer a situação acadêmica dos estudantes do curso noturno de Odontologia/UFRGS, de 2010 a 2014, analisando os motivos para a evasão acadêmica. Metodologia: Estudo de caso predominantemente qualitativo, cuja coleta de dados aconteceu por meio de análise documental dos estudantes que ingressaram no curso (n=121) e entrevistas semiestruturadas com estudantes (n=6) e professores (n=8). Resultados: Dos 121 estudantes ingressantes, 24 evadiram do curso noturno. Destes, 19 optaram por seguir o curso diurno de Odontologia da UFRGS. O tempo de duração do curso noturno (16 semestres), a disponibilidade de realizar o curso diurno da mesma instituição e a oportunidade de mudar para esse curso, foram motivos relacionados à saída do curso noturno. Considerações finais: Recomenda-se que os resultados encontrados sejam discutidos com a Direção, Comissão de Graduação e Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Odontologia, no sentido de promover estratégias para a permanência dos estudantes no curso.
id UFSC_21139efb9340bbe69ef62796359ccddf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131822
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULEvasão Escolar; Educação Superior; Educação em Odontologia.Em 2010, por uma iniciativa do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ampliou a oferta de vagas para a graduação em Odontologia, iniciando o curso realizado integralmente no período noturno. Objetivo: Conhecer a situação acadêmica dos estudantes do curso noturno de Odontologia/UFRGS, de 2010 a 2014, analisando os motivos para a evasão acadêmica. Metodologia: Estudo de caso predominantemente qualitativo, cuja coleta de dados aconteceu por meio de análise documental dos estudantes que ingressaram no curso (n=121) e entrevistas semiestruturadas com estudantes (n=6) e professores (n=8). Resultados: Dos 121 estudantes ingressantes, 24 evadiram do curso noturno. Destes, 19 optaram por seguir o curso diurno de Odontologia da UFRGS. O tempo de duração do curso noturno (16 semestres), a disponibilidade de realizar o curso diurno da mesma instituição e a oportunidade de mudar para esse curso, foram motivos relacionados à saída do curso noturno. Considerações finais: Recomenda-se que os resultados encontrados sejam discutidos com a Direção, Comissão de Graduação e Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Odontologia, no sentido de promover estratégias para a permanência dos estudantes no curso.INPEAU2015-04-08T14:41:47Z2015-04-08T14:41:47Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131822Souza, Juliana Maciel deToassi, Ramona Fernanda Ceriottiporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T14:41:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131822Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-08T14:41:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
title EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
spellingShingle EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Souza, Juliana Maciel de
Evasão Escolar; Educação Superior; Educação em Odontologia.
title_short EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
title_full EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
title_fullStr EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
title_full_unstemmed EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
title_sort EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
author Souza, Juliana Maciel de
author_facet Souza, Juliana Maciel de
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_role author
author2 Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Juliana Maciel de
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão Escolar; Educação Superior; Educação em Odontologia.
topic Evasão Escolar; Educação Superior; Educação em Odontologia.
description Em 2010, por uma iniciativa do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ampliou a oferta de vagas para a graduação em Odontologia, iniciando o curso realizado integralmente no período noturno. Objetivo: Conhecer a situação acadêmica dos estudantes do curso noturno de Odontologia/UFRGS, de 2010 a 2014, analisando os motivos para a evasão acadêmica. Metodologia: Estudo de caso predominantemente qualitativo, cuja coleta de dados aconteceu por meio de análise documental dos estudantes que ingressaram no curso (n=121) e entrevistas semiestruturadas com estudantes (n=6) e professores (n=8). Resultados: Dos 121 estudantes ingressantes, 24 evadiram do curso noturno. Destes, 19 optaram por seguir o curso diurno de Odontologia da UFRGS. O tempo de duração do curso noturno (16 semestres), a disponibilidade de realizar o curso diurno da mesma instituição e a oportunidade de mudar para esse curso, foram motivos relacionados à saída do curso noturno. Considerações finais: Recomenda-se que os resultados encontrados sejam discutidos com a Direção, Comissão de Graduação e Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Odontologia, no sentido de promover estratégias para a permanência dos estudantes no curso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-08T14:41:47Z
2015-04-08T14:41:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131822
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652198085656576