Avaliação de desempenho como instrumento de apoio ao gerenciamento da Diretoria de Planejamento e Administração de uma universidade pública federal: uma perspectiva multicritério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valmorbida, Sandra Mara Iesbik
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101028
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2012
id UFSC_216cf0b8ea6b3772e796d3e135b54785
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101028
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação de desempenho como instrumento de apoio ao gerenciamento da Diretoria de Planejamento e Administração de uma universidade pública federal: uma perspectiva multicritérioContabilidadeUniversidades e faculdades publicasAdministraçãoParanaDesempenhoAvaliaçãoProcesso decisorio por criterio multiploIndicadores economicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2012As universidades públicas assentam o seu desenvolvimento no tripé ensino, pesquisa e extensão. A área de Planejamento é a responsável por estabelecer os objetivos estratégicos e atividades operacionais, necessários para o alcance das dimensões contidas no tripé. Diante da necessidade de instrumentos de avaliação de desempenho para aperfeiçoar a gestão e as tomadas de decisão pertinentes à diretoria, propôs-se neste trabalho o desenvolvimento de um modelo personalizado de avaliação de desempenho, que oportunizasse ao decisor: expandir seu entendimento sobre o contexto decisório, identificar, mensurar e integrar os aspectos julgados por ele como relevantes para monitorar e aperfeiçoar a gestão. Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória e descritiva. Adota a lógica de pesquisa indutiva, utiliza dados primários e secundários, tem abordagem qualitativa e quantitativa. Resultados: (i) A análise crítica da literatura evidenciou (a) lacunas na construção de modelo de Avaliação de Desempenho, que foram supridas pela Metodologia Multicritério em Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C), a qual foi adotada como instrumento de intervenção; (b) O cotejamento dos indicadores demonstrou que existe convergência e divergência entre os trabalhos analisados, o que denota a personalização do modelo; (ii) A construção do modelo, segundo a percepção do decisor deu-se por meio de entrevistas com o diretor de planejamento, onde foram identificadas suas preocupações, construídos 120 elementos primários de avaliação e 207 conceitos. Com o agrupamento dos conceitos identificou-se 8 Pontos de Vistas Fundamentais (PVF). Para cada um construíram-se os mapas de relações meios-fins, e 129 indicadores com escalas ordinais, transformadas em cardinais, realizou-se o diagnóstico da situação atual e estabeleceu-se uma meta para melhoria do desempenho da gestão. Procedeu-se a avaliação global do desempenho (alternativa "Status Quo" atingiu 21 pontos e a "Meta" 36 pontos). Para os desempenhos considerados comprometedores estabeleceram-se estratégias de ações para alcançar melhoria na gestão.<br>Abstract : Public universities based their development on the tripod teaching, research and extension. The Planning area is responsible for establishing strategic goals and operational activities needed to achieve the dimensions contained in the tripod. Given the need for assessment tools to improve performance management and decision-making relevant to the board, proposed in this paper the development of a custom model performance evaluation, that the decision maker to oportunize: expand their understanding of the decision context identify, measure and integrate aspects judged by him as relevant to monitor and improve management. This is a case study of exploratory and descriptive nature. It adopts the logic of inductive research, using primary and secondary data, has qualitative and quantitative approach. Results: (i) A critical analysis of the literature showed (a) gaps in the construction of model performance evaluation, which were supplied by Multicriteria Methodology for Decision Aiding Constructivist (MCDA-C), which was adopted as an instrument of intervention; (b) Comparing the indicators showed that there is convergence and divergence between the studies analyzed, demonstrating the personalization model, (ii) the construction of the model, according to the perception of the decision maker gave up through interviews with the director planning, where their concerns were identified, constructed 120 primary elements of evaluation and 207 concepts. With the grouping of concepts identified were 8 Points of View Fundamental (PVF). For each built up maps of means-ends relationships, and 129 indicators with ordinal scales, transformed into cardinal, made the diagnosis of the current situation and set up a goal for improving management performance. There has been overall assessment of performance (alternatively "Status Quo" reached 21 points and "Meta" 36 points). For the performances considered compromising settled action strategies to achieve improved management.Ensslin, Sandra RolimUniversidade Federal de Santa CatarinaValmorbida, Sandra Mara Iesbik2013-06-26T00:55:17Z2013-06-26T00:55:17Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis391 p.| il., grafs., tabs.application/pdf313848http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101028porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-26T00:55:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101028Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-26T00:55:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de desempenho como instrumento de apoio ao gerenciamento da Diretoria de Planejamento e Administração de uma universidade pública federal: uma perspectiva multicritério
title Avaliação de desempenho como instrumento de apoio ao gerenciamento da Diretoria de Planejamento e Administração de uma universidade pública federal: uma perspectiva multicritério
spellingShingle Avaliação de desempenho como instrumento de apoio ao gerenciamento da Diretoria de Planejamento e Administração de uma universidade pública federal: uma perspectiva multicritério
Valmorbida, Sandra Mara Iesbik
Contabilidade
Universidades e faculdades publicas
Administração
Parana
Desempenho
Avaliação
Processo decisorio por criterio multiplo
Indicadores economicos
title_short Avaliação de desempenho como instrumento de apoio ao gerenciamento da Diretoria de Planejamento e Administração de uma universidade pública federal: uma perspectiva multicritério
title_full Avaliação de desempenho como instrumento de apoio ao gerenciamento da Diretoria de Planejamento e Administração de uma universidade pública federal: uma perspectiva multicritério
title_fullStr Avaliação de desempenho como instrumento de apoio ao gerenciamento da Diretoria de Planejamento e Administração de uma universidade pública federal: uma perspectiva multicritério
title_full_unstemmed Avaliação de desempenho como instrumento de apoio ao gerenciamento da Diretoria de Planejamento e Administração de uma universidade pública federal: uma perspectiva multicritério
title_sort Avaliação de desempenho como instrumento de apoio ao gerenciamento da Diretoria de Planejamento e Administração de uma universidade pública federal: uma perspectiva multicritério
author Valmorbida, Sandra Mara Iesbik
author_facet Valmorbida, Sandra Mara Iesbik
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ensslin, Sandra Rolim
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Valmorbida, Sandra Mara Iesbik
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Universidades e faculdades publicas
Administração
Parana
Desempenho
Avaliação
Processo decisorio por criterio multiplo
Indicadores economicos
topic Contabilidade
Universidades e faculdades publicas
Administração
Parana
Desempenho
Avaliação
Processo decisorio por criterio multiplo
Indicadores economicos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-06-26T00:55:17Z
2013-06-26T00:55:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 313848
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101028
identifier_str_mv 313848
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 391 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652259464052736